O chá de capim santo ou capim limão possui muitas propriedades que são benéficas para o nosso corpo, dentre o mais conhecido é o seu efeito calmante. Cientificamente chamado de Cymbopogon citratus, o capim santo pertence à família Gramineae. Ele também é conhecido como capim-limão ou capim-cidreira em algumas regiões do Brasil.
Sua origem é na Índia e ele é considerado uma erva, podendo atingir até dois metros de altura. O capim santo ou capim limão possui muitas propriedades que são benéficas para o nosso corpo, dentre o mais conhecido é o seu efeito calmante.
Mas para quem não sabe a planta pode ser usada em muitas outras situações para tratar gripes e resfriados na forma de chá ou mesmo para o uso externo fazendo compressas com a erva para aliviar a dor causada pelo reumatismo.
Valor nutricional:
O chá de capim santo é fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, folato e minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro.
Para que serve capim santo?
Como falamos anteriormente, na forma de chá, o capim santo é bastante utilizado para fins terapêuticos e no tratamento de diversas condições e patologias. Já na indústria, através da produção de seu óleo essencial, ele pode ser utilizado em diversas finalidades, como fazer parte da composição de cosméticos. Uma outra funcionalidade dessa planta é na culinária asiática.
Benefícios do chá de capim santo para saúde:
1. Regula o colesterol:
O Capim Santo possui um alto nível de potássio na sua composição o que ajuda reduzir o colesterol e reduzir a pressão arterial. A erva ajuda na oxidação do LDL o colesterol ruim no sangue, que previne o acumulo de placa aterosclerótica.
2. Depressão:
A depressão é o mal do século isto ninguém pode negar, os índices não para de crescer, para ajudar nesta difícil tarefa de melhorar a autoestima às vezes perdida na fase da crise, o Capim Santo faz realmente milagres, a erva ativa a liberação de serotonina, uma substancia química no cérebro que ajuda no combate da depressão.
3. Combate a obesidade:
Este chá previne o acúmulo de gordura abdominal e promove o uso da energia armazenada, evitando o ganho de peso e combatendo a obesidade.
4. Alivia dores de cabeça:
Graças a uma substância chamada de citral, o chá de capim santo é essencial para aliviar dores de cabeça,
5. Digestão:
As propriedades antissépticas do Capim Santo ajudam a tratar problemas no trato digestivo, como a indigestão, distensão abdominal, flatulência, espasmos do estomago, vômitos, cólicas, azia, diarreia, constipação entre outros.
6. Gripes e resfriados:
O Capim Santo tem na sua composição a vitamina C, que estimula o sistema imunológico defendendo o organismo contra os sintomas da gripe e do resfriado.
7. Câncer:
O Capim Santo possui em sua composição o chamado Citral, que ao ser ingerido faz com que as células de câncer morram. Países como Israel incentivam os seus pacientes a tomar o chá do Capim Santo enquanto são submetidos a tratamentos de quimioterapia ou radiação.
8. Reduz a dor da artrite:
O chá de capim santo ajuda no tratamento de artrite e problemas relacionados como osteoartrite, reumatismo e outros tipos de dor nas articulações.
Capim santo e erva cidreira é a mesma coisa?
Já respondendo diretamente: não. Mas é fácil entender o porquê das pessoas confundirem as duas ervas medicinais. Acontece que o capim santo é também chamado de capim cidreira, porém, como eu disse, a coincidência está somente no nome, pois um não tem nada a ver com o outro.
Confira Outros Benefícios do Capim Santo Para Saúde nesse Vídeo Abaixo⇓:
Usos medicinais popular:
As folhas do capim-santo, em infusão, “têm propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, anti-depressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, hepatoprotectora, antiespasmódica, estimulante da circulação periférica, estimulante estomacal e da lactação.
Capim santo emagrece?
A Resposta e Sim, o chá de capim santo faz emagrecer. Entretanto, o uso da planta é apenas como um auxiliar no quesito emagrecimento, que acaba acontecendo porque o paciente urina mais durante o dia, liberando toxinas responsáveis pelo acúmulo de gordura.
Vale ficar atento(a) ao fato de que qualquer método auxiliar utilizado no tratamento da obesidade (ou sobrepeso) não substitui o que especialistas indicam, isto é, uma alimentação regrada, com poucas calorias, e a prática de atividade física frequentemente.
Receita de chá de capim santo:
Ingredientes:
– 1 xícara de café das folhas da erva capim santo;
– 1 litro de água.
Modo de fazer:
- Coloque a água para ferver e assim que ela começar a evaporar,
- introduza as folhas do capim santo,
- baixe o fogo e deixe por 5 minutos.
- Depois desse tempo, deligue e tampa a panela.
Espere de 15 a 20 minutos para iniciar o consumo e faça isso até três vezes por dia.
Essa bebida é contraindicada para grávidas e pode baixar a pressão.
Contraindicações e efeitos colaterais do capim santo:
- Risco de causar queimaduras caso o local em que houve aplicação direta seja exposto ao sol (assim como a citronela, limão, laranja e outros cítricos);
- Em doses excessivas, pode causar sonolência, diarreia, hipotensão arterial, fraqueza e sedação;
- É contra indicado durante a gestação, pois pode provocar abortos devido ao relaxamento da musculatura uterina;