Início » Nutrição » Cereais integrais engorda ou emagrece?

Cereais integrais engorda ou emagrece?

cereais integrais engorda ou emagrece

Os cereais integrais são bastante consumido no Brasil e há essa grande duvida se os cereais integrais engorda ou emagrece. Pensando nisso, fizemos uma analise completa!

Além disso, as sementes são ótimas opções para afastar a fome, principalmente no café da manhã, mas será que os cereais integrais engorda ou emagrece bom, eles costumam fornecer muitas fibras, que dão saciedade e fazem você comer menos.

cereais integrais engorda ou emagrece
cereais integrais engorda ou emagrece

Ingerir fibra também melhora a digestão, combatendo a sensação de inchaço e estufamento. Então, veja quais os tipos de cereais integrais engorda ou emagrece:

Quais são os cereais integrais engorda ou emagrece?

1. Aveia:

Este cereal é altamente energético e ótimo para quem pratica exercícios físicos. Além disso, a aveia fornece vitaminas B, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e manganês.

Outra grande vantagem da aveia é ser fonte de beta-glucana, um tipo de fibra que auxilia na redução e no controle da glicose, ótimo para quem tem diabetes, e atua na redução das taxas colesterol, protegendo o coração e favorecendo a perda de peso.

2. Cevada:

A cevada é um dos cereais que menos apresenta gorduras prejudiciais ao emagrecimento. Além de fibras e carboidratos, a cevada também possui vitaminas do complexo B, selênio e magnésio.

3. Granola:

A mistura de grãos, frutas e castanhas da granola combina fibras e sais minerais a um sabor adocicado que combina com vários outros alimentos.

As nutricionistas alertam, no entanto, que esse mix de cereais contém açúcar como ingrediente e não pode ser consumido em excesso – uma nutricionista poderá estipular a quantidade certa para a sua alimentação, mas costuma ser por volta de duas colheres de sopa por dia.

4. Amaranto em flocos:

Embora o amaranto seja considerado um pseudo cereal, por ter diferenças no plantio, os nutrientes são muito parecidos com o de cereais em geral.

Ele fornece vitamina C, potássio, zinco, fósforo, ferro, magnésio e cálcio. Por não conter glúten, é uma das melhores opções para quem tem doença celíaca.

5. Arroz integral:

Independente do tipo de arroz, esse cereal é fonte de carboidratos e aminoácidos indispensáveis para o organismo, além de ser rico em vitaminas do complexo B.

Como o teor de fibras não é muito alto, o ideal é combinar esse cereal com versões mais ricas no nutriente amigo do intestino.

Afinal, cereais integrais engorda ou emagrece?

Se você se perguntasse alguma vez se os cereais integrais engorda ou emagrece, um grande e sonoro “não” seria a resposta certa. Eles não engorda de maneira alguma, e de fato é um dos melhores cereais matutinos que você pode comer para uma boa saúde.

É claro que estamos falando de cereais puro, não as versões com sabor, cobertas de açúcar ou instantânea, nem estamos falando de biscoitos de cereais cheias de manteiga e açúcar.

Como usar os cereais integrais para emagrecer:

Na versão integral, deve-se consumir aproximadamente meia xícara de cereal por dia, em substituição ao pão e aos biscoitos, Não recomenda qualquer ingestão de cereais que não sejam integrais.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.