Caxumba: O que é, Causas, Sintomas e Tratamento. Além disso, a Caxumba também é conhecida como papera ou parotidite infecciosa e é classificada como uma infecção viral que afeta principalmente as glândulas parótidas – localizadas em baixo das orelhas até abaixo do queixo, responsáveis pela produção de saliva.
É uma doença comum em crianças de até 2 anos que não tenham a vacina tríplice viral, porém, pode afetar adultos igualmente, acontece geralmente nas estações do inverno e da primavera. Embora esta doença seja mais frequente nas crianças e adolescentes, também pode surgir em adultos, mesmo que já tenham sido vacinados contra a Caxumba.Causas: A Caxumba é causada por um vírus, que se espalha de pessoa para pessoa por meio de saliva infectada. Se você não tomou a vacina, pode contrair Caxumba ao conversar muito próximo da pessoa infectada, beijá-la ou então compartilhar utensílios como talheres, copos e pratos.
Uma vez infectada com Caxumba, a pessoa pode contaminar outros no período entre seis dias antes do início dos sintomas até cerca de 9 dias após início dos sintomas. O período de incubação (tempo até o início dos sintomas) pode ser de 14 a 25 dias, sendo mais comum ocorrer entre 16 a 18 dias.
O ser humano é o único hospedeiro natural da Caxumba. Isso quer dizer que só é possível contrair pelo contato com outra pessoa infectada, não sendo possível contraí-la de animais ou plantas.
Sintomas: Entre os sintomas da Caxumba, um dos primeiros e principais sintomas é o inchaço excessivo das glândulas salivares: a parte inferior do rosto na região abaixo das orelhas incha – pode ser de um lado ou dos dois ao mesmo tempo;
- Surdez temporária no ouvido do lado que está com as glândulas inchadas;
- Febre acima de 38º C;
- Inchaço do rosto entre a orelha e o queixo;
- Dor de cabeça e no rosto;
- Ao morder, é possível sentir uma pressão no ouvido do lado afetado;
- Fadiga e falta de força;
- Perda de apetite;
- Dor no local;
- Sensação de boca seca;
- Dor ao tentar comer, engolir, mastigar ou abrir a boca.
Tratamento: O diagnóstico é clínico e com auxílio de exame de sangue. Não há tratamento específico, o que se faz é aliviar os sintomas com anti-inflamatórios. São indicados repouso, o uso de medicamentos analgésicos e observação de possíveis complicações. No caso de inflamação nos testículos, o repouso e o uso de suspensório escrotal são fundamentais para o alívio da dor.
Recomendações:
- Ofereça-lhe alimentos líquidos ou pastosos, que são mais fáceis de engolir;
- Mantenha o doente em repouso até que tenham desaparecido os sintomas;
- Não se automedique, nem medique a criança antes de consultar um médico e ter o diagnóstico de certeza de Caxumba;
- Atenção mulheres que nunca tiveram Caxumba, nem tomaram a vacina: procurem um posto para serem vacinadas antes de engravidar. Na gestação, a doença pode provocar aborto.
Lembre-se: adultos que não foram vacinados ou não tiveram a doença podem ser infectados pelo vírus da Caxumba e por isso devem ser vacinados.