O chá de inhame é feito a partir de um vegetal quase mágico. Ele ainda realizou um lugar religioso em certas culturas como a África. Eles ainda têm um festival anual dedicado ao chá de inhame. Iwa Ji é detido pelo povo igbo, o que se traduz em comer inhame. Na Índia, está associado à deusa da riqueza. Como é um tubérculo resistente que pode crescer quase em qualquer lugar e quase nunca morre.
Também se diz que tem abundância eterna, e as pessoas a comem em ocasiões como Dewali. Além de sua natureza mística, os chá de inhame é uma bebida altamente nutritivos. Eles são consumidos de forma diferente em várias partes do mundo e possuem inúmeras variedades.
Você pode comê-los de tantas maneiras diferentes e torná-los parte de sua dieta diária. Você pode usá-los em vez de batatas brancas quando fizer sopa mista de legumes. Ou comê-los com carne assada ou até guisados. Você pode até fritá-los e fazer bolinhos. Uma pesquisa simples no Google levará você a inúmeras receitas fáceis e algumas não tão fáceis.
Propriedades:
O chá de inhame é uma fonte maravilhosa de fibra alimentar e carboidratos complexos, que são digeridos lentamente no intestino sem causar flutuações desnecessárias nos níveis de açúcar no sangue. Esta propriedade faz com que seja qualificado como um alimento de baixo índice glicêmico, apto para pessoas com diabetes.
Inhames também são particularmente ricos em vitaminas como vitamina A, vitamina C e vitaminas do grupo B, como vitamina B6, tiamina, niacina, riboflavina e ácido fólico. Minerais necessários para sustentar uma vida saudável, como cálcio, cobre, potássio, manganês, ferro e fósforo também podem ser encontrados no chá de inhame.
Para que serve:
Agora que você já sabe um pouco sobre o Inhame, irei falar para que serve, Ajuda a a prevenir certos tipos de câncer, ajuda na saúde feminina, protege o coração, aumenta a imunidade do nosso corpo, auxilia na perda de peso, melhora o sistema nervoso, entre outras utilidades essências para nossa saúde.
Benefícios chá de inhame:
1. Atua no tratamento da pele e curas problemas respiratórios:
O chá de inhame tem sido usado como medicina tradicional na China, Coréia e Japão desde séculos. Ele contém alantoína, uma proliferação celular que acelera o processo de cura quando aplicada topicamente em úlceras, furúnculos e outras doenças de pele. Sua decocção também é conhecida por estimular e aliviar a irritação brônquica, tosse e outros problemas respiratórios.
2. Boa fonte de vitamina B6:
O chá de inhame é uma boa fonte de vitamina B6, que é necessária ao organismo para quebrar uma substância chamada homocisteína, que pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos. Altos níveis de homocisteína também podem levar a ataques cardíacos, apesar de terem baixos níveis de colesterol. Assim, acredita-se que um bom suprimento de vitamina B6 no organismo reduza o risco de desenvolver doenças cardíacas.
3. Suporta o sistema endócrino:
O chá de inhame é particularmente útil para mulheres na menopausa. Ele contém uma enzima que fornece uma alternativa natural à reposição hormonal em mulheres que atingiram a menopausa. O chá de inhame também é conhecido por apoiar o sistema endócrino feminino. Sua raiz tem sido tradicionalmente usada em conjunto com a lactação. A progesterona artificial também é adicionada ao inhame selvagem como progesterona, os andrógenos e a cortisona foram quimicamente fabricados a partir de fios mexicanos nos anos 60.
4. Fonte de antioxidantes:
O chá de inhame contém antioxidantes saudáveis que também possuem propriedades anti-inflamatórias. O betacaroteno e a vitamina C neste tubérculo funcionam bem para se livrar dos radicais livres amigáveis ao câncer. Os radicais livres podem danificar o corpo em reação ao DNA, então os antioxidantes trabalham para reduzir os danos causados por esses radicais livres. É também um excelente alimento para quem sofre de artrite e asma.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
5. Baixo índice glicêmico:
Diabéticos podem beber o chá de inhame sem se preocupar com o aumento do nível de açúcar no sangue. O índice glicêmico de um alimento reflete os efeitos do alimento no nível de glicose no sangue de uma pessoa. A rápida absorção de glicose não é desejável, então o chá de inhame eleva o nível de açúcar no sangue lentamente em comparação aos açúcares simples e, portanto, é altamente recomendado como um alimento saudável com baixo índice glicêmico.
6. Ajuda na digestão e melhora os hábitos intestinais:
A fibra dietética presente no inhame reduz a constipação e diminui o colesterol ruim. Contém boa quantidade de potássio que auxilia na digestão saudável e estimula a contração do músculo liso no estômago para o bom funcionamento intestinal.
7. Aumenta a absorção de nutrientes do corpo:
O consumo diário do chá de inhame pode aumentar a absorção de nutrientes do organismo. Também protege valiosas enzimas necessárias ao organismo para células saudáveis e mantém as boas condições do corpo. Ao beber o chá de inhame, todas as vitaminas e nutrientes podem ser facilmente absorvidas pelo corpo em sua forma líquida.
8. Melhora a capacidade cognitiva:
O chá de inhame também têm a capacidade de aumentar a capacidade de aprendizagem e memória no cérebro humano. De acordo com um estudo, as pessoas que consumiram o chá de inhame durante 6 semanas notaram regularmente um aumento significativo nas capacidades cognitivas do sujeito. Isto é principalmente devido ao composto antioxidante presente nos chá de inhame. Também pode ajudar a curar a doença de Alzheimer.
9. Atua no combate ao câncer:
O chá de inhame também pode ser visto como um inibidor do câncer, especialmente do câncer de cólon. A fibra dietética deste tubérculo previne o câncer de cólon impedindo que os compostos tóxicos presentes na comida adiram à mucosa do cólon.
10. Fonte de energia e antioxidante:
O chá de inhame contêm carboidratos complexos e fibras que gradualmente retardam a velocidade de liberação e absorção dos açúcares no fluxo principal. Sendo rico em fibras, o chá de inhame mantém você cheio sem colocar esses quilos extras. O chá de inhame também é uma boa fonte de manganês, um mineral que ajuda o metabolismo dos carboidratos e é muito importante para a produção de energia e para as defesas antioxidantes.
11. Mediatas funções metabólicas:
As vitaminas presentes no chá de inhame medeiam várias funções metabólicas no corpo. Os carotenos são muito essenciais para converter a vitamina A no organismo. A vitamina A mantém membranas mucosas saudáveis e pele. Também melhora a visão. A vitamina C do chá de inhame desempenha um papel importante no combate ao envelhecimento, melhora a imunidade, a cicatrização de feridas e o crescimento ósseo.
12. Ajuda na produção de RBC:
Os minerais presentes no chá de inhame também desempenham papéis importantes no corpo. O cobre é muito útil para a produção de glóbulos vermelhos e melhora o fluxo sanguíneo no corpo. O ferro melhora ainda mais a circulação sanguínea no corpo. O manganês é utilizado pelo organismo como cofator da enzima antioxidante superóxido dismutase.
13. Combate o envelhecimento precoce:
Yam tem incríveis benefícios anti-envelhecimento. Contém nutrientes surpreendentes como o betacaroteno, vitamina C, vitamina B6 e antioxidantes que ajudam a prevenir rugas e outros sinais de envelhecimento.
14. Estimula a produção de colágeno:
Ele contém uma grande quantidade de antioxidantes que protegem a pele dos raios solares e dos riscos ambientais. Estimula a produção do colágeno da pele e traz maciez e elasticidade à pele. O chá de inhame também renova a pele danificada e melhora a aparência da pele.
15. Promove o crescimento do cabelo:
O chá de inhame é considerado uma excelente fonte de compostos promotores da saúde natural, como antocianinas e betacaroteno. Ele também contém vitamina A, que é altamente benéfica para o crescimento celular, incluindo o crescimento do cabelo. A deficiência de beta-caroteno pode levar a cabelos secos, maçantes e sem vida, que se transformam em caspa.
Receitas de chá de inhame:
1. Inhame com laranja e gengibre:
INGREDIENTES:
– 1 xícara de inhame cru, descascado e picado;
– 1 pedaço de gengibre;
– Suco de 1 laranja;
– 500 ml de água;
– Mel.
MODO DE PREPARO:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador;
- Use o mel para adoçar;
- Beba sem coar.
2. Inhame com laranja, maçã e limão:
INGREDIENTES:
– 1 inhame;
– 1 laranja;
– 500 ml de água;
– 1 limão;
– 1 maçã.
INGREDIENTES:
- Descasque o inhame e pique-o;
- Pique também a maçã com casca;
- Bata junto com a água e os sumos do limão e da laranja espremidos;
- Se quiser, adoce com mel ou açúcar demorara.
https://www.youtube.com/watch?v=X602ZlkrWGQ
Efeitos colaterais:
Não é um alimento alergênico e não contém muito de oxalatos ou purinas, mas precauções devem ser exercidas durante o consumo. Fale com o seu médico se sofrer de doença renal ou da vesícula biliar, pois mesmo a pequena quantidade de oxalatos também pode causar danos nos rins. Pessoas que têm um trato digestivo saudável são mais capazes de absorver os nutrientes do chá de inhame, sem quaisquer efeitos colaterais.