O chá de erva cidreira é utilizado por diversas culturas para tratar e prevenir muitas enfermidades de forma totalmente natural em casa. Muitos perguntam para que serve por isso, preparamos este artigo pra lhe esclarecer esta dúvida e outras como: Quais os benefícios e Como Fazer fique atento até o final do artigo e confira.
A Erva Cidreira é nativa do sul da Europa e do norte da África e é cultivada há mais de 2000 anos. Tem uma longa história como erva medicinal e também fazia parte de uma bebida que assegurava a longevidade. Os árabes introduziram-na como erva medicinal, foi tomado para ansiedade e depressão.
O chá de erva cidreira ainda é conhecido na França hoje como um remédio para fadiga e dores de cabeça. As folhas desta erva foram esfregadas em colmeias para evitar enxames e encorajar as abelhas a retornarem às colmeias. O médico grego Dioscorides escreveu sobre o fato de ser usado para picadas de escorpiões e picadas de insetos e cães.
O que é erva cidreira?
A Erva Cidreira é planta de tipo perene que pertence ao Oriente Médio, Ásia e Europa. Categorizado cientificamente como Melissa officinalis, a erva-cidreira é um membro da família da hortelã.
As flores amarelas brilhantes da planta florescem na primavera e no verão que possuem fragrância agradável. Você pode encontrar variação nas folhas de erva cidreira, amarelado a verde escuro. Além disso, você pode armazenar folhas frescas de erva-cidreira na geladeira. Você pode encontrar o chá de erva cidreira, óleo essencial e cápsula no mercado também.
História da erva cidreira:
Por mais de 2000 anos a Erva Cidreira foi cultivada e usada por suas propriedades medicinais e por sua capacidade de atrair abelhas. Foi usado para ajudar as abelhas domesticadas a não se afastarem de suas colmeias.
Suas folhas e flores foram usadas para fazer um chá para tratar distúrbios nervosos e outras doenças. Era uma erva essencial para os gregos antigos e já no século VIII, o imperador francês Carlos Magno tomava chá de erva cidreira todos os dias para prevenir doenças e assim ordenou que a erva fosse cultivada em todos os jardins.
Propriedades da erva cidreira:
O Erva Cidreira possui uma grande quantidade de propriedades que fornecem uma ampla gama de benefícios a nossasaúde. É uma fonte de vitaminas essenciais, tais como a Vitamina A, Vitamina B1 (tiamina), Vitamina B2 (riboflavina), Vitamina B3 (niacina) Vitamina B5 (ácido pantotênico), Vitamina B6 (piridoxina), Vitamina folato e Vitamina C. e os minerais como Potássio , Cálcio, Magnésio, Fósforo, manganês, cobre, Zinco e ferro, que são necessários para o bom funcionamento do corpo humano.
Para que serve chá de erva cidreira?
É utilizado há décadas para tratar e prevenir diversos tipos de enfermidades. Além disso, constituintes químicos primários incluem óleo essencial (citral, linalol, eugenol, citronelal, geraniol), taninos, princípio amargo, resina, taninos, polifenóis, flavonoides, ácido succínico e ácido rosmarínico.
Preparação e armazenamento:
Folhas frescas podem ser armazenadas em sacos plásticos na geladeira por alguns dias ou podem ser congeladas. Além disso, as folhas secas devem ser armazenadas em um recipiente hermético. Para secar as folhas, evite a exposição à luz ou ao calor, espalhe-se no jornal ou pendure-se em cachos em um local escuro e arejado. As folhas perdem um pouco do sabor quando secas. Folhas secas podem ser usadas como um ingrediente em chás medicinais.
Usos culinários:
Devido ao seu delicado sabor a Erva Cidreira possui um amplo potencial culinário. Além disso, de usar folhas frescas como um enfeite atraente, folhas frescas picadas podem ser usadas para adicionar sabor a pratos doces ou picantes. Combina bem com pimenta da Jamaica, folhas de louro, hortelã, alecrim e tomilho. Ervas frescas com óleos essenciais, no entanto, são menos potentes e devem ser adicionadas no final do cozimento.
Uma adição maravilhosa para saladas de frutas, saladas verdes, manteigas de ervas, bebidas de frutas , sorvetes. Também pode ser usado em pratos de ovos, cremes, sopas e ensopados. Funciona bem em recheios para aves de capoeira, cordeiro ou porco. Seu sabor sutil é perfeito para molhos e marinadas para peixes. Além disso, a Erva Cidreira e o cerefólio também são uma boa combinação.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Benefícios do chá de erva cidreira:
1. Ajuda a tratar herpes labial:
O chá de erva cidreira é bastante utilizado para combater o vírus da herpes. Contém flavonoides, ácidos fenólicos e outros compostos que combatem o vírus do herpes, explica o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Pesquisas médicas descobriram que pode efetivamente tratar feridas do vírus herpes simplex, afirma o Centro Médico da Universidade de Georgetown.
A Universidade de Georgetown cita estudos que encontraram melhora significativa na cicatrização de feridas em pacientes com lesões de herpes ao redor da boca e genitais. O sistema de saúde da Universidade de Michigan também aponta pesquisas clínicas duplamente cegas que confirmam consumir pode acelerar a cicatrização de feridas causadas pelo vírus herpes simplex na boca. Nos estudos em humanos, a erva-cidreira ajudou a reduzir significativamente a vermelhidão e o inchaço após apenas dois dias,
2. Melhora a saúde do coração:
Cinqüenta e cinco voluntários participaram de uma pesquisa de tratamento de 14 dias com o consumo do chá de erva cidreira. Verificou-se que reduziu a frequência de episódios de palpitação do coração e também diminuiu a ansiedade sentida pelos pacientes como resultado das palpitações. Nenhum efeito colateral grave foi observado.
Há também evidências que sugerem os Benefícios incluem proteção contra arritmia ou batimentos cardíacos irregulares. Estudos realizados em ratos concluíram que o chá de erva cidreira também é um agente antiarrítmico.
Veja no vídeo abaixo outros benefícios do chá de erva cidreira:
Receitas do chá de erva cidreira:
Receita do chá de erva cidreira:
- Além disso, para fazer uma boa xícara de chá, você pode usar folhas ou flores frescas ou secas de erva cidreira. Para obter os melhores resultados, prepare seu chá com folhas frescas.
- Comece enchendo a chaleira com água e deixe ferver (100ºC).
- Em seu bule coloque 1 colher de chá de erva-cidreira seca por 250ml (1 xícara) de água.
- Além disso, se você usar folhas frescas de erva cidreira, então são 2 colheres de chá por xícara de água. Ao usar ervas frescas, certifique-se de lavá-las e cortá-las corretamente.
- Despeje a água fervente e deixe seu chá em infusão por cerca de 5 a 10 minutos. Quanto mais tempo você ficar íngreme, mais forte será o chá.
- Além disso, coe e sirva. Você pode adicionar mel para adoçar o chá e ajudá-lo a tratar problemas respiratórios mais rapidamente.
- Você pode beber este chá 3 a 4 vezes ao dia. Se você está bebendo este chá para a cura digestiva, beba depois das refeições; Se você estiver tomando erva-cidreira para acalmar seus nervos e melhorar o seu sono, então beba um copo cerca de 1 hora antes de ir para a cama.
- Além disso, este é um chá agradável refrescante com um aroma e sabor cítrico. Por isso, mesmo que esteja apenas à procura de uma infusão de ervas aromáticas para beber à tarde, esta é a escolha perfeita para pele.
Chá de erva cidreira com mel:
INGREDIENTES:
- 2 colheres de chá de folhas frescas de erva cidreira;
- 2 xícaras de água;
- 1 colher de chá de mel ou açúcar, a gosto.
MODO DE PREPARO:
- Leve a água para ferver em uma panela pequena.
- Além disso, coloque as folhas de erva-cidreira em uma caneca e despeje água fervente sobre elas.
- Deixe o chá em infusão por 5-10 minutos, dependendo da intensidade desejada.
- Além disso, adicione açúcar ou mel, se desejar, e depois divirta-se!
Chá de erva cidreira com laranja:
INGREDIENTES:
- Além disso, 700 ml de água;
- 1 laranja descascada em pedaços;
- Além disso, 2 sachês de camomila.
MODO DE PREPARO:
- Além disso, ferva a água, adicione as laranjas e depois os sachês. Aguarde até que ferva por aproximadamente 2 minutos e sirva.
Efeitos colaterais:
É geralmente segura para a maioria das pessoas. Além disso, mas, como afeta a atividade da tireoide, as pessoas que tomam remédios para a tireoide ou que têm hipoatividade grave (hipotireoidismo) não devem tomá-la.
Alguns pacientes apresentaram efeitos colaterais leves após o tratamento com extrato. Além disso, se você estiver grávida ou amamentando, consulte seu médico antes de usá-lo regularmente.
IMPORTANTE: O chá de erva cidreira pode interagir com certos medicamentos, como medicamentos para a tireoide e medicamentos para o HIV, explica a Universidade de Maryland. Converse com seu médico antes de tomar para evitar interações com medicamentos ou problemas de saúde.