O chá de canela de velho é o chá de uma planta bastante conhecida por suas propriedades benefícios para Saúde e tratar diversas doenças. Alem disso, A miconia albicans, conhecida popularmente como Canela-de-Velho, é uma das plantas mais associadas a tratamentos naturais contra dores nas articulações.
Seu segredo está no combo de fito químicos anti-inflamatórios que suas folhas ofertam. Mas existem dúvidas entre os interessados no uso desse chá, como por exemplo, se investir no chá em questão pode desregular os batimentos cardíacos? A resposta é: Mesmo que algumas das substâncias da canela de velho sejam estimulantes, não representam perigo ao coração. “Só que o limite de consumo diário deve ser respeitado.
O que é a chá de canela de velho?
A Miconia albicans é uma planta arbustiva (de 0,7 a 3 m de altura) também conhecida como quaresmeira-de-flor-branca, prima das outras quaresmeiras – de flor roxa e rosa – que já conhecemos. Mas, há outras plantas que são conhecidas como canela-de-velho.
Uma outra canela-de-velho é a Cenostigma macrophyllum Tul. var. acuminata ou caneleiro, árvore do Paraná. A canela-de-velho (Miconia albicans) já é bastante estudada por suas propriedades medicinais e curativas assim como outras plantas do mesmo gênero. Além do uso popular já consagrado, você poderá conferir alguns links de estudos científicos sobre essa planta: pela ação analgésica, anti-inflamatória e antimicrobian da pele.
Valor nutricional do chá de canela de velho:
A Planta Canela de Velho Tem Ao todo, são 15 variedades diferentes da planta Miconia albicans, e todas são capazes de aliviar dores. Antioxidante, anti-inflamatória, antimutagênica, hepatoprotetora, tônica, antimicrobiana, antitumoral e digestiva são as propriedades dessa erva.
Benefícios do chá de canela de velho:
1. Combate a artrose:
Por ter ação anti-inflamatória, torna-se um grande aliado para doenças reumáticas, como a artrose que acomete as cartilagens e provoca dores nas articulações. Ou seja, o chá ajuda no processo inflamatório, mas por também possuir ação analgésica, também ameniza as dores.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
2. Auxilia no tratamento da fibromialgia:
Por contar com ação analgésica, contribui para quadros de fibromialgia, ajudando principalmente no alívio das dores que são um dos principais sintomas desse tipo de problema.
3. Ajuda na digestão:
Juntos, os nutrientes presentes no chá de canela de velho o tornam um importante tônico digestivo, sendo também indicado em casos de problemas estomacais e intestinais, por exemplo, a diarreia.
6. Auxilia no alívio de dores:
O chá de canela de velho é muito indicado para casos de dores no geral, seja causadas por doenças reumáticas ou não, por exemplo, tendinite e dores no joelho. Acredita-se que há muito tempo os chás são utilizados para amenizar dores e esse é uma das opções que a contribuem para solucionar ou diminuir esse problema!
Como escolher a erva canela de velho?
Os benefícios da planta, no entanto, somente podem ser aproveitadas quando as folhas estão saudáveis. Para escolher, é preciso observar se existe mofo proveniente de armazenamento errôneo. Além disso, ao comprar em feiras, observe se foram colocadas ainda verdes ao saco, pois isso não pode ser feito. Em algumas dessas ocasiões a planta fica exposta sem proteção à poeira, aos insetos e secas ao sol. Todas essas situações citadas acima devem ser descartadas na hora da aquisição.
A forma ideal de conservação é em recipientes de lata, porcelana ou vidro, mas nunca em plástico. Além disso, devem ser secas à sombra dependuradas em varais e cobertas com tecido para, em seguida, serem armazenadas.
Receitas do chá de canela de velho:
INGREDIENTES:
- 30 gramas de Folhas Desidratadas de Canela de Velho
- 1 Litro de Água.
MODO DE PREPARO:
Deixe ferver por 30 segundos (tampado).
Receitas do chá de canela de velho:
INGREDIENTES:
- 30 gramas de Folhas Secas de Canela de Velho
1 Litro de Água.
MODO DE PREPARO:
Deixe ferver por 3 minutos (Tampado).
Como tomar o chá de canela de velho:
A dosagem recomendada diariamente é de manhã, à tarde e à noite.
Como você vai preparar 500 ml todos os dias, vai poder beber 3 xícaras diárias nesses períodos indicados, pois assim, fará muito mais efeito.
Contraindicações:
Não foram encontradas contraindicações e efeitos colaterais nas literaturas consultadas, desde que se observe as doses máximas de consumo. Sempre procure orientação médica antes de consumir medicamentos, mesmo que naturais.