O chá de aroeira serve para tratar e prevenir diversas enfermidades. O chá é empregado na fitoterapia em muitos países da América do Sul e Central.
Quando falamos sobre o Aroeira, vem à mente a planta já bem conhecida no território brasileiro, mas o que nem todos sabem é que existem outros tipos de aroeira.
Pertence à família Anacardiaceae, que é muito abrangente: tem entre 60 e 80 gêneros, com mais de 600 espécies conhecidas.
O mais indicado para o consumo é o soft Aroeira, uma vez que os outros (como o branco ou bravas) causam efeitos semelhantes à urticária, edema e eritema!
Porque é uma planta medicinal, é natural que seja consumida completamente em formas de chás.
Em casas brasileiras, muitas pessoas já conhecem os Benefícios do chá de aroeira e já usaram mil usos de Aroeira por um longo tempo.
Além, os benefícios do chá de aroeira vão bem além daqueles já sabidos e passados de geração à geração.
O que é?
A aroeira é um arbusto ou pequena árvore que cresce cerca de 3 a 10 m de altura (ocasionalmente 15 m) com um tronco de 10 a 30 cm de diâmetro (ocasionalmente 60 cm).
A casca é cinzenta, lisa ou tornando-se sulcada em cumes planos estreitos e longos.
Os galhos são castanhos claros, finamente cabeludos quando jovens, com muitos pontos em relevo (lenticelas).
A seiva é aromática, resinosa, sugerindo terebintina, tornando-se enegrecida quando exposta.
Ele é anteriormente plantado como um jardim ornamental, mas agora como uma erva daninha em áreas costeiras.
A árvore é bastante resinosa e aromática, particularmente quando as folhas são esmagadas.
Os galhos mais jovens são cobertos com pequenas manchas esbranquiçadas (isto é, lenticelas) e suas novas hastes são suavemente peludas (isto é, pubescentes) ou escassamente peludas (isto é, puberulentas).
O latido de hastes mais velhas é marrom-escuro ou de cor preta, muito áspero e profundamente enrugado.
As folhas são pinadas alternadas de 7,5 a 15 cm de comprimento, com um eixo finamente peludo de cerca de 2,5 a 7,5 cm e, na maioria das vezes, 5, 7 ou 9 (3 a 13 ou mais variedades) apresentam menos folhetos pareados, exceto no final.
Os folhetos são glabrosos, elípticos ou oblongos, 2,5 a 5 cm de comprimento e 1,3 a 2 cm de largura, o maior no final da folha a 7,5 cm a 2,5 cm, curtas nas duas extremidades, geralmente com pequenos e rombudos dentes em direção ao ápex. , ligeiramente engrossado, sem pelos ou quase, superfície superior verde brilhante com várias veias laterais retas e superfície inferior luz verde fosco.
As folhas são altamente aromáticas quando esmagadas, produzindo um cheiro apimentado ou parecido com terebintina.
Para que serve?
O chá de aroeira serve para tratar e prevenir diversas enfermidades. O chá de aroeira é empregado na fitoterapia em muitos países da América do Sul e Central.
Na Amazônia brasileira, o chá de aroeira é usado como um laxante, como estimulante e antidepressivo.
O chá de aroeira é empregado para problemas cardíacos (hipertensão e batimentos cardíacos irregulares), infecções de todos os tipos, tumores e inflamação geral.
Hoje em dia, os herboristas e profissionais de saúde natural nas Américas do Norte e do Sul usam a pimenta brasileira principalmente para resfriados, gripes e outras infecções respiratórias superiores; para infecções fúngicas e Candida; e como uma erva de equilíbrio feminina para numerosos distúrbios menstruais, incluindo cólicas menstruais e sangramento excessivo.
Um extrato líquido ou tintura preparado com a casca é usado internamente como estimulante, tônico e adstringente, e externamente para reumatismo, gota e sífilis.
Benefícios do chá de aroeira para saúde
Alivia tosses:
Ingredientes ativos presentes no chá de aroeira são freqüentemente usados como remédio para tosse natural.
Em um estudo , uma combinação de folhas de tomilho e hera ajudou a aliviar a tosse e outros sintomas da bronquite aguda.
Da próxima vez que você se deparar com tosse ou dor de garganta, tente tomar um chá de aroeira.
Melhora o humor:
O chá de aroeira é frequentemente utilizado para fins aromáticos e terapêuticos devido à sua substância ativa carvacrol.
Em um estudo de 2013, o carvacrol presente no chá de aroeira mostrou afetar a atividade dos neurônios de forma a aumentar a sensação de bem-estar dos indivíduos.
Então, se você consumir regularmente o chá de aroeira, isso pode ter um efeito positivo em seus sentimentos e humor.
Previne infecções:
O fungo Candida albicans é uma causa comum de infecções fúngicas na boca e vagina, uma condição recorrente chamada “aftas”.
Pesquisadores da Universidade de Turim, na Itália, descobriram que o chá de aroeira aumentava significativamente a destruição do fungo C. albicans no corpo humano.
Combate a acne:
Cientistas de Leeds, Inglaterra, testaram os efeitos do chá de aroeira contra a bactéria causadora da acne.
Eles descobriram que o chá de aroeira pode ser eficaz no tratamento da acne. Seu efeito antibacteriano se mostrou mais forte do que o das concentrações padrão de peróxido de benzoíla, o ingrediente ativo na maioria dos cremes e lavagens da acne.
Peróxido de benzoíla presente na aroeira também provoca uma sensação de queimação e irritação na pele, o que significa que o chá de aroeira pode ser uma solução para acne que leva a menos efeitos indesejados.
Alivia a febre:
Tradicionalmente usa-se o chá de aroeira para alivio da febre, isto se daria devido a sua ação anti-inflamatória em geral.
Reduz a pressão arterial:
Um estudo descobriu que um extrato presente na Aroeira foi capaz de reduzir significativamente a frequência cardíaca em ratos com pressão alta, e também foi capaz de diminuir o colesterol.
Uma maneira certa de usar o chá de aroeira para ajudar a diminuir a frequência cardíaca é substituí-lo por sal em seus alimentos.
Previne o reumatismo:
Outro dos benefícios relacionados ao consumo do chá de aroeira está o fato de ele combater os efeitos causados pelo reumatismo e pela artrite, doenças que afetam milhões de pessoas em todo mundo.
Favorece a cicatrização:
O chá de aroeira é bastante conhecido como um poderoso regenerador de tecidos e combatente de bactérias, sendo por esta razão muito utilizado para acelerar a cicatrização de feridas.
Além disso, esta planta também auxilia no tratamento de queimaduras e demais lesões relacionadas à pele.
Previne a artrite:
As propriedades medicinais contidas no chá de aroeira também auxiliam no tratamento da gota, um tipo de artrite provocada pelo excesso de ácido úrico no organismo.
Combate a sífilis:
Poucas pessoas sabem disso, de acordo com várias pesquisas o chá de aroeira é tido como um poderoso aliado no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a Sífilis.
Previne inflamações:
O chá de aroeira tem uso tradicional contra infecções nas genitálias devido à sua ação anti-inflamatória e cicatrizante.
Neste o chá de aroeira não deve ser ingerido, mas sim utilizada para banhos de assento.
Contudo, ainda são necessária mais pesquisas para comprovar este benefício.
Melhora a saúde da pele:
Problemas de pele são comuns em todo o mundo. Em alguns países, as preparações à base de plantas são medicamentos importantes.
Uma equipe da Universidade de Addis Ababa, na Etiópia, realizou um estudo para avaliar os benefícios terapêuticos do chá de aroeira para lesões semelhantes a eczema.
Eles observaram que a cura completa ocorreu em 66,5 por cento das pessoas tratadas com chá de aroeira, em comparação com 28,5 por cento das pessoas não consumiram o chá de aroeira.
Combate o câncer:
Um estudo realizado em Lisboa, Portugal, descobriu que extratos presentes no chá de aroeira podem proteger as pessoas de câncer de cólon .
Aumenta a imunidade:
Obter todas as vitaminas que seu corpo precisa todos os dias pode ser um desafio. Felizmente, o chá de aroeira é repleto de vitamina C e também é uma boa fonte de vitamina A.
Se você sentir um resfriado chegando, o chá de aroeira pode ajudá-lo a recuperar sua saúde.
Outro dos benefício do chá de aroeira para é que ele é uma boa fonte de cobre, fibra, ferro e manganês.
Facilita a hidratação:
Há uma longa crença de que as bebidas cafeinadas, como o chá de aroeira, têm propriedades diuréticas e, portanto, têm um efeito adverso na hidratação, potencialmente promovendo a desidratação no bebedor.
O consumo de chás não produz efeito diurético, a menos que a quantidade de chá de aroeira consumida de uma só vez contenha mais de 300 mg de cafeína.
Isso equivale a seis ou sete xícaras de chá de uma só vez. Porções individuais de cafeína em doses superiores a 300 mg podem ter um efeito diurético.
No entanto, uma tolerância à cafeína se desenvolve no caso improvável de haver qualquer efeito diurético, esse efeito é diminuído em pessoas que tomam chá de aroeira regularmente.
Como o chá de aroeira é 99% de água, ele pode contribuir para as necessidades diárias de fluidos.
Veja no vídeo abaixo outros Benefícios da Aroeira Para Saúde:
Usos culinários
- As bagas de aroeira são usadas para fazer xaropes, vinagre e bebidas por causa do sabor picante.
- Pode ser adicionado aos vinhos e usado como pimenta .
- As sementes podem ser usadas como tempero, adicionando um gosto de pimenta aos alimentos.
- Em alguns países, bagas secas e moídas são usadas como substituto da pimenta ou adulterante da pimenta preta.
Onde comprar?
Para poder fazer o chá de aroeira, será possível encontrar a aroeira em forma de casca, folhas e até mesmo como uma cápsula.
A planta medicinal pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos naturais, inclusive pela internet.
Receitas chá de aroeira
1. Chá de aroeira:
INFUSÃO:
– Ferva um litro de água mineral
– Coloque 100 g de folhas de aroeira na água
– Deixe descansar por até 5 minutos
– Tome de 3 a 4 colheres de sopa por dia. Ele pode ser consumido gelado.
DECOCÇÃO:
- Ferver um litro de água.
- Acrescentar 3 ou 4 pedaços da casca de aroeira.
- Guarde na geladeira e depois de frio, consuma ao longo do dia.
BANHOS:
- Cozinhar um litro de água.
- Adicionar 25 g de cascas da planta.
- Com a mistura, tomar o banho mais quente que possa suportar, por 15 minutos.
2. Aroeira com cascas:
INGREDIENTES:
– 3 pedaços d casca de aroeira ou 100 gramas de pó da casca;
– 1 litro de água.
MODO DE PREPARO:
- Leve as cascas para ferver na água por 15 minutos, coe e beba morno.
- Ou se for usar o pó, basta ferver a água, adicionar o pó e deixar por poucos minutos. Sirva.
Malefícios do chá de aroeira
O chá de aroeira tem uma seiva aromática que pode causar reações cutâneas (semelhantes às queimaduras por hera venenosa) em algumas pessoas sensíveis, embora a reação seja geralmente mais fraca do que a induzida pelo toque de Lithraea molleoides.
O contato com a seiva de uma árvore cortada ou machucada de aroeira pode resultar em erupções cutâneas, lesões, feridas exsudativas, comichão intensa, equimoses e vermelhidão e inchaço (especialmente dos olhos). Se as bagas de aroeira são comidas podem causar vômitos e diarreia.
O preparo do chá de aroeira pode causar dermatite e irritação nos olhos, devido substância presentes na seiva da aroeira.
Ao florescer, a aroeira pode causar espirros, reações semelhantes à asma e dor de cabeça.
O contato com a maioria das partes da pimenta brasileira pode causar uma erupção cutânea com comichão e, às vezes, inflamação e inchaço da face e dos olhos. Flores e frutas podem causar irritação respiratória.