O chá de boldo vem do boldo uma planta bem conhecida, especialmente em alguns países da América Latina, pelas propriedades medicinais que contêm. Estes são de um tom verde intenso e muito aromático, por isso eles também são amplamente utilizados no campo da culinária e pele.
Além disso, o uso do chá de boldo, é altamente recomendado para aqueles que procuram perder alguns quilos de forma natural e eficaz. Isso ocorre porque suas propriedades nos ajudam a cuidar do fígado e eliminar a retenção de líquidos entre outros aspectos importantes para a nossa saúde.
Propriedades do chá de boldo:
O chá de boldo tem muitos componentes com propriedades antioxidantes que previnem doenças, reduzindo a ação dos radicais livres em nosso corpo. Além disso, possuem propriedades diuréticas, antibióticas, anti-inflamatórias e laxativas.
Estimula a produção de bílis, o que ajuda a tratar problemas do fígado e da vesícula biliar-theria, hepatite e cálculos biliares, entre outros. O chá de boldo também é usado para melhorar a digestão, aliviar a constipação e melhorar a saúde intestinal em geral.
Tem sido usado para tratar insônia, tontura, reumatismo, cistite, dores de ouvido e prevenção de coágulos sanguíneos, diluindo o sangue. Por causa de suas propriedades antibacterianas, também é usado em resfriados, resfriados, para eliminar vermes e doenças como sífilis e gonorreia.
Para que serve chá de boldo:
É indicado para tratar problemas digestivos, hepáticos, biliares, cistite, prisão de ventre e obstipação. Não emagrece, mas pode ajudar a desinchar a barriga porque ajuda a combater os gases intestinais, deixando a barriga mais lisa. Confira abaixo detalhadamente para que serve o chá de boldo.
Benefícios do chá de boldo:
Tem muitos benefícios e seus efeitos estão relacionados às funções, tais como:
1. Combate problemas digestivos:
O chá de boldo é extremamente eficaz na sedação de inflamação, especialmente aquelas em condições relacionadas com o Fígado, estômago, intestinos, juntamente com outras partes do sistema digestivo.
2. Combate a inflamação:
A inflamação causada pelo efeito colateral de drogas, uso excessivo de álcool ou mesmo narcóticos, alimentos duros e picante, qualquer doença ou qualquer elemento tóxico no corpo pode ser sedado usando o chá de boldo.
3. Ajuda a diminuir o inchaço:
O chá de boldo ajuda a desinchar a barriga, combatendo os gases, porque é um ótimo digestivo, mas o aconselhável é toma-lo logo após o seu preparo, não adicionando açúcar, porque este fermenta e atrapalha a digestão.
4. Melhora a saúde do fígado:
Uma das grandes vantagens do chá de boldo é o seu excelente efeito sobre a saúde do fígado. Este Chá energiza o lançamento da bile digestiva pelo fígado, que serve muitas funções essenciais como a facilitação da remoção de resíduos e toxinas através do fígado antes que eles sejam capazes de acumular e causar danos.
5. Inibe a ação dos radicais livre:
Devido o seu alto teor de antioxidantes, combate com total eficacia a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo de diversas doenças.
Receita do chá de boldo:
Se você não comprá-lo em saquinhos ou sacos em uma casa ou mercado naturista, uma boa ideia é adquirir as folhas secas e moídas.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas de boldo (10 g);
- 1 xícara de água fervente (150 ml).
Modo de Preparo:
- Aqueça a água e, quando ela quebrar, acrescente as folhas do boldo.
- Retire do fogo, cubra e deixe descansar por 15 minutos.
- Depois desse tempo, filtre e adoe com mel.
Onde encontrar o boldo?
O boldo é facilmente encontrado nas suas principais apresentações:
- A granel (feiras-livres, supermercados e casas de ervas);
- Saches (lojas on-line, supermercados e casas de produtos naturais);
- Pó (lojas on-line de produtos naturais).
Procure sempre marcas ou fornecedores que atestem a qualidade e a conservação de seus produtos. Os saches precisam estar preservados em embalagens hermeticamente fechadas.
Efeitos colaterais:
Os efeitos colaterais do boldo incluem aborto, vômitos, diarreia e problemas no sistema nervoso. Embora esta planta seja benéfica para a nossa saúde em geral e nos ajude a perder peso facilmente, existem alguns casos em que o seu consumo não é recomendado. Estas são as principais contraindicações do chá de boldo:
- Mulheres que estão grávidas ou pensam que podem ser.
- Mulheres lactantes.
- Crianças menores de 12 anos.
- Pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável, colite ou que são propensas a diarreia.
- Pessoas que sofrem de problemas renais.
- Pacientes com doenças hepáticas graves e / ou avançadas, como grandes cálculos biliares, cirrose ou hepatite.
- Pacientes com tratamento anticoagulante.