Ceratocone – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso Ceratocone ocorre quando a córnea a clara superfície frontal, em forma de cúpula do seu olho – dilui protuberâncias e gradualmente para fora em forma de cone.
Uma córnea em forma de cone faz com visão turva e pode causar sensibilidade à luz e ao brilho. Ceratocone geralmente afeta ambos os olhos e, geralmente, começa a primeira afetam pessoas com idades entre 10 a 25. A condição pode progredir lentamente por 10 anos ou mais.
Nos estágios iniciais do Ceratocone, você pode corrigir problemas de visão com óculos ou lentes de contato gelatinosas. Mais tarde você pode ter que ser equipado com lentes rígidas gás-permeáveis contato ou outros tipos de lentes. Se a sua condição progride para um estágio avançado, você pode precisar de um transplante de córnea.
Ceratocone, frequentemente abreviado para “KC”, é uma doença não inflamatória do olho em que a córnea em forma de cúpula normalmente rodada dilui progressivamente causando uma protuberância semelhante a cone a desenvolver . Isso resulta em deficiência visual significativa.
Causas da Ceratocone: As fibras de proteína nos olhos chamados de colágeno ajudam a manter a córnea no lugar e mantê-lo de abaulamento. Quando essas fibras ficam fracas, elas não conseguem manter a forma e a córnea fica progressivamente mais em forma de cone.
O Ceratocone é causado por uma diminuição dos antioxidantes protetores na córnea. As células da córnea produzem subprodutos prejudiciais, como o escape de um carro. Normalmente, os antioxidantes se livram deles e protegem as fibras de colágeno. Se os níveis de antioxidantes são baixos, o colágeno enfraquece e a córnea se afoga.
O Ceratocone parece correr em famílias. Se você tem e tem filhos, é uma boa ideia ter seus olhos verificados para ele a partir dos 10 anos. A condição avança mais rapidamente em pessoas com certos problemas médicos, incluindo certas condições alérgicas. Pode ser relacionado ao esfregaço crônico dos olhos.
Sintomas da Ceratocone: Sinais e sintomas de Ceratocone podem mudar à medida que a doença progride. Eles incluem:
- Visão desfocada ou distorcida
- Aumento da sensibilidade à luz brilhante e brilho, o que pode causar problemas com a condução nocturna
- Uma necessidade de mudanças freqüentes nas prescrições de óculos
- Piora repentina ou turva de visão
Quando consultar um médico: Veja o seu oftalmologista (oftalmologista ou optometrista) se a sua visão está a piorar rapidamente, o que pode ser causado por uma curvatura irregular do olho (astigmatismo). Ele ou ela também podem procurar sinais de Ceratocone durante exames oculares de rotina.
Se você estiver considerando a cirurgia ocular com cirurgia de cirurgia com cirurgia de cirurgia com laser (LASIK), seu médico verificará se há sinais de Ceratocone antes de prosseguir.
Diagnósticos da Ceratocone: Para diagnosticar Ceratocone, seu oftalmologista (exame oftalmologista) revisará seus antecedentes médicos e familiares e realizará um exame oftalmológico. Ele ou ela podem realizar outros testes para determinar mais detalhes sobre a forma da sua córnea. Os testes para diagnosticar Ceratocone incluem:
- Refração dos olhos: Neste teste, o seu médico usa equipamento especial que mede seus olhos para verificar problemas de visão. Ele ou ela pode pedir que você olhe através de um dispositivo que contém rodas de lentes diferentes (phoropter) para ajudar a julgar qual combinação oferece a visão mais nítida. Alguns médicos podem usar um instrumento manual (retinoscópio) para avaliar seus olhos.
- Exame de lâmpada de fenda: Neste teste, seu médico dirige um feixe de luz vertical na superfície do seu olho e usa um microscópio de baixa potência para ver o seu olho. Ele ou ela avalia a forma da sua córnea e procura outros problemas potenciais em seu olho. O médico pode repetir o teste depois de ter aplicado colírio para dilatar as pupilas. Isso ajuda a visualizar a parte de trás do seu olho.
- Queratometria: Neste teste, o seu médico de olho foca um círculo de luz em sua córnea e mede a reflexão para determinar a forma básica da córnea.
- Mapeamento corneano informatizado: Testes fotográficos especiais, como tomografia de coerência óptica e topografia corneana, gravam imagens de sua córnea para criar um mapa de forma detalhado da superfície da sua córnea. Os testes também podem medir a espessura da córnea.
Tratamentos da Ceratocone: O tratamento para o Ceratocone depende da gravidade da sua condição e da rapidez com que a condição está progredindo.
O Ceratocone leve a moderado pode ser tratado com óculos ou lentes de contato. Para a maioria das pessoas, a córnea ficará estável após alguns anos. Se você tiver esse tipo, provavelmente não experimentará problemas severos de visão ou exigirá tratamento adicional.
Em algumas pessoas com Ceratocone, a córnea fica cicatrizada ou o uso de lentes de contato torna-se difícil. Nesses casos, a cirurgia pode ser necessária.
- Óculos ou lentes de contato macias: Os óculos ou lentes de contato macias podem corrigir a visão desfocada ou distorcida no ceratocônio inicial. Mas as pessoas freqüentemente precisam mudar sua receita para óculos ou contatos, conforme a forma de sua córnea mudar.
- Lentes de contato rígidas: As lentes de contato rígidas (rígidas permeáveis aos gases) são muitas vezes o próximo passo no tratamento do Ceratocone progredindo. As lentes duras podem sentir-se desconfortáveis no início, mas muitas pessoas se ajustam a usá-las e podem oferecer uma excelente visão. Este tipo de lente pode ser feita para encaixar suas córneas.
- Lentes de sobreposição: Se as lentes rígidas são desconfortáveis, o seu médico pode recomendar uma lente de contato rígida em cima de uma macia.
- Lentes híbridas: Estas lentes de contato têm um centro rígido com um anel mais suave ao redor do exterior para maior conforto. Pessoas que não podem tolerar lentes de contato duras podem preferir lentes híbridas.
- Lentes esclerares: Essas lentes são úteis para alterações de formas muito irregulares em sua córnea em Ceratocone avançado. Em vez de descansar na córnea como as lentes de contato tradicionais, as lentes esclerais se sentam na parte branca do olho (esclerótica) e abaixam-se sobre a córnea sem tocá-la.
Se você estiver usando lentes de contato rígidas ou esclerais, certifique-se de que elas sejam instaladas por um oftalmologista com experiência no tratamento do Ceratocone. Você também precisa ter exames regulares para determinar se a montagem permanece satisfatória. Uma lente ajustável pode danificar a córnea.
Cirurgia: Você pode precisar de cirurgia se você tiver cicatriz córnea, desbaste extremo da córnea, visão pobre com lentes de prescrição mais fortes ou incapacidade de usar qualquer tipo de lentes de contato. Várias cirurgias estão disponíveis, dependendo da localização do cone abaulamento e da gravidade da sua condição.
As opções cirúrgicas da Ceratocone incluem:
Inserções de córnea: Durante esta cirurgia, o seu médico coloca inserções plásticas pequenas, claras e em forma de crescente (alterações do anel intracorneal) em sua córnea para achatar o cone, apoiar a forma da córnea e melhorar a visão.
As inserções de córnea podem restaurar uma forma corneana mais normal, um progresso lento do Ceratocone e reduzir a necessidade de um transplante de córnea. Esta cirurgia também pode facilitar o encaixe e tolerar as lentes de contato. As inserções da córnea podem ser removidas, pelo que o procedimento pode ser considerado uma medida temporária.
Esta cirurgia comporta riscos, tais como infecção e lesões no olho.
Transplante de Córnea: Se você tem cicatriz córnea ou desbaste extremo, provavelmente será necessário um transplante de córnea (ceratoplastia).
A ceratoplastia laminar é um transplante de espessura parcial, no qual apenas uma seção da superfície da córnea é substituída.
A ceratoplastia penetrante é um transplante de córnea cheia: Neste procedimento, os médicos removem uma porção de espessura total de sua córnea central e substituí-la por tecido doador.
Uma ceratoplastia lamelar anterior profunda preserva o revestimento interior da córnea (endotélio): Isso ajuda a evitar a rejeição deste revestimento interno crítico que pode ocorrer com um transplante de espessura total.
A recuperação após a ceratoplastia pode levar até um ano, e você pode precisar continuar usando lentes de contato rígidas para ter uma visão clara. A melhoria total da visão pode ocorrer vários anos após o transplante.
O transplante de córnea para Ceratocone geralmente é muito bem sucedido, mas possíveis complicações incluem rejeição de enxerto, visão deficiente, astigmatismo, incapacidade de usar lentes de contato e infecção.
Futuro tratamento futuro: Um tratamento chamado colágeno reticular mostra promessa para pessoas com Ceratocone. O processo envolve o uso de olhos especiais e luz ultravioleta A (UVA) para fortalecer (reticular) os tecidos da córnea. O tratamento ainda está em fase de teste nos Estados Unidos e é necessário um estudo adicional antes de se tornar amplamente disponível.