O chá de folha de amora possui benefícios importante, pois são muito úteis para você tratar muitos tipos de doenças e impedir que elas aconteçam. Sim, as pessoas costumam pegar a fruta da amora para consumir e, muitas vezes, removem as folhas, pois acham que essas folhas não tem serventia. No entanto, na verdade, você pode usar as folhas para muitos tipos de coisas, especialmente para fazer o chá.
O que é chá de folha de amora?
Chá de folha de amora é feito de folhas de amora secas é uma bebida à base de ervas suaves que tem uma ampla gama de propriedades medicinais. Este chá descafeinado pode ser apreciado quente ou frio com pão e outros sabores.
Para que serve chá de folha de amora?
Chá de folha de amora contém 22 vezes mais cálcio que o leite. Esta notícia revolucionária vai mudar nossa perspectiva sobre o consumo de leite animal e aponta para a folha padrão como o melhor substituto para o leite de vaca.
Estudos realizados pelo Ministério da Saúde do Japão, revelam que a folha de amoreira é uma ótima fonte de proteína e sais minerais, razão pela qual traz grandes benefícios para o corpo:
- Estimula o funcionamento do fígado e dos rins;
- Ajuda a manter os níveis de colesterol equilibrados;
- Regula o intestino;
- Previne diabetes;
- Evite hipertensão;
- Combate a obesidade;
- Ajuda a prevenir o câncer;
- Previne a osteoporose;
- Atrasa a calvície.
Propriedades:
O chá de folha de amora tem muitas propriedades que nosso corpo pode se beneficiar. Em primeiro lugar, é capaz de ajudar o sistema cardiovascular e aliviar os sintomas mais comuns da menopausa, como irritabilidade, hipertensão, ganho de peso, depressão e ondas de calor. Suas propriedades antioxidantes, no entanto, combatem o envelhecimento e os radicais livres, assim como os defeitos clássicos da pele. Chá de folha de amora também é muito ricas em cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas C e E.
Benefícios do chá de folha de amora:
1. Cuida da pele:
O alto nível de polifenóis e outros antioxidantes no chá de folha de amora tem a capacidade de melhorar a aparência da pele, pois os antioxidantes podem procurar os radicais livres e neutralizá-los antes que possam causar mais danos permanentes, como rugas ou manchas da idade.
2. Combate o câncer:
Da mesma forma, esses mesmos compostos antioxidantes que previnem o estresse oxidativo e a inflamação são conhecidos por diminuir o risco de câncer. As vitaminas C, E e A encontradas neste chá aumentam ainda mais as defesas do organismo contra doenças crônicas.
3. Auxilia na saúde do coração:
Os flavonóis e antocianinas presentes neste chá têm sido diretamente ligados à diminuição da pressão arterial, que pode ter um efeito importante sobre o sistema cardiovascular. Também acalma arritmias cardíacas e outros problemas cardíacos, incluindo a prevenção da aterosclerose.
4. Aumenta os níveis de energia:
Como acontece com qualquer forma de chá preto, há uma certa quantidade de cafeína no chá de folha de amora, embora notavelmente menos do que você encontraria em uma xícara de café. Isso pode proporcionar uma agradável explosão de energia no final do dia, sem se preocupar em ficar sem sono.
5. Ajuda o sistema digestivo:
Existem certos compostos no chá de folha de amora que podem estimular o sistema digestivo, o que pode reduzir o risco de constipação e a sensação de inchaço, ao mesmo tempo que promove movimentos intestinais saudáveis e suaves e menos inflamação no intestino.
6. Aumenta a densidade óssea:
Chá de folha de amora contém minerais essenciais e nutrientes que o corpo precisa para manter sua densidade mineral óssea. Cálcio e magnésio, entre outros, são encontrados em boas quantidades nessas frutas e, portanto, na infusão, o que pode diminuir o risco de desenvolver osteoporose à medida que você envelhece.
7. Controla a coagulação sanguínea:
Um dos nutrientes mais importantes do nosso corpo é a vitamina K, embora seja muitas vezes esquecido. Este nutriente é encontrado em altas concentrações no chá de folha de amora e pode ajudar a coagular o sangue, o que é ideal para pessoas com distúrbios hemorrágicos. Isso pode ser complicado com outros medicamentos que afinam o sangue, por isso não deixe de falar com um médico.
8. Gravidez:
Evidências pontuais apontam para o uso de chá de folha de amora para aliviar dores de parto e estimular contrações, tornando-se um remédio muito valioso para mulheres grávidas, mas o chá não deve ser consumido no início da gravidez, devido à mesma atividade estimulante.
9. Trata garganta inflamada:
Se você sentir que sua garganta esta com coceira ou dor, então você pode ter sintomas de dor de garganta. Isso também afetará sua voz, o que faz com que pareça rouca. Mas não se preocupe, pois as folhas de amora podem ser usadas como tratamento para a dor de garganta. O que você precisa fazer é ferver isso deixa com água, em seguida, beber a água enquanto ainda está quente para curar sua dor de garganta.
10. Ajuda a tratar hemorroida:
A hemorroida faz com que suas veias se tornem inflamadas e inchadas, o que também é muito doloroso de se ter. Mas você não deve se preocupar, pois os benefícios de saúde do chá de folha de amora é capaz de tratar esta doença. Especialmente desde que as folhas tem propriedades anti-inflamatórias que você pode usar como tratamento para hemorroidas. Você pode pegar as folhas e transformá-las em chá, que você pode consumir diariamente até que a hemorroida desapareça.
Confira neste vídeo outros benefícios do chá de folha de amora para saúde:
Como usar:
Dicas de Saúde sugere o uso de uma infusão de folhas de amora para tratar dor de garganta, boca e diarreia.
Para uma infusão, ele sugere 2 a 3 colheres de chá de folhas secas de amora por uma xícara de água fervente. Deixe descansar por 20 minutos. Beba uma infusão 3 vezes por dia.
Receitas de chá de folhas de amora simples:
1. Folhas de amora simples:
INGREDIENTES:
– 20 gramas de folhas secas de amora;
– 1 litro de água.
MODO DE PREPARO:
- Ferva a água e deixe as folhas de amora em infusão por 15 minutos.
- Filtre tudo e consuma o chá de ervas 2 ou 3 vezes ao dia , longe das refeições.
2. Folha de amora para emagrecer:
INGREDIENTES:
– 1 litro de água;
– 1 colher (sopa) de folhas secas de amoreira;
– Pau de Canela.
MODO DE PREPARO:
- Coloque um litro de água em uma panela e coloque no fogo.
- Desligue o fogo assim que começar a ferver.
- Agora adicione um punhado de folhas de amora e o pau de canela e deixe descansar por 5 minutos.
- Esta infusão chegará a você por 4 xícaras.
- Por dia, recomenda-se tomar um total de 2 a 3 xícaras.
- O primeiro pode estar em jejum com o estômago vazio, quando você acorda.
- Outra, você pode tomar a noite antes de ir dormir.
- E o terceiro pode ser tomado antes ou depois de qualquer das refeições.
3. Folha de amora branca:
INGREDIENTES:
– 1 Lt de água;
– 1 Colher de sopa de folhas secas de amora branca.
MODO DE PREPARO:
- Colocar o litro de água em uma panela e levar ao fogo para ferver;
- Então, acrescentar as folhas secas de amora branca e desligar o fogo;
- Deixar descansar durante alguns minutos e tomar o chá quando ele estiver morno.
Contraindicações:
Não existem contra-indicações específicas quanto ao consumo de chá de folha de amora. As pessoas alérgicas às amoras, obviamente, não devem consumi-las sob nenhuma circunstância e, como sempre, não devem abusar delas. A quantidade certa, como já foi sublinhado, é de no máximo duas xícaras por dia. Em qualquer caso, é sempre aconselhável procurar o conselho de um especialista.
Efeitos colaterais:
Embora existam alguns benefícios claros para este chá, você também deve ter cuidado com os possíveis efeitos colaterais, incluindo dores de estômago e seu possível impacto no fígado e no útero.
1. Problemas de estômago:
Se consumido em excesso, qualquer forma de chá pode causar desconforto gastrointestinal, incluindo cólicas, náuseas e vômitos. Chá de folha de amora não é exceção e os taninos nesta bebida são conhecidos por perturbar os estômagos sensíveis.
2. Saúde do fígado:
Embora os taninos sejam considerados bons para o corpo em pequenas quantidades, eles podem ter efeitos negativos sobre o fígado quando consumidos em excesso, então fale com seu médico antes de tomar este chá, especialmente se você teve problemas com o fígado passado.
3. Problemas uterinos:
Alguns estudos descobriram que o chá de folha de amora pode ser usado como um remédio natural para aliviar a dor do parto; no entanto, quando bebido em excesso no início da gravidez, isso poderia causar contrações e colocar a mãe e o bebê em perigo.