O chá de chasteberry possui muitos benefícios para saúde por isso ele e usados para tratar uma variedade de distúrbios ginecológicos e problemas de pele. Hoje, este chá é promovido como um suplemento dietético para sintomas de síndrome pré-menstrual, dor mamária associada ao ciclo menstrual, infertilidade e outras condições.
Embora um ciclo menstrual regular seja a marca da saúde feminina, não precisa ser doloroso. Este é o lugar onde o chá de chasteberry entra em cena. Historicamente usado para acalmar o desejo sexual e tratar outros problemas menstruais, o chasteberry tem muito a oferecer. E vamos ver tudo isso neste post.
Nativos da Ásia Central e partes do sul da Europa, as pessoas desde os tempos antigos acreditavam que o chá poderia oferecer castidade e daí o nome. Foi até prescrito às esposas dos soldados gregos para controlar seus desejos sexuais quando seus maridos saíam para a batalha.
Até mesmo os monges da Idade Média usavam a fruta para suprimir seu desejo sexual. E essa é uma das razões pelas quais o chasteberry também é chamado de “pimenta do monge”. Tudo isso, por um motivo – os benefícios do chasteberry.
Benefícios do chá de chasteberry para saúde:
1. Regula a TPM:
Pesquisas mostram que suplementos de ervas contendo chasteberry podem melhorar os sintomas da TPM. E como isso funciona é interessante. A liberação de prolactina é a razão para os sintomas da TPM (incluindo sensibilidade mamária).
E o chasteberry é conhecido por suprimir a liberação de prolactina da glândula pituitária. O que torna o chasteberry único é que ele também trata amenorreia, que é a ausência de menstruação.
2. Trata cistos ovarianos:
O Chasteberry é usado há centenas de anos para restaurar o equilíbrio hormonal, e isso pode ajudar a tratar cistos ovarianos. Os cistos ovarianos, na maioria das vezes, são causados pelo excesso de estrogênio no sistema. chá de chasteberry pode ajudar a equilibrar o hormônio e melhorar a condição.
3. Pode tratar miomas uterinos:
Fribroides uterinos são tumores não cancerosos que coagulam e crescem em torno de suas paredes uterinas. Eles são feitos de células e tecidos musculares.
Assim como os cistos ovarianos, até mesmo os miomas uterinos podem ser resultado do excesso de estrogênio no corpo. Como o chá de chasteberry ajuda a reduzir o excesso de estrogênio, ele pode ajudar a tratar miomas uterinos e aliviar seus sintomas.
4. Pode tratar a endometriose:
Esta é outra questão dolorosa do útero, onde o tecido dentro do seu útero tende a crescer fora dele. Embora não saibamos exatamente a causa, os especialistas acreditam que a genética e, mais importante, os desequilíbrios hormonais poderiam estar em jogo.
O chá de chasteberry pode ajudar a tratar o desequilíbrio hormonal. Estudos mostram que o chá pode ser tomado a longo prazo para combater os efeitos nocivos da endometriose.
5. Pode ajudar a combater o câncer:
Chasteberry tem sido usado na China há muito tempo para complementar os tratamentos de câncer. Também demonstrou inibir a formação de tumores em linhas celulares de cancro humano.
Outro estudo suíço mostra como o extrato de Chasteberry pode inibir o crescimento celular e induzir a morte celular no caso de câncer de próstata. O Chasteberry contém certos componentes que ajudam a conseguir isso.
6. Aumenta a fertilidade:
Isto é especialmente verdadeiro em mulheres com defeito na fase lútea, onde a segunda metade do ciclo menstrual é encurtada. Por causa disso, seus ovários não liberam progesterona suficiente, levando à infertilidade.
Estudos mostram que essas mulheres, quando tratadas com extratos de Chasteberry, reduziram as fases luteínicas e aumentaram as chances de fertilidade. Mais interessante, chasteberry também pode aumentar a produção de dopamina, e isso pode suprimir a secreção de prolactina (que pode contribuir para a infertilidade).
7. Pode melhorar a saúde da próstata:
Chasteberry é conhecido por tratar uma próstata aumentada, uma condição também chamada hiperplasia benigna da próstata. Um aumento da próstata pode elevar o risco de câncer de próstata, e como já vimos, o chasteberry também tem o potencial de preveni-lo.
8. Pode tratar a acne:
Nós sabemos o que causa acne – desequilíbrio hormonal. E como o chasteberry tem o potencial de corrigir o desequilíbrio hormonal, ele pode ajudar no tratamento da acne. Consegue isso, sim, diminuindo a prolactina.
Esses foram os benefícios. Eles com certeza podem tornar a vida de uma mulher muito mais fácil, não é? E sim, isso nos leva ao próximo passo. Como você pode preparar o chá de chasteberry?
Como preparar o chá de chasteberry em casa:
Para isso, você precisa encontrar castiçais inteiros em seu mercado local. O procedimento é simples!
- Adicione 4 xícaras de água a uma panela e leve para ferver;
- Usando um pilão e almofariz, esmague uma colher de sopa das bagas e adicione-as a um infusor de chá ou bule de chá;
- Agora, despeje a água quente sobre as bagas esmagadas;
- Deixe em infusão por cerca de 10 minutos;
- Seu chá está pronto!
Dosagem regular de chasteberry:
Chasteberry está disponível em diferentes formas – como extratos líquidos, cápsulas ou comprimidos. No entanto, aqui estão as respectivas dosagens:
- Aliviar os sintomas da TPM, 400 mg por dia, antes do café da manhã;
- Tratar miomas uterinos, 400 mg, duas vezes ao dia;
- Tratamento da acne, 160 mg por dia;
- Aliviar os sintomas da menopausa, 160 a 240 mg por dia;
- Tratamento da infertilidade, 160 a 240 mg por dia;
- Tratamento da endometriose, 400 mg, duas vezes ao dia.
Essas dosagens ajudarão a tratar seus problemas. Mas há outra coisa que precisamos saber. O chá não é desprovido de alguns efeitos não tão bons.
Efeitos colaterais do chá de chasteberry:
- Gravidez e Amamentação: Como o chasteberry pode interferir com os hormônios, você não deve consumi-lo se estiver grávida ou amamentando.
- Câncer de Mama: Pela mesma razão (interferindo com os hormônios), o chasteberry pode piorar o câncer de mama. Portanto, evite seu uso.
Consumir Chá de Chasteberry em excesso também pode causar dor de cabeça, erupções cutâneas, dor de estômago, ganho de peso e tontura.