Cefalexina – Para que Serve e Efeitos Colaterais. Além disso, a cefalexina é um antibiótico que pertence a um grupo de antibióticos chamados antibióticos de cefalosporina, que tratam diferentes tipos de infecções bacterianas. Estes incluem infecções da orelha, infecções do trato respiratório e infecções da pele. Cefalexina trata infecções bacterianas, como infecções do trato urinário (UTIs). Esta droga não interage com álcool, mas alguns de seus efeitos colaterais são semelhantes aos efeitos do álcool. Além disso, o álcool pode interferir com a própria infecção.A Cefalexina é indicado em casos de doenças em que as causas sejam bacterianas e não virais, é indicada em períodos que antecedam cirurgias, pois ela pode auxiliar diretamente na prevenção de infecções pós operatórias quando utilizada 48 horas antes.
Porém, cefalexina não é eficaz para o tratamento de doenças específicas e graves, que são: a Influenza A (H1N1) e nem meningite. São indicados também que sejam feitos alguns testes de sensibilidade renal antes do uso contínuo do medicamento. Então, confira Cefalexina – Para que Serve e Efeitos Colaterais.
Posologia da Cefalexina: A cefalexina pode ser utilizado para tratar uma série de doenças; logo, pode-se prever que o modo de utilização do medicamento varia em função das particularidades do quadro clínico do paciente que fará o uso da droga.
A bula da cefalexina disponibiliza algumas informações sobre posologia e intervalos de consumo do fármaco. Em relação à versão da cefalexina em cápsulas: o consumo do medicamento varia de 1g até 4 gramas do remédio, em porções divididas, por dia.
Para se ter uma ideia: um paciente diagnosticado com pneumonia causada por Streptococcus pneumonia e deve fazer uso de 500 mg de droga por cada período de seis horas. Para as versões em suspensão, a dose adequada e o intervalo de ingestão da droga variam muito de acordo com o peso do paciente e com a gravidade do quadro clínico. Por isso, em caso de dúvidas consulte a bula completa da cefalexina
Como Tomar Cefalexina: A dose recomendada de Cefalexina para adultos pode variar entre 1 a 4 g totais por dia, sendo geralmente indicado tomar 250 mg, de 6 em 6 horas. Este remédio pode ser administrado na forma de xarope ou comprimidos, da seguinte forma:
Cefalexina 250 mg xarope: ingerir 5 ml de Cefalexina 250 mg suspensão oral, equivalente a 1 copo-medida, administrados de 6 em 6 horas.
Cefalexina 500 mg comprimidos: ingerir meio comprimido de Cefalexina 500 mg, de 6 em 6 horas. Para crianças, a dose deve ser reduzida pelo médico para 1 ml de xarope de 250 mg por cada 1 kg de peso da criança, administrados de 12 em 12 horas. Os antibióticos apenas deve ser tomado sob indicação médica, pois quando usados incorretamente podem acabar por prejudicar o organismo
Efeitos Colaterais da Cefalexina: A cefalexina é uma droga com boa tolerabilidade, com baixa incidência de efeitos colaterais. Entre os efeitos adversos mais descritos estão a diarreia (comum em quase todos os antibióticos) e a dor de estômago. Assim como ocorre com outro antibióticos, a ocorrência de candidíase vaginal também pode ser uma complicação do tratamento com a cefalexina.
Pacientes com alergia à penicilina também podem desenvolver quadros alérgico com o uso da cefalexina. Se possível, o ideal é dar preferência a antibióticos de outra família que não as cefalosporinas. Nos pacientes com insuficiência renal, a dose deve ser ajustada de acordo com a taxa de filtração glomerular para evitar intoxicação pela droga.
Existem vários outros efeitos colaterais relacionado ao uso da cefalexina, mas a grande maioria é muito rara e não vale a pena perdemos tempo descrevendo dezenas de efeitos adversos que quase não acontecem na prática médica mais alguns dos efeitos colaterais da cefalexina são:
- Candidíase Vaginal
- Dores de Cabeça
- Náuseas
- Diarreia
- Dores Abdominal
- tontura,
- Inflamação Transitória do Fígado
- Amarelamento dos Olhos e da Pele,
- Erupções na Pele
- Alucinação,
- Confusão Mental
- Doenças nas Articulações.
Deve haver um cuidado específico com os pacientes que apresentam alguma sensibilidade aos componentes do medicamento.Este fármaco é um derivado químico das penicilinas, que muitas vezes são alergênicos para as pessoas. A administração da cefalexina para pacientes sensíveis pode provocar choque anafilático grave. A cefalexina pode ser usado durante a gravidez, mas apenas em caso de extrema necessidade, caso contrário, recomenda-se evitar o uso.
Contraindicações da Cefalexina: Este antibiótico está contraindicado para pacientes com alergia ao ácido acetilsalicílico, às cefalosporinas, às penicilinas, a outros antibióticos betalactâmicos ou a outros componentes da fórmula. Além disso, se estiver grávida ou amamentando ou se tiver diabetes, deve conversar com o seu médico antes de iniciar o tratamento com a Cefalexina.