O chá de feno grego contém, em suas sementes, vitamina C, proteína, potássio, niacina, diosgenina, lisina, alcaloides e L-triptofano, assim como saponinas esteroides. Pode ser usado para combater a anemia, problemas digestivos, febre, problemas respiratórios, insônia, diabetes, feridas, inflamações e problemas de caspas.
Esse alimento ainda atua na redução do colesterol LDL, ou seja, no colesterol ruim, que provoca o entupimento das veias, isso porque contém uma fibra natural solúvel onde reduzir doenças cardiovasculares.
Além disso, o feno grego, popular como alforva ou alfarva, é uma planta silvestre que se originou do Paquistão e da Índia, seu uso é terapêutico desde de muito tempo. Ele também tem propriedades anticancerígenas, diminui os níveis de glicose, colesterol, auxilia em problemas digestivos, na queda de cabelo, na circulação e dentre outros.
É bem encontrado na agricultura dos países do Mediterrâneo, França, Argentina, Índia, Estados Unidos e Norte da África. É utilizado ainda como comida, condimento e planta medicinal.
Benefícios do chá de feno grego para saúde:
Nós sabemos que o chá tem benefícios. Mas que tal ter um chá especial que pode até mesmo manter as doenças perigosas afastadas? Sentindo frio nos invernos? Ou quer manter a saúde geral? O chá de feno-grego pode fazer maravilhas. Para saber mais, continue lendo!
1. Melhora a saúde do coração:
Um grande benefício que o chá tem nesse aspecto é que ele evita o endurecimento das artérias. Além disso, este chá também é conhecido por diminuir os níveis de colesterol, que é um dos maiores contribuintes de doenças cardíacas. Um estudo mostra como tomar feno-grego a cada dia pode diminuir o colesterol no sangue em pacientes com doença arterial coronariana.
De acordo com alguns relatórios de pesquisa, isso pode ser atribuído à capacidade do feno-grego de aumentar os níveis da enzima antioxidante glutationa, que é conhecida por aumentar a saúde do coração.
2. Trata constipação:
O feno-grego contém fibras solúveis em água, o que ajuda a tratar a constipação. De fato, as sementes de feno-grego e o chá contribuem para um ótimo tratamento para a colite ulcerativa – graças às propriedades antiinflamatórias das sementes.
O chá de feno grego também tem sido usado na medicina tradicional chinesa para tratar problemas digestivos. Algumas fontes também sugerem que tomar as refeições pós-chá pode ajudar na digestão.
3. Ajuda a combater a inflamação:
O feno-grego contém ácidos linolênico e linoleico, ambos oferecendo benefícios anti-inflamatórios. A medicina tradicional chinesa também considera o feno-grego como um poderoso combatente da inflamação.
Além disso, o chá pode ter efeitos semelhantes nos sintomas da artrite também. Em um estudo indiano, descobriu-se que o feno-grego tem efeitos benéficos em ratos artríticos induzidos por adjuvante. Além disso, outra pesquisa também sugere que o feno-grego imita o estrogênio e pode, portanto, paralisar as condições autoimunes (sendo uma delas a artrite).
4. Promove a perda de peso:
Alguns estudos mostraram que as pessoas com sobrepeso que tomaram sementes de feno-grego por seis semanas reduziram seu consumo de gordura após o período de tempo. Outro estudo mostrou como a ingestão de feno-grego poderia diminuir o consumo de gordura, mesmo em adultos saudáveis.
5. Auxilia no tratamento da diabete:
A fibra solúvel no feno-grego pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, e isso é um benefício para pacientes com diabetes. Consegue isso diminuindo a absorção de carboidratos. E então, há um estudo iraniano que nos diz como tomar feno-grego pode ter efeitos benéficos no diabetes tipo 2.
6. Aumenta a função cerebral:
Um composto de feno-grego (chamado trigonelina) foi encontrado para ter efeitos de aumento do cérebro. Outras pesquisas também sugerem que o chá de feno grego pode prevenir a perda de memória relacionada à idade e outras doenças cerebrais graves, como Parkinson e Alzheimer.
Além disso, este chá o também pode reduzir a toxicidade do alumínio, prevenindo assim doenças cerebrais.
7. Melhora a saúde sexual masculina:
Algumas pesquisas sugerem que homens que tomam chá de feno grego podem aumentar sua libido em pelo menos um quarto. Portanto, isso pode ser atribuído às saponinas do feno grego, que estimulam a produção de hormônios sexuais como a testosterona nos homens.
Outros estudos preliminares mostram que a ingestão de feno-grego pode melhorar a excitação sexual, energia e resistência em homens. Também ajuda os homens a manterem seus níveis normais de testosterona.
8. Benéfico durante a amamentação:
As mulheres têm usado o feno grego desde os tempos antigos para estimular e aumentar o fluxo de leite. Alguns acreditam que o óleo no feno-grego pode ser responsável por isso.
Um estudo de Massachusetts também chama o feno grego de um dos potentes galactagogos de ervas. Embora precisemos de uma pesquisa mais extensa sobre isso, o chá certamente é saudável para uma produção adequada de leite materno.
Algumas evidências anedóticas também sugerem que o chá de feno grego pode ajudar na ampliação do peito. No entanto, sugerimos que fale com o seu médico antes de usar o chá para este fim.
9. Oferece alívio respiratório:
Os relatórios sugerem como o chá de feno grego pode aliviar o congestionamento e os sintomas associados. Além disso, de fato, o chá foi usado pelos egípcios há milhares de anos. Pode dissolver o muco nos pulmões, garganta e seios. Outras doenças respiratórias, como dor de garganta e tosse fria, também podem ser tratadas com feno-grego.
10. Combate envelhecimento precoce:
O chá de feno grego, especialmente aquele feito a partir de sementes germinadas, exibe maior atividade antioxidante, e isso combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce.
Você pode consumir este chá ou misturar as sementes com iogurte e aplicar a pasta no rosto duas vezes ao dia (deixe a pasta por 30 minutos e depois lave com água fria). Este método também pode tratar manchas e acne. O ácido láctico no iogurte esfolia a pele, melhorando a saúde geral da pele.
11. Trata a Caspa:
Uma maneira simples de tratar a caspa é usar o chá de feno grego como uma lavagem capilar pós-xampu. Em seguida depois de terminar a lavagem, lave o cabelo com o chá. Você também pode lavar o cabelo com o chá depois de usar o condicionador.
Como fazer o chá de feno grego?
Fazer o chá é simples. Você só precisa de algumas sementes de feno-grego. Siga o procedimento abaixo:
Etapas:
- Esmague as sementes em um pilão ou almofariz;
- Ferva a água em uma chaleira. Despeje em um bule de chá ou em um recipiente;
- Em seguida, adicione as sementes de feno-grego amassadas. Você também pode adicionar outras ervas e folhas de chá soltas;
- Cubra e coloque as sementes por cerca de 3 minutos;
- Passe por um coador de chá em um copo ou outro recipiente;
- Em seguida, você também pode adoçar com mel ou stevênia se quiser;
- Beba o chá quente ou frio.
Efeitos colaterais do chá de feno grego:
- Problemas durante a gravidez: Consumir chá de feno-grego durante a gravidez pode levar a contrações uterinas. Por isso, evite-o.
- Pode baixar muito o açúcar no sangue: Como feno-grego pode reduzir o açúcar no sangue, tomar o chá junto com açúcar ou medicamentos para diabetes pode causar problemas. Por favor, verifique com seu médico antes de consumir o chá.
- Alergias: Pessoas alérgicas a amendoim, soja, ervilhas podem ser alérgicas ao chá de feno-grego também. Por isso, é melhor que elas evitem.