Beber chá de amora pode ser uma excelente maneira de melhorar sua saúde. Desde a antiguidade, as folhas da planta da amoreira têm sido utilizadas de forma curativa, especialmente em toda a Europa e Ásia.
Por exemplo, dois mil anos atrás, o médico do exército romano Galenos fez com que seus soldados mastigassem folhas de amora-preta para fortalecer as gengivas e aumentar a resistência física; Hoje, sabemos que foi a vitamina C e taninos nas folhas que ele estava contando para aumentar a imunidade e curar feridas.
Propriedades do chá de amora:
As folhas de amora-preta têm altos níveis de taninos e vitamina C, e são transformadas em um chá que se mostrou benéfico como remédio para a diarreia, um gargarejo para inflamações na garganta e uma compressa para feridas e erupções cutâneas.
Para que serve:
Amoras frescas têm um sabor agradavelmente crocante e são preenchidas com antioxidantes promotores do bem-estar e vitaminas A e C. Quando usadas para fazer chá quente ou chá gelado, elas criam uma bebida deliciosa que proporciona sabor e benefícios à saúde excepcionais.
Você encontrará muitas vezes amoras misturadas com chás tradicionais – preto, oolong, verde ou branco – que vêm de folhas da árvore de sinergia da Camélia.
No entanto, consumido por conta própria, este chá de frutas apresenta um sabor delicado e satisfatório que pode ser apreciado quente ou com gelo.
As bagas de cor púrpura profunda, com o nome botânico de Rubus Fruticosus, são colhidas em arbustos espessos que são cultivados em muitas partes do mundo. Você pode cultivar suas próprias amoreiras a partir de sementes ou comprar jovens arbustos de amora-preta de viveiros respeitáveis.
Benefícios do chá de amora:
Os principais benefícios do chá de amora incluem o seguinte:
- Cuidados com a pele;
- Reduz o risco de câncer;
- Ajuda na digestão;
- Aumenta o sistema imunológico;
- Melhora a saúde circulatória;
1. Cuidados com a pele:
O alto nível de polifenóis e outros antioxidantes no chá da amora-preta tem a capacidade de melhorar a aparência da pele , pois os antioxidantes podem procurar os radicais livres e neutralizá-los antes que possam causar mais danos permanentes, como rugas ou manchas da idade.
2. Câncer:
Da mesma forma, esses mesmos compostos antioxidantes que previnem o estresse oxidativo e a inflamação são conhecidos por diminuir o risco de câncer. As vitaminas C , E e A encontradas neste chá aumentam ainda mais as defesas do organismo contra doenças crônicas.
3. Saúde do coração:
Os flavonóis e antocianinas presentes neste chá têm sido diretamente ligados à diminuição da pressão arterial, que pode ter um efeito importante sobre o sistema cardiovascular. Sabe-se também para acalmar cardíacos arritmias e outros problemas cardíacos, incluindo a prevenção da aterosclerose.
4. Níveis de energia:
Como acontece com qualquer forma de chá preto, há uma certa quantidade de cafeína no chá da amora-preta, embora notavelmente menos do que você encontraria em uma xícara de café. Isso pode proporcionar uma agradável explosão de energia no final do dia, sem se preocupar em ficar sem sono.
5. Sistema digestivo:
Existem certos compostos no chá preto e amoras que podem estimular o sistema digestivo , o que pode reduzir o risco de constipação e a sensação de inchaço, ao mesmo tempo que promove movimentos intestinais saudáveis e suaves e menos inflamação no intestino.
6. Densidade óssea:
Chá de amora contém minerais essenciais e nutrientes que o corpo precisa para manter sua densidade mineral óssea. Cálcio e magnésio, entre outros, são encontrados em boas quantidades nessas frutas e, portanto, na infusão de chá, o que pode diminuir o risco de desenvolver osteoporose à medida que você envelhece.
7. Coagulação sanguínea:
Um dos nutrientes mais importantes do nosso corpo é a vitamina K , embora seja muitas vezes esquecido. Este nutriente é encontrado em altas concentrações em amoras e pode ajudar a coagular o sangue, o que é ideal para pessoas com distúrbios hemorrágicos. Isso pode ser complicado com outros medicamentos que afinam o sangue, por isso não deixe de falar com um médico.
8. Gravidez:
Evidências pontuais apontam para o uso de chá de amora-preta para aliviar dores de parto e estimular contrações, tornando-se um remédio muito valioso para mulheres grávidas, mas o chá não deve ser consumido no início da gravidez, devido à mesma atividade estimulante.
Veja o Vídeo Abaixo e Descubra Mais Benefícios da Amora Para Saúde:
Receitas:
Se você deseja fazer chá de amora em casa, é uma receita bastante simples, desde que você tenha um pouco de tempo de sobra.
- Leve 4 xícaras de água para ferver;
- Combine 3 xícaras de amoras (frescas) e 1 xícara de açúcar em um recipiente;
- Esmagar as amoras com uma colher ou espremedor de batatas e misture com o açúcar;
- Adicione 2-3 sacos de chá à água fervente e deixe em infusão por 3-4 minutos;
- Despeje o chá sobre a mistura de amora, mexendo ocasionalmente;
- Deixe a mistura descansar por 1 hora;
- Coe o chá através de um coador de malha fina para remover a polpa de amora;
Nota: Este chá é normalmente servido frio, tornando-se uma bebida popular de verão.
1. Resfriados e gripes:
– 7 folhas de amora-preta;
– 4 flores mais velhas;
– 6 flores de tília;
– 4 folhas de hortelã.
- Prepare este chá de amora e beba diariamente como medida preventiva durante o frio e a gripe. Se você ficar doente, adicione mel ao chá, beba muito quente e deite na cama; coberto, suar.
2. Para reclamações intestinais:
– 5 flores de camomila;
– 6 folhas de hortelã;
– 7 folhas de amora-preta;
– 4 folhas de framboesa.
- Prepare este chá de amora para combater o gás intestinal e diarreia leve. Este chá aquece o estômago e alivia a inflamação intestinal.
3. Para o reumatismo:
– 1 folhas de amora-preta;
– 1 casca de salgueiro branco;
– uma urtiga;
– 1 folhas de cavalinha.
- Prepare este chá para aliviar dores de reumatismo, aliviando a inflamação dos tecidos. Beba 2 xícaras por dia durante 1-2 semanas. Reduza sua ingestão conforme os sintomas diminuem.
Efeitos colaterais:
Embora existam alguns benefícios claros para este chá, você também deve ter cuidado com os possíveis efeitos colaterais, incluindo dores de estômago e seu possível impacto no fígado e no útero.
1. Problemas de estômago:
Se consumido em excesso, qualquer forma de chá pode causar desconforto gastrointestinal , incluindo cólicas, náuseas e vômitos. Chá de amora não é excepção, e os taninos nesta bebida são conhecidos por perturbar os estômagos sensíveis.
2. Saúde do fígado:
Embora os taninos sejam considerados bons para o corpo em pequenas quantidades, eles podem ter efeitos negativos sobre o fígado quando consumidos em excesso, então fale com seu médico antes de tomar este chá, especialmente se você teve problemas com o fígado passado.
3. Problemas uterinos:
Alguns estudos descobriram que o chá de amora pode ser usado como um remédio natural para aliviar a dor do parto; no entanto, quando bebido em excesso no início da gravidez, isso poderia causar contrações e colocar a mãe e o bebê em perigo.