O chá de dente de leão para emagrecer de forma saudável, pois, é uma ótima dica para quem quer perder peso de forma natural e sem gastar horrores com isso, além disso o dente de leão é uma planta com flores amarelas e cresce em muitas partes do mundo.
Os botânicos consideram os dentes de leão como ervas.
As pessoas usam as folhas, caule, flor e raiz do dente de leão para fins medicinais.
Para que serve o dente de leão?
Embora o dente de leão tenha um grande número de propriedades, a maioria não é conhecida; portanto, em muitos casos, ele só foi usado como planta ornamental devido às suas flores.
Existem dois tipos diferentes de flores-leão, dependendo da subespécie disso e ambas são comestíveis na sua totalidade, mas todas são caracterizadas por terem flores amarelas brilhantes.
Na medicina tradicional, o dente de leão para emagrecer tem sido amplamente utilizado no tratamento de eczema e erupções cutâneas ou em certos tipos de infecções, especialmente infecções virais, mas principalmente em condições estomacais, gases e dores nas articulações.
Ele é também altamente apreciado como um ingrediente culinário, uma vez que é totalmente comestível, pois ele pode ser adicionado em sopas, saladas, vinhos ou infusões .
Em alguns lugares, a raiz de dente de leão torrado é usada como substituto do café.
Como o chá de dente de leão emagrece?
Dizer que o chá de dente de leão para emagrecer pode ser um pouco tendencioso, mas o emagrecimento pode ocorrer devido aos sintomas indiretos.
O efeito diurético pode manter o corpo limpo e livre de toxinas indesejáveis.
Ele também ajuda no funcionamento do fígado e ainda regula os níveis de açúcar na corrente sanguínea, assim evitando a ocorrência de hipoglicemia, a qual é uma das causas da compulsão alimentar.
Como se não bastasse, o aumento de fluxo biliar estimulado pelo dente de leão pode ajudar no funcionamento do metabolismo de gorduras no corpo.
Em estudos realizados com animais, pode-se provar que eles perderam cerca de 30% do peso inicial.
Ainda necessitamos de pesquisas realizadas com humanos, mas podemos adotar o uso seguro de dente de leão, para que assim possamos identificar alguns benefícios.
Devemos destacar que ao tomar o dente de leão para emagrecer, você consumirá apenas 25 calorias.
Benefícios do dente leão
1. Tem ação antioxidantes
Antioxidantes trabalham para neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres.
O corpo humano produz radicais livres naturalmente, mas eles causam danos ao acelerar o envelhecimento ou a progressão de certas doenças.
O dente de leão para emagrecer contêm beta-caroteno , que é um antioxidante que ajuda a proteger as células contra danos.
Pesquisas mostram que carotenóides, como o beta-caroteno, desempenham um papel vital na redução dos danos celulares.
A flor do dente-de-leão também está cheia de polifenóis, que são outro tipo de antioxidante.
2. Reduz o colesterol
Os dentes-de-leão contêm compostos bioativos que podem ajudar a diminuir o colesterol de uma pessoa.
Um estudo de 2010 examinou os efeitos do consumo de dente de leão em coelhos.
Seus resultados descobriram que a raiz e a folha do dente de leão podem ajudar a diminuir o colesterol em animais em uma dieta rica em colesterol.
Outro estudo em ratos descobriu que o consumo de dente de leão reduz o colesterol total e os níveis de gordura no fígado.
Os pesquisadores concluíram que o dente-de-leão pode um dia ajudar a tratar a doença hepática gordurosa não alcoólica relacionada à obesidade.
No entanto, testes em humanos são necessários para ajudar a determinar a eficácia do dente-de-leão para reduzir o colesterol.
3. Regula o açúcar no sangue
Existem evidências que sugerem que os dente de leão para emagrecer contêm compostos que podem ajudar na regulação do açúcar no sangue.
Em 2016, alguns pesquisadores propuseram que as propriedades anti-hiperglicêmicas, antioxidantes e anti-inflamatórias do dente de leão podem ajudar a tratar o diabetes tipo 2 .
No entanto, mais pesquisas são necessárias para fazer reivindicações definitivas.
4. Reduz a inflamação
Alguns estudos indicam que extratos e compostos de dente de leão podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo.
Em um estudo de 2014 , os pesquisadores descobriram que os produtos químicos presentes nos dentes de leão tiveram alguns efeitos positivos na redução das respostas inflamatórias.
Eles conduziram o estudo em células e não em participantes humanos, o que significa que são necessários mais estudos para concluir que o dente-de-leão reduz a inflamação no corpo humano.
5. Abaixa pressão sanguínea
Há pouca pesquisa para apoiar o uso de dente-de-leão na redução da pressão arterial . No entanto, os dentes de leão são uma boa fonte de potássio . Existem evidências clínicas que mostram que o potássio pode ajudar a reduzir a pressão arterial.
Por exemplo, a pesquisa descobriu que as pessoas que tomam um suplemento de potássio viram uma redução na pressão sanguínea, especialmente se já tivessem pressão alta .
6. Ajuda emagrecer
Alguns pesquisadores propuseram que o dente de leão poderia ajudar as pessoas a atingir suas metas de perda de peso.
Isso se baseia na capacidade da planta de melhorar o metabolismo dos carboidratos e reduzir a absorção de gordura.
Um pequeno estudo de ratos descobriu que o ácido clorogênico, um produto químico presente nos dentes-de-leão, pode ajudar a reduzir o ganho de peso e a retenção de lipídios.
Faltam evidências fortes para apoiar esta afirmação.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Como usar dente de leão:
A planta dente de leão para emagrecer pode ser usada para preparar chás, tinturas e sucos.
Pode também estar presente em formulações já prontas, disponíveis em farmácias e ervanárias.
Como fazer o chá de dente de leão para emagrecer ?
Ingredientes
- 1 colher de sopa de raiz de dente-de-leão esmagada;
- 150 mL de água.
Modo de Preparo
- Para preparar o chá, basta deitar 150 mL de água fervente sobre uma colher de sopa de raiz esmagada e deixar repousar durante 10 minutos.
- Pode-se beber uma chávena deste chá, 3 vezes ao dia, antes das refeições.
Quem não deve usar?
O dente-de-leão não deve ser utilizado em pessoas com hipersensibilidade a esta planta, que sofra de obstrução dos ductos biliares ou de oclusão intestinal. Além disso, também não deve ser usada na gravidez.
Malefícios
Embora seja raro, a utilização de dente-de-leão pode provocar transtornos gastrointestinais ou reações alérgicas da pele.
2. Chá de canela com açafrão
Ingredientes
- 2 colheres de chá preto ou verde;
- 1/4 colher de chá de canela;
- 1/8 colher de chá de açafrão;
- Uma colher de chá stevia, mel ou qualquer adoçante que você queira;
- fatias de limão, opcional.
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, adicione chá, canela, açafrão e adoçante ao fundo da imprensa francesa. (Ou, ao usar um saquinho de chá, aqueça um copo de água no fogão e adicione um saquinho de chá.
- Deixe ferver por alguns minutos e adicione outros ingredientes.)
- Em seguida, adicione água quente ao meio da prensa francesa e deixe fermentar por 3-5 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Deixe a mistura esfriar e adicione cubos de gelo.
- Quando a bebida esfriar até a temperatura ambiente, despeje o chá em uma caneca e beba!
- Lembre-se de adicionar uma fatia de limão, se quiser.
3. Chá de sementes de erva-doce
Ingredientes
- 1 colher de sementes de erva-doce;
- 1 xícara de água;
Modo de preparo
- Esmague as sementes de erva-doce em uma argamassa para liberar o óleo.
- Retire as sementes com uma colher de chá, coloque-as em uma bola de chá ou filtro e despeje o copo de água fervente sobre elas.
- Em seguida, deixe as sementes infundirem na água fervente por 7 a 10 minutos.
- Retire a bola de chá e despeje um pouco mais de água quente.
O que a erva doce faz ao seu corpo?
O teor de fibras, potássio, folato, vitamina C, vitamina B6 e fito-nutrientes, juntamente com a falta de colesterol, apoiam a saúde do coração.
Erva-doce contém quantidades significativas de fibra que diminui o risco de doença cardíaca, uma vez que ajuda a reduzir o montante total de colesterol no o sangue
O chá de erva doce faz você ficar com sono?
Uma porção de chá de erva doce quente é uma ótima maneira de relaxar após um longo dia, e colocando a erva-doce na bebida dá -lhe um impulso de saúde extra.
Como esta erva pode relaxar os músculos incluindo os músculos digestivos, você pode se sentir mais pronto para dormir depois de beber.
Quais os efeitos colaterais do chá da erva doce?
Os efeitos colaterais do chá de erva doce podem incluir:
- Dores de estômago e intestino.
- Convulsões relacionadas a tomar erva-doce óleo essencial por via oral têm também sido relatados.
- Algumas pessoas podem ter reações alérgicas da pele
4. Chá de gengibre com limão
Ingredientes
- Gengibre;
- Suco de 1 limão;
- Mel ( opcional);
- Canela ( opcional).
Modo de preparo
- Para quem quer acrescentar o limão à receita, basta cortá-lo ao meio e espremer seu suco junto ao gengibre e a água quente. Pode ser adicionado com a casca também.
- Após passar entre 8 a 10 minutos em fervura e tampado, também é necessário deixar que esfrie um pouco para depois coar. É possível unir à receita um pouco de canela.