O chá de alecrim de forma que venha beneficia seu corpo, é um arbusto lenhoso nativo das regiões costeiras do Mar Mediterrâneo. Além disso, que tem sido usado há milhares de anos por seus atributos gastronômicos e de saúde.
As propriedades de cura de alecrim vir de uma variedade de compostos presentes nas folhas e caules, tais como potássio, ácidos (cafeico, salicílico, ácido rosmarínico) e substâncias antimicrobianas, anti-bacteriano, desinflamatórias e antioxidantes.
Um dos chás mais consumidos no mundo é com um sabor agradável e muitas propriedades benéficas para o organismo. Neste artigo, iremos fornecer informações sobre esta bebida deliciosa e saudável, para você experimentá-lo!
Propriedades do chá de alecrim:
O chá de alecrim tem propriedades antissépticas, antiespasmódicas, estimulantes, expectorantes, diuréticas, descongestionantes, e pode também ser utilizado como relaxante muscular.
Os principais benefícios do chá de alecrim estão diretamente associados à presença de compostos ativos na planta, sendo os principais:
- borneol;
- cânfora;
- pineno;
- cineol;
- mirceno.
Embora estes compostos estejam presentes em maior concentração nas folhas, a infusão é capaz de mantê-los quase que intactos. Assim, traz quase que os mesmos benefícios do alecrim in natura.
Para que serve chá de alecrim:
O chá de alecrim tem sido comumente usado para ajudar a reduzir o tormento muscular, melhorar a memória, fortalecer a estrutura insensível e circulatória e promover o desenvolvimento do cabelo. É uma rica fonte de reforços celulares e de misturas atenuantes, é confiável que essas ajudas reforcem a estrutura segura e melhorem o fluxo sanguíneo.
Além de aumentar a assimilação, em vários pontos, essa planta fenomenal é usada regularmente para ajudar a tratar o refluxo ácido. Melhorar o estado mental e fixação, e o que é mais, níveis sanguíneos elevados. Oferecendo melhor neurológica certeza, este decoção é ótimo, porque ele nos permite a explorar todos e cada um desses benefícios fixação corrosivo pode combater o tumor maligno no cérebro.
Benefícios do chá de alecrim:
1. Ajuda a emagrecer:
Por causa de sua peça, esse cozimento pode se tornar um companheiro incrível para estar em forma. Contar isso na sua rotina alimentar para ser mais apto será excepcionalmente útil em seu objetivo, mas além disso, esta planta pode obter benefícios diferentes para o seu corpo. Aqui detalhamos as propriedades do chá de alecrim para perder peso:
2. É Digestivo:
Com propriedades antiespasmódicas, é uma boa solução para pessoas que sofrem com indigestão, constipação intestinal, dores abdominais e inchaço. Além disso, ele é conhecido também por melhorar a nossa absorção de nutrientes.
3. É Terapêutico:
O chá de alecrim é um dos principais ingredientes da aromaterapia. Trata-se de uma terapia de cheiros, e já pode-se imaginar por que o alecrim integra o grupo de ervas né? O seu cheiro acalma, alivia estresse e ajuda a tratar diversos problemas físicos e emocionais.
Como fazer chá de alecrim?
Cada pessoa tem uma maneira de preparar chás, porém normalmente o modo de preparo é bem parecido e segue o mesmo padrão. Portanto, para que você consiga prepará-lo, vou te ensinar uma das receitas mais deliciosas e que confere um sabor irresistível ao paladar. Veja logo abaixo como preparar o chá de alecrim.
Receitas do chá de alecrim:
1. Chá de alecrim e mel:
INGREDIENTES:
- 2 colheres de sopa de alecrim seco
- Um litro de água
- Mel
MODO DE PREPARO:
- Espere até que a água levante fervura.
- Misture o alecrim e deixe em infusão, sempre tampado, por ao menos cinco minutos.
- Coe os resíduos e adoce com mel.
- Beba ainda quente.
Consumo como bebida, também pode ser misturado ao shampoo e em sabonetes líquidos. Além disso, de ter um cheiro muito gostoso, seus componentes são altamente eficazes também para o uso tópico.
Contraindicações:
Grávidas, lactantes, crianças e portadores de doenças crônicas devem sempre consultar um médico antes de fazer uso de qualquer novo alimento ou tratamento. Além disso, para grávidas, por exemplo, o chá de alecrim pode oferecer riscos. Isto porque, em algumas mulheres, uma de suas reações adversas pode incluir contrações no útero.
Apesar de apresentar muitos benefícios para idosos, nunca deixe de tomar cuidado com o chá de alecrim. Além disso, tanto idosos quanto crianças têm o organismo diferente e mais sensível do que a maioria dos adultos. Apesar de o consumo moderado não ser contraindicado, tomar cuidado é sempre conveniente.
O uso excessivo e prolongado não é indicado para nenhuma faixa etária e pode provocar náusea, vômito, mal estar prolongado e problemas com retenção de líquido. Além disso, médicos também são indispensáveis para o acompanhamento de qualquer enfermidade. Portanto, apesar de seus benefícios, use-o com moderação e consulte sempre um médico da sua confiança da pele.