Cefaleia Tensional – O que é, Causas e Tratamento que todos devem ficar atentos. Além disso, a Cefaleia Tensional é um tipo de dor de cabeça causada pelo excesso de tensão nos músculos do pescoço e da cabeça, que ficam junto ao crânio. Essa tensão muscular provoca contraturas que desencadeiam a cefaleia tensional. Então, confira sobre a Cefaleia Tensional – O que é, Causas e Tratamento:
O que é Cefaleia Tensional: A Cefaleia Tensional é geralmente uma dor difusa, de leve a moderada intensidade na sua cabeça, muitas vezes descrita como a sensação de uma faixa apertando o crânio.
A Cefaleia Tensional é o tipo mais comum de dor de cabeça, e suas causas não são bem compreendidas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 38% a 74% dos brasileiros sofrem com Cefaleia Tensional.
A Cefaleia Tensional pode ser episódica (menos de 15 dias por mês) ou crônica (mais de 15 dias por mês). As dores de cabeça podem durar entre 30 minutos e vários dias.
Causas da Cefaleia Tensional: Não há uma causa única para dor de cabeça tensional. Este tipo de dor de cabeça não é uma característica hereditária que ocorre em famílias.
Em algumas pessoas, dor de cabeça de tensão são causados pela contração involuntária e crônica de músculos na parte de trás do pescoço e do couro cabeludo. Essa tensão muscular pode ser causada por:
- Repouso insuficiente
- Má postura
- Estresse emocional ou mental, incluindo depressão
- Ansiedade
- Cansaço
- Fome
- Excesso de exercícios.
dor de cabeça tensionais são geralmente desencadeadas por algum tipo de estresse de origem externa ou interna. Exemplos de fatores de estresse incluem:
- Ter problemas em casa / vida familiar difícil
- Estar esperando um filho ou filha
- Preparar-se para testes ou exames
- Voltar de férias
- Iniciar um novo trabalho
- Perder um emprego
- Estar insatisfeito com o próprio corpo
- Prazos no trabalho
- Competição em esportes ou outras atividades
- Ser perfeccionista
- Não dormir o suficiente
- Se envolver em muitas atividades / organizações.
A Cefaleia Tensional episódica geralmente acontece por uma situação estressante isolada ou um acúmulo de estresse. Estar exposto ao estresse diariamente pode levar à Cefaleia Tensional crônica.
Outros desencadeadores da cefaleia tensional são:
- Álcool
- Cafeína (em excesso ou abstinência)
- Gripe e resfriado
- Problemas odontológicos como bruxismo
- Fadiga visual
- Fumo em excesso
- Fadiga
- Congestão nasal
- Esforço excessivo
- Sinusite.
Fatores de risco da Cefaleia Tensional: Fatores de risco para Cefaleia Tensional incluem:
Gênero. Entre as pessoas que tem Cefaleia Tensional, cerca de 88% são mulheres
Idade. A incidência de dores de cabeça tensionais parece atingir o pico nos anos 40, embora pessoas de todas as idades possam sofrer
com esse problema.
Tratamento Para Cefaleia tensional: Muitos esquemas terapêuticos podem ser administrados havendo espaço para alta maleabilidade, repetição e associações de drogas. A escolha deve depender de opções individuais, da intensidade da dor, da disponibilidade, da tolerância e das contra-indicações específicas para cada paciente, não havendo regras definitivas.
Muito se discute atualmente se o tratamento sintomático deve ser passo a passo, utilizando drogas progressivamente mais potentes, ou se deve ser estratificado, optando-se em cada paciente pela droga mais adequada conforme a intensidade e o pico de desenvolvimento da dor.
A tendência atual tem sido por esta segunda opção. Também pode haver até exigência de hospitalização para hidratação endovenosa se o paciente estiver muito prostrado como costuma acontecer no estado de mal enxaquecoso.