Provavelmente você já tenha visto essa planta em algum lugar, a cervejinha do campo, também conhecida como tintureira e cipo-uma é uma erva muito usada em diferentes situações a fim de resolver problemas de saúde.
O que é cervejinha do campo:
A Cervejinha-do-campo, também conhecida como cipó-una ou tintureiro é uma planta medicinal conhecida pelas suas propriedades diuréticas que ajudam no tratamento de diversas doenças nos rins ou fígado.
Benefícios da cervejinha do campo:
Entre as propriedades medicinais da Cervejinha-do-campo que se tem conhecimento estão a anti-inflamatória e a depurativa, embora seja pelo seu poder diurético que a planta seja mais conhecida.
É possível se valer dos benefícios dessa espécie não apenas por meio do seu chá, mas também através de tinturas e extratos, sendo que todos eles são produzidos a partir das suas raízes.
A cervejinha do campo pode ser usada, portanto, para tratar a pressão alta, sendo que para esse problema costumam ser receitados remédios diuréticos, mas como essa erva possui a mesma característica, porém, de maneira natural é uma boa alternativa, embora quem esteja em tratamento médico deva continuar.
A planta combate ainda a retenção de líquidos, já que colabora com uma maior produção de urina, a fim de eliminar os líquidos acumulados no organismo, bem como as suas toxinas, em decorrência do seu efeito depurativo.
Por ser um ótimo diurético, também funciona no tratamento de problemas renais, bem como nos que afetam as vias urinárias, a exemplo da infecção urinária. Devido às suas propriedades, a cervejinha do campo pode ser consumida ainda por quem sofre com as dores causadas nas articulações ou dor provocada por pedra nos rins.
Já por conta da sua propriedade anti-inflamatória é eficiente para tratar algumas doenças, como é caso da leishmaniose, uma infecção causada por parasitas e disseminada pelo chamado mosquito-palha.
Como usar:
Uma curiosidade é quanto a um dos nomes da planta, a cervejinha do campo. Essa denominação foi dada porque o seu chá possui uma coloração amarelada e apresenta espuma, assemelhando-se em muita com a cerveja.
A forma mais comum de usar a planta é bebendo o seu chá, sendo que as suas raízes são encontradas à venda em locais especializados. Veja a receita do chá de cervejinha do campo.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de raiz de Cervejinha do Campo;
Modo de Preparo:
- Coloque a raiz da planta numa panela com 1 litro de água fervente, deixando ferver a mistura durante 10 minutos em fogo médio;
- Passado esse tempo, desligue o fogo, tampe e deixe repousar durante 10 a 15 minutos;
- Coar antes de beber;
Este chá deve ser bebido quando existirem sintomas, especialmente se existir retenção de líquidos, dor ou problemas nas nas vias urinárias.