Os benefícios do chá de alfafa são variados e excelentes para saúde pois este chá e muito consumida no Brasil, ela também conhecida popularmente como luzerna, é uma erva medicinal que contém um sabor bastante agradável e uma variedade de proteínas.
Além de ajudar a reduzir o colesterol, o chá de alfafa é indicado para as pessoas que tem osteoporose, já que é rico em cálcio e outras inúmeras vitaminas.
Suas características medicinais se encontram nas folhas, flores e especialmente nos brotos de alfafa. A erva é excessivamente nutritiva, traz benefícios para a glândula pituitária (hipófise), alcaliniza o corpo e desintoxica o fígado. Externamente é usada em feridas. É utilizada como uma erva de banho e enxaguante para cabelo.
Valor nutricional do chá de alfafa:
No que diz respeito aos nutrientes, a alfafa é um alimento riquíssimo. Ela possui quantidades consideráveis de vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K e do complexo B.
Isso faz com que a alfafa contribua para o funcionamento do sistema imunológico e acabe com o cansaço. Além disso, cada uma dessas vitaminas tem uma função específica em nosso organismo. A vitamina E, por exemplo, melhora a aparência da pele e dos cabelos. Já a vitamina K auxilia no processo de Enegrecimento.
Benefícios do chá de alfafa para saúde:
1. Reduz o colesterol:
A alfafa ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) no organismo, sendo ideal para pessoas que sofrem com hiperlipoprotenemia tipo II. Sendo assim, o alimento também pode prevenir doenças como a aterosclerose, causada pelo endurecimento das artérias, e problemas pulmonares, cardíacos, renais e intestinais.
2. Combater a anorexia:
Devido ao seu alto teor de nutrientes de alta qualidade e fáceis de absorver, a alfafa também pode ajudar no tratamento e combate de males relacionados ao sistema digestivo, como falta de apetite, convalescença, dificuldades para ganhar peso e até na anorexia nervosa.
3. Alivia a menopausa:
Por conter grandes quantidades de isoflavonas estrogênicas em sua composição, a alfafa pode ajudar no alívio dos sintomas da menopausa, principalmente aqueles relacionados ao calor excessivo e suores noturnos.
4. Ajuda a desintoxica o organismo:
Devido às suas funções desintoxicantes, a alfafa pode ajudar a eliminar impurezas e substâncias tóxicas do organismo, o que é ideal para ajudar no fortalecimento do sistema imunológico e no emagrecimento.
5. Fortalecer a imunidade:
Os fito nutrientes, como L-canavanina e clorofila, ajudam a aumentar a resistência do corpo contra as doenças. ela ajuda a baixar o açúcar no sangue, prevenindo de diabetes tipo II e diabetes adulta.
6. Rejuvenescimento:
O chá de alfafa é uma potência de nutrição. Não era de admirar que tivesse sido bastante popular nos dias anteriores como um tônico completo para melhorar o apetite e invocar uma recuperação mais rápida de várias doenças. Além disso, também aumenta o poder de imunidade do corpo.
Outros benefícios do chá de alfafa para saúde:
- Melhora o sistema digestivo: O broto de alfafa possui um alto teor de fibras favorecendo a digestão, por isso, é um alimento indicado para quem tem gastrite, úlceras no estômago, náuseas e problemas de prisão de ventre.
- Previne artrite, artrose e demais doenças de reumatismo no sangue: As propriedades anti-inflamatórias ajudam na prevenção de doenças reumáticas que inflamam as articulações.
- Atua na prevenção do câncer: A canavanina, um aminoácido presente na alfafa previne o crescimento de células cancerígenas.
- Combate os sintomas da menopausa: Essa planta possui fitoestrógenos, são hormônios que ajudam a mulher a se livrar dos sintomas da menopausa como suores, secura vaginal, osteoporose e baixos índices de estrogênios.
- Antioxidantes: Outro benefício é a propriedade que permite a desintoxicação do organismo, é um alimento que elimina as toxinas evitando o inchaço, constipação e outros problemas de saúde.
- Controla o colesterol: A saúde do coração agradece com o benefício dessa planta, através das ações depurativas o organismo expele o colesterol ruim, impedindo o descontrole e o risco de doenças cardíacas.