Chá de Gengibre – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais! O Chá de Gengibre dispõe de nutrientes primordiais para o bem-estar da saúde. Além disso, por milhares de anos, o gengibre foi valorizado por seus efeitos medicinais, e tomar um Chá de Gengibre pode proporcionar alívio de algumas condições desconfortáveis. Para o efeito completo, prepare o seu próprio chá ao ferver o gengibre fresco na água, ou procure chás embalados que contenham gengibre como ingrediente principal e não com o chá tradicional com sabor a gengibre.
Por mais saudável que seja o Chá de Gengibre, fale com o seu médico antes de confiar nela para tratar qualquer condição médica. Então, veja agora tudo sobre o Chá de Gengibre – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais:
- Ajuda a prevenção de náuseas;
- Elimina toxinas do fígado;
- Aliviar os sintomas da osteoartrose;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Melhora da digestão;
- Ajuda prevenção de alguns tipos de câncer, devido à sua ação antioxidante;
- Combate doenças, devido à sua ação antisséptica;
- Previne doenças respiratórias.
Valor Nutricional do Chá de Gengibre: Quantidade por 1 copo de chá: Calorias 80; Gorduras Totais 0,8 g; Gorduras Saturadas 0,2 g; Gorduras Poliinsaturadas 0,2 g; Gorduras Monoinsaturadas 0,2 g; Colesterol 0 mg; Sódio 13 mg; Potássio 415 mg; Carboidratos 18 g; Fibra Alimentar 2 g; Açúcar 1,7 g; Proteínas 1,8 g; Vitamina A 0 IU; Vitamina C 5 mg; Cálcio 16 mg; Ferro 0,6 mg; Vitamina D 0 IU; Vitamina B6 0,2 mg; Vitamina B12 0 µg e Magnésio 43 mg. Então, veja agora em detalhes os principais benefícios do Chá de Gengibre para saúde:
Benefícios do Chá de Gengibre Para Aliviar Náuseas: O Chá de Gengibre é conhecido por ajudar a trazer alívio para mulheres grávidas que passam por períodos de náusea. Ele também pode ser usado para conter ânsia de vômito em pessoas em determinados tratamentos de saúde.
Benefícios do Chá de Gengibre Para Aliviar os Sintomas da Osteoartrose: O Chá de Gengibre pode trazer conforto para as pessoas atingidas pelos sintomas das doenças ósseas. O Chá de Gengibre combate as dores resultantes destas condições.
Benefícios do Chá de Gengibre Para o Sistema Imunológico: Devido às suas propriedades antivirais, o Chá de Gengibre é também uma ajuda eficaz ao sistema imunológico. Ele pode ajudar o corpo a resistir a muitas ameaças, uma vez que combate os vírus causadores e tem ação anti-inflamatória.
Benefícios do Chá de Gengibre Para Digestão: Estudos afirmam que o Chá de Gengibre também tem um efeito positivo sobre a digestão. Uma dose de Chá de Gengibre pode ajudar a evitar problemas digestivos comuns e também condições mais graves do estômago.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Benefícios do Chá de Gengibre Para Acelerar a Perda de Peso: O Chá de Gengibre é um aliado para quem quer emagrecer, uma vez que é um alimento termogênico, ou seja, que acelera o metabolismo, aumenta a temperatura corporal e acaba ajudando a perder peso. Contudo, não adianta apenas tomar o Chá de Gengibre e esperar uma perda de peso significativa, os seus benefícios só serão notados se aliados a uma dieta saudável e prática de exercícios físicos.
Benefícios do Chá de Gengibre Para Diminuir a Náusea: Alguns estudos mostraram que o Chá de Gengibre pode ajudar a diminuir o enjoo depois de comer. Quando o alimento não “cai” bem, ele ajuda a diminuir esta sensação de má digestão. No entanto, se a causa deste enjoo for um tumor, por exemplo, ele não surtirá este efeito. Por ajudar na digestão, o seu uso também está relacionado a um alívio dos sintomas dos gases. Também pode ser usado para diminuir as náuseas em pessoas que fazem quimioterapia ou grávidas, por exemplo, mas é importante sempre conversar com o seu médico antes de começar a fazer uso do chá nestas situações.
Benefícios do Chá de Gengibre Para Prevenir Úlceras e Gastrites: Como o Chá de Gengibre ajuda a combater a bactéria H. pylori, uma das principais causas de gastrite e úlceras estomacais, ele também ajuda a prevenir que as doenças aconteçam. Esse mecanismo acontece da seguinte forma: a bactéria entra no corpo humano através da alimentação e se fixa no estômago, provocando gastrite e úlceras. Contudo, o chá diminuiria a sua aderência ao estômago, dificultando que ela se fixe e que provoque as doenças.
Benefícios do Chá de Gengibre Para Prevenir Câncer: Dentre os cânceres que estudos mostram que o Chá de Gengibre podem ajudar a prevenir está o câncer de estômago, uma vez que ele é relacionado, em grande parte dos casos, a alterações provocadas por úlceras estomacais. Ele atua também na prevenção do câncer cólon-retal, pois possui uma substância chamada 6-gingerol, que impediria o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino. Estudos em animais também mostram a diminuição do risco de desenvolvimento de câncer de fígado.
Benefícios do Chá de Gengibre Para Prevenir Doenças Respiratórias: Como o Chá de Gengibre tem ação antioxidante no corpo, ele age na prevenção da gripe e do resfriado. Ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de tosse e dor muscular e das doenças como asma e bronquite.
Como Preparar o Chá de Gengibre: Para que o Chá de Gengibre mantenha os seus benefícios, é importante não ferver a raiz com a água. O chá deve ser preparado da seguinte forma:
- Lave bem a raiz do gengibre
- Corte em pedaços pequenos ou rale a raiz
- Enquanto isso, leve a água em fogo alto até ferver e desligue
- Adicione o gengibre à água e tampe a panela, abaixando um pouco o fogo
- Aguarde de 5 a 10 minutos para tirar do fogo
- Coe e sirva.
Como Consumir o Chá de Gengibre: A pessoa não deve consumir mais do que três gramas de gengibre por dia. Estas três gramas podem ser divididas em três ou quatro xícaras de chá ao longo do dia, por exemplo. Mas sempre tomando cuidado, uma vez que muito Chá de Gengibre pode causar irritação estomacal.
Efeitos Colaterais do Chá de Gengibre: Pessoas que já têm problemas estomacais ativos, como gastrite e úlceras, não devem consumir o Chá de Gengibre, pois ele pode piorar a irritação no local. Como o gengibre estimula a circulação sanguínea, pessoas com hemofilia – condição que dificulta a coagulação sanguínea – também não devem consumir o chá. Quem tem alguma cardiopatia, hipertensão, hipotireoidismo ou diabetes deve consultar o médico antes de fazer uso deste chá.