Celulite Facial – O que é, Sintomas e Tratamentos dessa condição. Além disso, a Celulite Facial é uma infecção causada por bactérias que atingem as camadas mais profundas da pele (derme e hipoderme) de qualquer região do corpo, sendo mais frequente nas pernas, braços e face. “O local afetado pode ficar inchado, vermelho e quente, pode haver, ainda, febre e mal estar. Geralmente, a doença surge após traumas ou feridas locais.
Esta celuite é, na verdade, um abcesso que não drena pela pele ou pela boca, estendendo-se difusamente através dos planos faciais dos tecidos moles. Enfim, é uma infecção aguda com bastante edema do processo inflamatório. Há vários padrões de Celulite Facial, mas existem duas formas muito perigosas: a angina de Ludwig e a trombose do seio cavernoso. Quando a celulite atinge uma dessas formas, o paciente corre risco de morte.
Algumas patologias, como sinusite, amigdalite e afecção dentária, também podem favorecer o surgimento da Celulite.
Causas: A Celulite Facial pode ser causada por três tipos de bactérias. O estreptococos, estafilococos e metil-resistant Staphylococcus aureus (MRSA). Qualquer quebra ou rachadura na pele fornece uma maneira para que as bactérias entrem na pele. Se outras condições de pele relacionados, tais como úlceras de pele, eczema, e oferece uma grande oportunidade para estes três bactérias para causar estragos na pele.
No que diz respeito à Celulite Facial em crianças a causa principal é a bacteria Staphylococcus aureus. Além disso, não podemos esquecer que a celulite pode ocorrer em jovens e idosos. Pode acontecer que a celulite ocorra em alguma outra área da pele e, em seguida, enviado para o rosto.
Sintomas: Os principais sintomas da Celulite Facial sintomas são os abcessos (acúmulo de pus) que caracteriza as inflamações, inchaço, dor na região, vermelhidão e estrias que se estendem a partir da origem do problema. A pele no local também pode se tornar escamosa, quente e sensível e o edema pode aumentar de tamanho de forma gradativa. Também existem sintomas menos frequentes, mas que vale a pena citar, entre eles, dor de cabeça, febre, sonolência, vômitos e irritabilidade.
Quando o quadro está evoluído pode apresentar ainda perda de peso, dificuldade de caminhar, fraqueza nas pernas ou braços, crises epilépticas, pescoço rígido e distorções visuais. Se a Celulite Facial for do tipo angina de Ludwig pode haver ainda confusão mental e dificuldade respiratória, indicando que o caso está gravíssimo.
Tratamentos: O Para tratar a Celulite Facial será necessário o consumo de antibiótico, além da terapia ministrada de forma enérgica, associado à fisioterapia com calor (intra ou extrabucal), eliminação do foco infeccioso original, e incisões e drenagem intra, ou eventualmente, extraoral. Quando devidamente tratada e curada, a celulite pode deixar cicatriz extraoral (proveniente da fístula) e também causar a perda de elementos dentários.
Prevenção: A melhor forma de prevenir a Celulite Facial é lavando as feridas com água e um sabonete indicado por um dermatologista. Também podem ser indicados antibióticos sistêmicos, sabonetes antissépticos e pomadas bactericidas. Caso haja febre e mal estar podem ser usadas medicações para alívio dos sintomas