O cerazette anticoncepcional é usado para prevenir a gravidez. Existem dois tipos principais de contraceptivos hormonais. O Cerazette Anticoncepcional é uma pílula combinada de dois tipos de hormônio sexual feminino, um estrogênio e um progestogênio. Possui uma pequena quantidade de um tipo de hormônio sexual feminino, o progestogênio desogestrel. A maioria dos POPs funciona principalmente impedindo que os espermatozoides entrem no útero, mas nem sempre impedem o amadurecimento das células, que é o principal modo de ação das pílulas combinadas.
O Cerazette Anticoncepcional é diferente da maioria dos POPs em ter uma dose que na maioria dos casos impede o amadurecimento das células do óvulo. Como resultado, o Cerazette Anticoncepcional é um contraceptivo altamente eficaz. Em contraste com a pílula combinada, o Cerazette Anticoncepcional pode ser usado por mulheres que não toleram estrogênio e por mulheres que estão amamentando.
Uma desvantagem é que o sangramento vaginal pode ocorrer em intervalos irregulares durante o uso do Cerazette Anticoncepcional. Por outro lado, você pode não ter nenhuma hemorragia.
O que é:
Este Anticoncepcional é um contraceptivo oral bastante conhecido. Possui o ingrediente ativo desogestrel, que é um progestogênio sintético similar aos progestogênios naturais produzidos pelo organismo. Ao contrário das pílulas anticoncepcionais combinadas, os comprimidos do Cerazette Anticoncepcional possui um hormônio, progestogênio e nenhum estrogênio, e é por isso que é comumente conhecido como “mini-pílula”.
O índice de Pearl de Anticoncepcional é comparável àquele historicamente encontrado para os contraceptivos orais combinados em populações usando contraceptivos orais em geral. O tratamento com Cerazette leva a uma redução dos níveis de estradiol a níveis correspondentes aos da fase folicular inicial. Não foram observados efeitos clinicamente relevantes no metabolismo de carboidratos, metabolismo lipídico e hemostasia.
Composição:
- A Substância Ativa é: desogestrel (75 microgramas);
- Os outros componentes são: sílica coloidal anidra; all-rac-α-tocoferol; amido de milho; povidona; ácido esteárico; hipromelose; macrogol 400; talco; diido de titio (E171); lactose mono-hidratada (ver também “Cerazette contém lactose” na secção 2).
Armazenagem:
O Cerazette Anticoncepcional deve ser conservado em temperatura ambiente (15 a 30oC), protegido da luz e da umidade. Nº do Lote, data de fabricação (F) e a data de validade (V) estão indicados na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pois o seu efeito pode não ser o desejado.
Engorda?
Afirmar que o Cerazette Anticoncepcional emagrece ou engorda é uma afirmação totalmente tendenciosa, já que desequilíbrios hormonais não são os únicos argumentos para justificar o ganho de peso. O fato é que o seu estilo de vida determinará se você manterá o seu peso ou este oscilará. O controle de ingestão calórica deve ser mantido durante todo o ciclo menstrual, mas se você quer saber o que falam algumas mulheres que já consomem Cerazette, fique um pouco mais atenta.
Há relatos de que Cerazette Anticoncepcional engorda, mas inúmeras mulheres reconheceram que era necessário uma adaptação para uma nova alimentação, agora mais saudável e rica em nutrientes que favoreceriam o funcionamento metabólico.
Qualquer método contraceptivo pode contribuir com o ganho ou perda de peso, pois eles agem sobre o humor e comportamento feminino, o que pode induzir ao consumo de mais calorias, mas não serão unicamente as pílulas que se responsabilizarão pela mudança de suas formas, por isso, fique de olho na sua ansiedade, nervosismo, e principalmente em sua ingestão calóricas, pois se você consumir mais calorias que queimar, o ganho de peso é inevitável, já que este anticoncepcional não age diretamente sobre a taxa metabólica.
Vale ressaltar que os efeitos do Cerazette Anticoncepcional não são pré-estabelecidos, já que cada organismo pode reagir de uma forma particular, por isso, fique de olho em alguns sintomas e tire dúvidas com um médico de confiança.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Algumas mulheres afirmam que o Cerazette Anticoncepcional engorda, pois assumem que após iniciar o tratamento, notaram o aumento do apetite como efeito colateral. Se a alimentação se manter desregrada e com alimentos incoerentes com a saúde e boa forma, evidentemente que o cardápio pode gerar prejuízos às medidas corporais, por isso, tenha muita atenção ao avaliar o seu anticoncepcional. A desordem alimentar é o que pode levar ao descontrole de peso, não o tratamento com Cerazette Anticoncepcional.
Para que serve:
O Cerazette Anticoncepcional é uma pílula contraceptiva conhecida como “mini-pílula” e serve como um meio eficaz de controle da natalidade para prevenir a gravidez indesejada. As pílulas do Cerazette Anticoncepcional são particularmente úteis para mulheres que estão amamentando e também para mulheres que são incapazes de usar pílulas anticoncepcionais contendo estrogênio ou que não desejam tomar estrogênio por causa de seus riscos à saúde associados.
Outra vantagem do uso de uma pílula só de progestogênio como Cerazette é que uma dose muito menor pode ser usada do que em uma pílula combinada, na qual uma dose mais alta de uma progestina é usada em combinação com um estrogênio.
Como tomar?
O Cerazette Anticoncepcional é um comprimido que deve ser tomado diariamente de forma contínua e sem interrupções, e deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação. Assim que acabar a cartela do Cerazette Anticoncepcional já deve reiniciar o ciclo com outra, sem interrupções. A orientação é para que escolha um horário do dia para tomar a pílula e seguir todos os dias no mesmo horário.
Usos na gravidez:
Estudos em animais mostraram que doses muito altas de progestagênios podem causar masculinização de fetos femininos. Estudos epidemiológicos extensos mostraram que não há risco aumentado de malformações nas crianças de mães que utilizaram contraceptivos orais antes da gravidez, nem efeitos teratogênicos quando os contraceptivos orais foram administrados inadvertidamente no início da gestação.
Dados de farmacovigilância coletados com vários COCs contendo desogestrel também não indicam um risco aumentado. À semelhança de outros contraceptivos de progestagênio isolado, Cerazette não influencia a produção ou a qualidade do leite materno, mas uma pequena quantidade de etonogestrel é excretada no leite.
Consequentemente, 0,01 – 0,05 mcg/dia de etonogestrel por kg de peso corpóreo podem ser ingeridos pela criança (tomando por base uma ingestão diária de leite de 150 mL/kg). A quantidade máxima de progestagênio ingerida pelo lactente é comparável àquela de outras pílulas de progestagênio isolado e não há indicações de que isto leve a algum dano à saúde.
Contraindicações:
- O Cerazette Anticoncepcional não é indicado para todas as mulheres. Esta pílula anticoncepcional não deve ser usada se:
- Você é alérgica ao desogestrel ou a qualquer outro dos seus ingredientes;
- Você tem câncer de mama ou um histórico de câncer de mama;
- Você tem um câncer ativo relacionado a hormônios ou um histórico de câncer relacionado a hormônios;
- Tem uma doença hepática ativa ou uma história de doença hepática;
- Você tem trombose;
- Você tem sangramento vaginal de causa desconhecida.
Consulte um médico sobre o uso do Cerazette Anticoncepcional se você tiver uma condição de saúde que não esteja listada acima ou esteja atualmente tomando medicação.
contraceptivos de progestagênio isolado como é o caso do Cerazette Anticoncepcional não devem ser usados na presença de qualquer das condições abaixo. Se qualquer dessas condições ocorrer pela primeira vez durante o uso de anticoncepcional, o medicamento deve ser descontinuado imediatamente.
Gravidez ou suspeita de gravidez; distúrbio tromboembólico venoso ativo; presença ou história de doença hepática grave enquanto os valores de função hepática não tenham retornado ao normal; tumores progestagênio-dependentes; sangramento vaginal não diagnosticado; hipersensibilidade a qualquer componente do Cerazette Anticoncepcional.