O chá de carqueja vem de uma planta altamente valorizada, e isso é devido ao seu grande poder de cura que tem em certos problemas do organismo. A carqueja é uma planta diurética, cuja função é ajudar a desintoxicar a pessoa e também atua no fígado, mas também as pessoas a usam mais para perder peso.
A carqueja é um arbusto dióico, pertence à família do composto, caracterizada por ter uma altura entre 30 centímetros e 1 metro e meio carece de folhas. A planta é usada em sua totalidade. A carqueja tem o nome científico Baccharis crispa, e é uma planta que tem várias propriedades para aliviar doenças de todos os tipos.
Conhecida por ser uma planta amarga, mas contendo propriedades adelgaçantes, a vassoura é uma erva espontânea em terrenos baldios e pastagens, sendo muitas vezes considerada nociva. Sendo melhor produzida em locais úmidos e luz solar direta, a família Asteraceae para pertencer à planta que tem o nome científico de trimera Baccharis, pode se reproduzir por meio de sementes ou mudas e o cultivo é mais evidente nas regiões tropicais da América Latina e a planta pode chegar a medir até dois metros de altura. No Brasil a carqueja possui vários nomes como: bacanta, bacárida, cacalia, cacalia-amarga, vassoura.
Propriedades do chá de carqueja:
Depois de alguns estudos foi constatado que o chá de carqueja possui propriedades: abortiva, analgésica, antiácida, anti-inflamatória, antiulcerosa, antihepatotóxica (desintoxicante do fígado), antiviral, estimulante digestivo, fortalece o sistema gástrico, hepatoprotetor (protetor de fígado), hepatotônica (equilibra, fortalece o fígado), hipoglicêmico, hipotenso (reduz a pressão sanguínea), repelente de insetos, estimulante uterino.
Para que serve o chá de carqueja?
As pessoas secam as partes da planta que crescem acima do solo e as usam para fazer remédios.
O chá de carqueja é utilizado no tratamento da dor, indigestão, inchaço, retenção de líquidos e obstipação. Também é usado para proteger o fígado, prevenir úlceras, purificar o sangue, ajudar na digestão, reduzir a febre e causar aborto.
Outros usos incluem o tratamento de dor no peito (angina), diabetes, obesidade, doença renal, vermes intestinais, infecções virais e má circulação sanguínea. O chá de carqueja também é usado para aumentar o desejo sexual.
Onde encontrar:
Esta planta medicinal pode ser encontrada geralmente em campos e montanhas de clima bastante fresco e chuvoso, ao longo das estradas e em locais com solo e umidade. É também conhecida como carquejilla e pertence à família das composeas e cresce principalmente em áreas da América Latina, Uruguai, Brasil, Bolívia, Argentina, etc., mas esta difundida em todo o mundo.
Benefícios do chá de carqueja:
1. Perder peso:
O chá de carqueja é muito útil e altamente eficaz para perda de peso, pois possui grande eficácia para purificar o corpo, auxilia o organismo a quem dispõe de resíduos e excesso de gordura acumulada e gera excesso de peso. Se você coordenar uma boa rotina de exercícios apropriada ao consumo dessa erva, verá resultados realmente positivos em seu peso.
2. Juventude:
Em algumas partes do mundo, esta planta é usada para criar vida e dar juventude.
3. Afrodisíaco:
Esta chá também é maravilhoso, sendo conhecido por estimular o desejo sexual e tem sido utilizado para combater a impotência masculina e a infertilidade feminina, pois, diz-se, estimular as glândulas e equilíbrios que regem o corpo em geral. Verificou-se que pode revigorar a libido nas mulheres, ajudá-las a induzir aumento da capacidade de excitação e de orgasmo.
4. Problemas de fígado:
Um dos maiores benefícios do chá de carqueja é a sua poderosa ação contra doenças do fígado. Se você sofre de alguma doença no fígado e cólica biliar, cirrose biliar ou secreção deficiente, beba a infusão como descrito abaixo.
5. Rins:
A planta tem propriedades diuréticas.
6. Propriedades anti-reumáticas, anti-sépticas e antiespasmódicas:
O chá de carqueja pode ser usado externamente para tratamento de doenças inflamatórias.
7. Para pele:
Este chá proporciona um reflexo justo de uma pele bonita e saudável. Se você beber a infusão, você ajudará significativamente nos problemas de dermatite, acne, pele maçante e seca, erupções cutâneas, manchas no rosto e assim por diante. Se, além de beber a infusão, você combinar isso com uma dieta rica em frutas e vegetais frescos, sua pele será perfeita.
8. Tônico para o estômago:
É eficaz para manter o funcionamento do estômago.
9. Circulação sanguínea:
Melhora a circulação sanguínea.
10. Gastrite:
O chá de carqueja é muito útil para tratar esta condição.
11. Alergias e urticária:
Um corpo limpo não tem alergias. Se você suspender ou tentar evitar o açúcar refinado, salsichas e leite de vacas, e ajudar com a infusão, conforme descrito abaixo, combinado com alimentos de qualidade, você vai esquecer alergias.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
12. Hanseníase:
Este chá é muito útil no tratamento de lepra e doenças venéreas.
13. Desintoxica o corpo:
Graças às suas propriedades diuréticas e depurativas, ajuda a manter o corpo limpo e livre de toxinas.
14. Elimina parasitas intestinais:
Tome o tônico que ajuda a eliminar parasitas intestinais.
15. Controla diabetes e colesterol:
Por causa de suas propriedades de alta limpeza, é ideal para diabéticos, pessoas com colesterol alto, excesso de peso, triglicérides, etc.
Veja no vídeo abaixo outros Benefícios do Chá de Carqueja:
Características do chá de carqueja:
A Carqueja é uma planta que pode ser encontrada no Uruguai, Argentina, Brasil e Paraguai, entre outros. Seu habitat natural é solo temperado, úmido, fértil, que encontramos nos países acima mencionados que crescem livremente nos campos de beira de estrada.
Esta espécie é conhecida desde a era pré-colombiana em que já era consumida por suas propriedades digestivas. Sua ingestão na forma de chá é altamente recomendada para ajudar na digestão, além de contribuir para um melhor desempenho das funções hepáticas e do funcionamento dos rins.
Uma xícara de chá após as refeições pode ajudar a perder peso, graças ao que ajuda a eliminar gorduras graças ao solvente que tem esta planta.
Chá de carqueja ajuda a perder peso?
O chá de carqueja é amplamente usado para fazer remédios caseiros. Ele contém várias substâncias que são benéficas para o corpo humano, por isso é tão difundido. É útil para combater a constipação e, no que diz respeito à perda de peso, melhora a queima de gordura, levando a uma perda de peso saudável
Receitas de chá de carqueja:
1. Carqueja com menta:
INGREDIENTES:
– 2 colheres de carqueja seca;
– 3 xícaras de água;
– 1 raminho de menta.
MODO DE PREPARO
- Ponha para ferver as xícaras de água e, assim que entrar em ebulição, apague o fogo.
- Use essa quantidade de água com a carqueja numa panela, bule ou recipiente.
- Tampe e deixe repousar durante pelo menos 5 minutos, adicionando também o raminho de menta, que será ideal para dar um sabor refrescante.
- Em seguida você só terá que coar o chá de carqueja e tomá-lo ao longo da jornada.
2. Carqueja para problemas no fígado:
INGREDIENTES:
– Uma colherada de carqueja para litro de água.
MODO DE PREPARO
- Coloque a água para ferver e adicione a carqueja. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Em seguida, ele será desligado e removido do fogo.
- Deixe descansar, coberto, por mais cinco minutos.
- Depois de esfriar, coe e beba duas xícaras por dia.
- De preferência antes do café da manhã e antes de dormir. Devido ao seu sabor amargo, a infusão pode ser adoçado com um pouco de mel ou melaço.
- A fim de promover a boa circulação e, portanto, aproveitar melhor os benefícios desta planta, no caso de perda de peso, pratique algum exercício.
3. Estimulante sexual:
- Prepare o chá como indicado acima e tome 3 xícaras por dia.
4. Carqueja para perder peso:
INGREDIENTES:
– 2 colheres (sopa) de carqueja picada.
– 500 ml de água.
MODO DE PREPARO
- Para preparar este chá, basta colocar os ingredientes em uma panela, levar ao fogo e ferver por cerca de 5 minutos.
- Em seguida, desligue o fogo, cubra a panela e deixe descansar.
- Depois, simplesmente pode ser consumido.
- É aconselhável tomar 3 xícaras de chá por dia, sempre antes das refeições.
- Não tome mais do que isso, porque em excesso, este chá pode causar indigestão e até mesmo danificar o sistema imunológico.
Chá de carqueja para uso externo:
Esta erva é usada para fazer lavagens em caso de ferimentos e feridas. Neste caso, a quantidade por litro de água deve aumentar: adicione 60 g de carqueja a 1 litro de água recém fervida, deixe repousar e depois de esfriar, aplique sobre a área a ser tratada com a ajuda de um pano úmido.
Dosagem:
A dose apropriada de carqueja depende de vários fatores, como a idade, a saúde e várias outras condições do usuário. No momento, não há informações científicas suficientes para determinar uma faixa apropriada de doses para a carqueja. Tenha em mente que os produtos naturais nem sempre são necessariamente seguros e que as dosagens podem ser importantes. Certifique-se de seguir as instruções relevantes nos rótulos dos produtos e consulte seu farmacêutico, médico ou outro profissional de saúde antes de usar.
Efeitos colaterais:
- Gravidez e mama: Não se sabe o suficiente sobre o uso do chá de carqueja durante a gravidez e aleitamento. Proteja-se e evite seu uso durante a gestação e lactação.
- Alergia a ambrósia, margaridas e plantas relacionadas: O chá de carqueja pode causar uma reação alérgica em pessoas que são sensíveis à família de plantas Asteraceae/Compositae. Os membros desta família incluem ambrósia, crisântemos, malmequeres, margaridas e muitos outros. Se você tem alergias, consulte seu médico antes de tomar este chá.
- Diabetes: O uso deste chá pode diminuir os níveis de açúcar no sangue. Usando carqueja, juntamente com medicamentos para diabetes pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue fuque muito baixo. Monitore os níveis de açúcar no sangue de perto.
- Cirurgia: Já foi dito que este chá pode afetar os níveis de glicose no sangue. Por isso, existe uma preocupação de que possa interferir no controle do açúcar no sangue durante e após a cirurgia. Pare de usar carqueja pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada.