Cegueira – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Cegueira é uma condição caracterizada pela perda da habilidade de enxergar, mesmo com a melhor correção (qualquer recurso óptico como óculos ou lente de contato). Existem vários meios de avaliar a extensão da perda visual ou Cegueira. Por representar a perda de um dos sentidos mais úteis no relacionamento do homem com o mundo, a Cegueira é considerada uma deficiência grave, que pode ser amenizada por tratamento médico e reeducação.
Privação congênita ou perda, parcial ou total, transitória ou permanente da visão, a Cegueira pode decorrer de lesão no próprio olho, nas vias ópticas ou nos centros nervosos superiores, com causas diversas, desde traumas oculares até doenças congênitas.
Em termos gerais, a Cegueira pode ser proveniente de quatro causas: doenças infecciosas (tracoma, sífilis); doenças sistêmicas (diabetes, arteriosclerose, nefrite, moléstias do sistema nervoso central, deficiências nutricionais graves); traumas oculares (pancadas, ação de ácidos); e causas congênitas e outras (catarata senil, glaucoma, miopia maligna).
Em qualquer processo patológico, a visão das cores é a primeira sensação visual a ser comprometida e a última a ser recuperada.
Causas: As causas da Cegueira podem ser reversíveis e irreversíveis:
As principais causas da Cegueira reversíveis são:
- catarata
- Opacidade da córnea
- Tracoma (conhecida antigamente por “dor do lho”)
- Descolamento de retina (reversível se operado com urgência)
- Enxaqueca.
As principais causas da Cegueira irreversíveis são:
- Glaucoma avançado
- DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade)
- Retinopatia diabética avançada
- Deficiência de vitamina A (principalmente em crianças)
- Neurite óptica, uma inflamação no nervo óptico, que leva as informações da retina para o cérebro
- Ambliopia (popularmente conhecido como “olho preguiçoso”).
- Derrame cerebral (AVC), retinite pigmentosa e tumores são outras causas menos comuns da Cegueira.
Sintomas: Estes são os principais sintomas da Cegueira:
- Dor de cabeça repentina não aliviada por analgésicos (tende a afetar um lado)
- Dor no couro cabeludo (escovar o cabelo pode ser doloroso)
- Inchaço nas artérias temporais visível a olho nu
- Dor na mandíbula especialmente quando se fala e se mastiga
- Problemas de visão, incluindo visão dupla, turva e perda de visão em um ou ambos os olhos
Diagnósticos: O oftalmologista precisará fazer uma serie de testes afim de chegar em um diagnóstico preciso de sua Cegueira.
O exame oftalmológico consiste em avaliar qual a melhor visão de ambos os olhos com a melhor correção óptica. E caso a melhor visão de ambos os olhos não chegue a ter 100%, o oftalmologista realizará analise de cada estrutura ocular para investigar qual doença justifica a baixa de visão de cada paciente.
Tratamentos: Mesmo com o avanço da tecnologia e da medicina, ainda não existe tratamento para todo o tipo de Cegueira. No caso da catarata, o problema pode ser resolvido com uma operação para a remoção do cristalino e implante de uma lente artificial.
Atualmente estuda-se o possível tratamento da Cegueira a partir de células-tronco embrionárias humanas.