Afinal o chá de carqueja emagrece ou engorda? Entenda, pois esta erva é muito consumido na América Latina e cada dia mais no Brasil também e há a dúvida.
A carqueja é composta por nutrientes como óleos essenciais, potássio, cromo, flavonoides e saponinas. Com tantas propriedades e nutrientes importantes, é de se esperar que a erva faça bem à saúde.
Essa planta é muito conhecida por seus poderes medicinais, que ajudam no tratamento de doenças comuns e complicadas. Mas afinal chá de carqueja emagrece ou engorda calma, já vamos explicar melhor isso. Porém, antes de saber, vamos conhecer os Valores Nutricionais desta planta.
Propriedades do chá de carqueja:
As propriedades da carqueja incluem sua ação diurética, antianêmica, antiasmática, antibiótica, antidiarreica, antidiabética, antidispéptica, antigripal, anti-inflamatória, anti-reumática, aromática, colagoga, depurativa, emoliente, febrífuga, laxante, hipoglicêmica, sudorífica, tenífuga, tônica e vermífuga.
Benefícios do chá de carqueja para saúde:
Melhora o funcionamento do fígado:
Os flavonoides encontrados na composição deste chá são dotadas de ação hepatoprotetora. Isso significa que eles fornecem proteção ao fígado.
Além disso, O chá de carqueja pode ser inclusive utilizado como auxílio ao tratamento de congestão hepática, condição caracterizada pela acumulação ou excesso de sangue estancado no fígado.
Ajuda a proteger o estômago:
A carqueja possui propriedades digestivas, protege o estômago e ainda previne úlceras, isto porque extratos da planta são capazes de reduzir a secreção gástrica e ainda tem efeito analgésico.
Excelente fonte de antioxidantes:
Outro dos benefícios do chá de carqueja que merece destaque é a sua ação antioxidante. Isso acontece também graças aos seus flavonoides, que possuem ação antioxidante.
Com isso, eles conseguem combater os radicais livres causadores de doenças e promotores do processo de envelhecimento, protegem ao cérebro e o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea.
Diabéticos:
O chá de carqueja é benéfica para pessoas com diabetes porque reduz a absorção de carboidratos consumidos na dieta.
Aliado do sistema digestivo:
O chá de carqueja é dotada de propriedades digestivas, portanto, pode ser considerada uma aliada do sistema digestivo. Além disso, a erva protege o estômago, previne úlceras – devido ao fato de possuir extratos com habilidade para reduzir a secreção gástrica, cujo aumento exagerado pode estar ligado ao desenvolvimento da úlcera – e tem efeito analgésico (de diminuição da dor).
Ajuda no emagrecimento:
Alguns estudos apontam que a carqueja é capaz de aumentar a termogênese, gasto energético do corpo, o que contribuiria para a perda de peso. Além disso, a planta tem atividade diurética devido à ação dos flavonoides. Então, O chá de carqueja emagrece Mesmo? SIM!
Além dos benefícios acima, assista o vídeo abaixo e confira outros benefícios!
Chá de carqueja emagrece?
Nada mais gostoso do que um chá quentinho, não é mesmo? Principalmente quando estamos naqueles dias frios de inverno. Nem todo mundo gosta, mas deveria, olha só o chá, por exemplo, no que ele pode auxiliar.
O chá de carqueja emagrece se for ingerido sem adição de açucares ou adoçantes e funciona para ajudar a diminuir o apetite se tomado antes das refeições – considerar isso principalmente se você for a uma festa onde sabe que comerá bastante.
Além disso, o chá tem propriedades que ajudam a combater a prisão de ventre e que auxiliam na digestão, ajudando a potencializar a queima de calorias, uma vez que, auxiliando na digestão promove o metabolismo digestivo, que é a queima de calorias pela boa digestão dos alimentos.
Esse processo todo ajuda na perda de peso, por isso diz-se que o chá de carqueja emagrece. Além disso, a carqueja pode ajudar a melhorar a nossa circulação sanguínea e desintoxicar o fígado.
Receita de chá de carqueja para emagrecer:
Etapas:
- Coloque a erva no litro de água fervente, já com o fogo desligado, e abafe durante 10 minutos;
- Espere esfriar, coe e servir-se.
- Caso leve parte da bebida à geladeira, consuma em até 24 horas.
Para auxiliar a diabetes, a indicação é que a proporção da receita seja de uma colher de sopa de folhas picadas para um litro de água fervente. Além disso, a indicação para esses casos é tomar o chá seis vezes ao dia. É recomendado controlar as taxas de açúcar no sangue para que elas não baixem muito com o uso do chá e ocorra a hipoglicemia.
Possíveis efeitos colaterais carqueja:
Os efeitos colaterais da carqueja incluem diminuição da imunidade e hipotensão, quando ingerida em excesso. além disso, ela está contraindicada durante a gravidez, porque pode provocar aborto, durante a lactação, porque passa para o leite materno, e em pacientes com pressão baixa ou diabetes descontrolada porque provoca uma diminuição nos níveis de glicose no sangue.