O chá de espinheira santa vem das folhas dessa erva que seu nome científico é Maytenus ilicifolia, também conhecido como cancrosa, chuchuwasi ou maiteno. É um arbusto nativo do nordeste da Argentina e uma grande parte do Paraguai, a região sul do Brasil e do Uruguai.
É uma planta perene que atinge uma altura de cinco metros, com galhos finos, tronco reto e largo. Possui folhas simples e alternadas, com formato elíptico de até 7 cm de diâmetro. As flores são pequenas, as masculinas são amareladas e as fêmeas são verdes com linhas púrpuras. A fruta é uma cápsula amarela com uma ou duas sementes cobertas por uma membrada vermelha.
Origem:
A espinheira santa é nativa da América do Sul. O nome científico da Espinheira Santa é Maytenus ilicifolia, e pertence à família de plantas medicinais Celasteraceae. A espinheira santa é um arbusto perene ou clima subtropical ameno, típico de colinas e montanhas, de 1 a 5 m.
Na natureza, a erva da Espinheira Santa cresce principalmente em locais de semi-sombra, fértil, profunda, um tanto argilosa e bem drenada. As folhas da Espinheira Santa são simples e alternadas, pecíolos curtas, com borda de dentes espinhosos, elípticas ou oblongas de 4 a 7 cm. E entre 1 e 3 cm. larga, a cor é verde brilhante e opaca pelo raio na parte inferior.
As flores desta planta medicinal são amareladas, pequenas e também podem crescer sozinhas ou em buquês. O fruto da Espinheira Santa, é uma cápsula que contém de 1 a 4 sementes e, claro, abre no outono.
Propriedades:
Vamos agora entrar em detalhes sobre os usos medicinais do chá de espinheira santa e como você pode usá-lo para alguns problemas de saúde. Em primeiro lugar, deve destacar entre as suas propriedades os seguintes componentes: maitansinóides, tem cangoaronina, Celastrol, dispermol, friedlano, friedelina, ilicolina, campferol, maitenina, ácido maytenoico, quercetina, taninos, sódio, ferro, potássio, magnésio, enxofre, cálcio, mucilagens, proantocianinas, ácido salico e tingenol. Também contém vitaminas A e B.
Para que serve:
O chá de espinheira santa pode ser usado para curar a inflamação da bexiga, febres intestinais e também para combater infecções estomacais, é muito bom em seu uso externo para lavar feridas, cortes, e se surto de crescimento nos tendões é usado como compressa quente para acalmar a dor. Também é recomendado para a infecção de molares e para reduzir a inflamação das gengivas.
Benefícios do chá de espinheira santa:
1. Aliviar a asma:
O chá de espinheira santa tem a capacidade de tratar problemas brônquicos, bronquite e asma. Também é usado para tratar cãibras.
2. Anticanceroso:
Desde o ano de 1970 o chá de espinheira santa tem sido estudado para tratar problemas de câncer e como um bálsamo anti-tumoral.
3. Antiácido natural:
Uma das principais propriedades do chá de espinheira santa é agir como um poderoso antiácido. Seu extrato neutraliza os ácidos gástricos. É também usado como um antiespasmódico, isto é, para controlar as contrações do estômago. Para aproveitar essas propriedades, são recomendadas infusões das folhas para serem usadas.
O consumo desta infusão ajuda a regular a produção de ácido clorídrico pelo estômago. Isto faz com que seja uma bebida muito útil para o tratamento de úlceras de origem nervosa, mas também cura úlceras estomacais.
4. Sistema digestivo:
É, juntamente com suas propriedades na fertilidade, um dos benefícios mais reconhecidos. É usado para combater gastrites, dispepsia e úlceras gastroduodenais. Seu uso é recomendado em casos de alcoolismo, tomando um litro por dia durante um mês para limpar o corpo e aliviar os efeitos colaterais.
5. Pode ser usada com erva-mate:
Em alguns casos, esta planta é adicionada às preparações de erva-mate para desfrutar de suas propriedades medicinais ao consumir esta bebida tradicional. Ao consumi-lo com a erva-mate, você pode controlar a pressão alta, dor nas articulações, para facilitar a salivação e evitar tumores.
6. Promove a cicatrização:
O chá de espinheira santa é utilizado externamente para estimular a cicatrização e como bactericida, principalmente nos casos de acne e eczema.
7. Sedativo e analgésico:
O uso do chá de espinheira santa funciona como um ótimo tranquilizante com uma eficiência muito semelhante à da morfina. Alivia a dor de úlceras e gengivas gástricas ou da garganta. Para esses casos, você pode enxaguar a boca.
8. Controla o colesterol:
O chá de espinheira santa age como um produto para limpar o sangue. É um depurativo natural que serve para limpar o sangue de vários resíduos, entre eles o colesterol. É recomendado para pessoas que pararam deixaram o álcool e o tabaco.
Para aproveitar esses benefícios, recomenda-se consumir a infusão das folhas.
Algumas curiosidades:
Vamos passar por algumas curiosidades sobre esta planta medicinal que provavelmente lhe dará mais informações de interesse:
- Em 1922, o professor A. Franca, da Faculdade de Medicina do Paraná, descobriu suas propriedades anti-ulcerogênicas.
- Uma curiosidade, os índios guaranis, usavam este chá como contraceptivo e regulador da fertilidade, também para induzir a menstruação ou abortos.
- Outra curiosidade é que suas folhas e segmentos são utilizados para substituir a erva-mate, devido à sua similaridade. Aqueles que trabalham como operários na província de Misiones, na Argentina, brindam suas folhas e pisam-nas para curar as feridas produzidas pelo seu trabalho.
- É usada para produzir carvão.
- Tem um grande valor ornamental, serve como uma cerca viva e suas folhas servem como arranjos de Natal.
Receitas de chá de espinheira santa:
1. Espinheira santa com lavanda:
INGREDIENTES:
– 1 punhado de espinheira santa;
– 1 punhado de erva cidreira;
– 10 folhas de lavanda com as flores;
– 1 punhado de hortelã;
– 1 litro de água;
– 2 rodelas de limão.
MODO DE PREPARO
- Ferva a água acrescente as ervas, desligue e deixe em infusão por alguns minutos.
- Coe e sirva quente com as rodelas de limão.
2. Chá de espinheira santa em compressas:
- As compressas são recomendadas para aplicações em que respostas rápidas são desejadas.
- Você deve usar 10 folhas de espinheira santa em ½ litro de água, deixe ferver por 3 minutos e retire do fogo.
- Deixe esfriar naturalmente e depois use.
3. Espinheira santa com alecrim e hortelã:
INGREDIENTES:
– 1 litro de água;
– 2 colheres de sopa de folhas secas de espinheira santa;
– 1 colher de chá de alecrim;
– 1 colher de chá de hortelã.
MODO DE PREPARO
- Ferva a água, adicione as ervas e abafe por 20 minutos.
- Sirva morno antes das refeições ou antes de dormir.
4. Espinheira santa para uso externo:
- Se você quiser usar esta erva, você deve aquecer 50 g em um litro de água, deixando ferver por 5 minutos. Com este líquido você deve lavar feridas e úlceras.
5. Chá de espinheira santa:
INGREDIENTES:
– 3 colheres (sopa) de espinheira santa;
– 500 ml de água.
MODO DE PREPARO
- Ferva a erva com a água em uma panela por alguns minutos.
- Desligue, abafe e deixe descansar.
- Sirva morno.
- Se precisar adoce com mel para disfarçar o sabor.
Efeitos colaterais:
- Seu uso não é recomendado para crianças, mulheres grávidas ou lactantes.
- O consumo desta planta pode causar contrações uterinas causando abortos.
- Nas mães que amamentam, pode causar a redução da produção de leite materno.
- Se você pretende engravidar, deve consumi-lo, pois reduz a fertilidade das mulheres.
- Também é necessário consultar o médico antes de qualquer dúvida ou limitação física.