Início » Chás » Chá de Erva-Doce – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais

Chá de Erva-Doce – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais

chá de erva doce

Chá de Erva-Doce – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais! O Chá de Erva-Doce dispõe de nutrientes primordiais para o bem-estar da saúde. Além disso, a origem do Chá de Erva-Doce vem da região do Mediterrâneo, de onde a planta é originária. Em função da fácil adaptação a outros ambientes, esta planta passou a ser cultivada ao redor do mundo.

Chá de Erva-Doce-3

O Chá de Erva-Doce é utilizado desde a Grécia antiga, quando era parte de rituais e celebrações. Na mitologia grega, Prometheus roubou o fogo dos deuses com um talo desta erva, o que demonstra sua importância. A Erva-Doce pertence a apiacaea família e é conhecido por seu aroma e a mistura única de sabor que traz para vários pratos, inclusive chás, por isso esta erva é amplamente utilizada com objetivo terapêutico. O Chá de Erva-Doce – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais, são eles:

Valores nutricionais:

Vitaminas no Chá de Erva-Doce:

  • Retinol (cmg): –
  • Vitamina A (RAE) (cmg): 6,67
  • Tiamina (mg): 0,01
  • Riboflavina (mg): 0,03
  • Niacina (mg): 0,64
  • Niacina (NE) (mg): 0,64
  • Piridoxina (mg): 0,05
  • Cobalamina (mcg): –
  • Folato (DFE) (mcg): 27,00
  • Vitamina D (cmg): –
  • Vitamina E (mg): 0,02
  • Vitamina C (mg): 12,00

Agora que conhecemos os valores nutricionais, veja também os benefícios do Chá de Erva-Doce para saúde:

Benefício do Chá de Erva-Doce Para Saúde do Coração: Ele também pode contribuir com o fortalecimento do coração.

Isso devido ao fato dele ser fonte de antioxidantes e vitaminas.

Benefícios do Chá de Erva-Doce Para o Sistema Digestivo: Este chá é utilizado para auxiliar o sistema digestivo desde os tempos antigos pelos ancestrais romanos e egípcios.

Benefício do Chá de Erva-Doce Para Tratar Problemas Respiratórios: Ele também é utilizado como um remédio caseiro para tratar sintomas de problemas como bronquite e tosse crônica.

Benefícios da Erva-doce Para Saúde:

Saúde dos Olhos: Ele pode ajudar a tratar olhos doloridos ou inchados pela manhã, além de infecções no local.

A receita é molhar uma bolinha de algodão no Chá e aplicar nos olhos.

erva doceBenefício do Chá de Erva-Doce Contra o Câncer: Este chá é rico em compostos anti-cancerígenos, como antioxidantes, flavonoides, alcaloides e fenóis. O extrato das sementes são conhecidas por terem essas propriedades.

O Chá de Erva-Doce contêm anethole, que possui propriedades anti-inflamatórias e é considerado por inibir o desenvolvimento do câncer.

Benefícios do Chá de Erva-Doce Para Aliviar o Sintomas Menstruais: O Chá de Erva-Doce também é tradicionalmente utilizado como um medicamento natural e popular para tratar a dismenorreia, que são as cólicas que surgem durante o período menstrual das mulheres.

Isso porque as propriedades presentes no Chá de Erva-Doce, como antiespasmódicas, fitoestrogênicas e anti-inflamatórias atuam juntas acalmando os músculos uterinos.

Benefícios da Erva-doce Para o Corpo:

Benefícios do Chá de Erva-Doce Contra o Colesterol: A absorção do colesterol nas artérias é impedida pela ação da ligação das fibras com os sais biliares. A fibra encontrada no Chá de Erva-Doce diminuem a reabsorção do colesterol, evitando assim quaisquer doenças relacionadas com o coração.

Benefícios do Chá de Erva-Doce Para Tratar a Anemia: O ferro e a histidina, são aminoácidos encontrados no Benefícios do Chá de Erva-Doce, e são úteis no tratamento da anemia. Considerando que o ferro é o principal componente da hemoglobina.

Outros Benefícios do Chá de Erva-Doce: O Chá de Erva-Doce possui muitos beneficios para a saúde, além dos citados acimas, o Chá de Erva-Doce possui muitas outras vantagens para o corpo. Assista o vídeo abaixo e confira:

Usos do Chá de Erva-Doce:

O Chá de Erva-Doce serve para tratar dor de barriga, indigestão, inchaço, acidez estomacal, asma, bronquite, espasmos, cólicas, dor de barriga, dor de cabeça, inflamações, tosse, gases, palpitações, gripe e coriza.

Receita do  Chá de Erva-Doce:

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de sementes secas de Erva-Doce;
  • 1 l de água.

Modo de Preparo:

  • Ferver a água;
  • Adicionar a Erva-Doce, desligar o fogo e deixar a mistura descansar ao longo de cinco minutos;
  • Coar, adoçar (se assim achar necessário) e servir-se.

Efeitos colaterais do Chá de Erva-Doce:

Os efeitos colaterais do Chá de Erva-Doce incluem náuseas, vômitos e reações alérgicas, quando consumido em excesso.

Contraindicações do Chá de Erva-Doce:

O Chá de Erva-Doce está contraindicado em pacientes com úlcera duodenal, refluxo, colite ulcerosa ou diverticulite, devendo também ser evitado por pacientes fazendo suplementação de ferro.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.