O jiló também pode ser consumido na forma de chá, bebida que combate o colesterol e auxilia no emagrecimento. Bastante conhecido da população brasileira, mas nem tão apreciado devido ao seu sabor extremamente amargo, o jiló proporciona diversos benefícios à nossa saúde.
Provavelmente, o fruto tropical é originário da África ou Índia, tendo chegado ao Brasil junto com os escravos que vieram trabalhar na lavoura de cana de açúcar.
Além de ser preparado refogado, o jiló também pode ser consumido na forma de chá, resultando em uma bebida que combate o colesterol e auxilia no processo de emagrecimento.
Benefícios do Chá de Jiló Para Saúde
- Ajuda a Eliminar o Mau Halíto
- Ajuda no tratamento de distúrbios hepáticos e dispepsia biliar.
- Combate a diarreia e anemia.
- Previne doenças oculares;
- Ajuda na perda de peso;
- Protege as Artérias.
Propriedades Nutricionais do Jiló
Estas são as informações nutricionais do jiló por 100g
- Energia: 38 calorias;
- Carboidratos: 7 g;
- Gorduras: 1 g;
- Fibras: 2,8 g;
- Proteínas: 1,37 g;
- Composto em grande parte por água, o alimento também é fonte de vitamina A, Vitamina C, vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio, ferro, fibras e potássio.
O Jiló é um fruto extremamente benéfico para a saúde. Pois, possui um baixo valor calórico é um grande valor nutricional.
Benefício do Chá de Jiló para saúde
Para Perda de Peso:
Se comidas de baixas calorias devem fazer parte da alimentação de quem deseja emagrecer, então o jiló é algo que não pode ficar de fora das refeições.
É que o seu teor calórico é bastante baixo: uma unidade traz somente oito calorias. Mas não é só isso, por possuir um alto teor de água o líquido representa 90% de sua composição e uma boa quantidade de fibras o alimento promove a sensação de saciedade ao organismo.
Isso significa que ao incluir o jiló nas refeições, fica mais fácil controlar o apetite, o que é um passo importante para o emagrecimento.
No entanto, comer o fruto uma vez ou outra não é suficiente para obter essas vantagens. Para isso, é necessário consumir o alimento com frequência de uma a duas vezes por semana.
Obviamente, não é a simples adição do jiló à dieta que trará a perda de peso, além de ingeri-lo, é fundamental seguir uma alimentação saudável e equilibrada e praticar exercícios físicos com frequência.
Para Visão:
Uma pesquisa que buscava determinar os malefícios trazidos pelo consumo excessivo do alimento poderia causar à visão, acabou provando que um dos benefícios do Chá de Jiló é justamente em relação aos olhos.
O experimento analisou homens do sexo masculino com glaucoma e descobriu que a ingestão do fruto não causa desconforto para a visão e que ele pode ajudar a diminuir a pressão ocular em pacientes que sofrem com a doença.
Para Saúde Bucal:
O Chá de Jiló estimula a salivação e promove uma ação bactericida, o que traz uma limpeza à boca e auxilia a melhorar o hálito.
Para Prevenção de ataque cardíaco:
O Chá de Jiló também auxilia a saúde do coração por ser fonte de vitamina B1 ou tiamina um nutriente que é necessário para o funcionamento apropriado do coração. Além disso, o fruto traz o potássio em sua composição, que atua na regulação da pressão sanguínea a também ajuda em relação à função cardíaca.
Para Proteção das Artérias:
Outro dos benefícios do Chá de Jiló é o de oferecer proteção às artérias. Isso acontece porque ele é fonte de flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes que trazem essa proteção a esses vasos sanguíneos, impedindo que haja o acúmulo de colesterol.
Depósitos de colesterol nas artérias podem criar placas de gordura, o que as torna mais estreitas e prejudica a circulação do sangue.
Quando a substância se acumula na região, pode haver um entupimento, o que é fator de risco para um ataque do coração. Esse acúmulo também pode resultar no desenvolvimento da aterosclerose, uma doença que tem como sintomas a dor no peito ou nas pernas, falta de ar, fadiga e sensação de fraqueza e que pode necessitar de um procedimento cirúrgico para ser tratada.
Para Ajudar no Combate à Anemia:
Para quem sofre com a anemia ferropriva, ou seja, a anemia decorrente da deficiência de ferro no organismo pode se beneficiar com o Chá de Jiló.
É que o alimento é fonte do mineral e segundo um estudo divulgado na publicação International Journal of Science and Research (Jornal Internacional de Ciência e Pesquisa, tradução livre, IJSR), a ingestão do fruto, acompanhado de alho e amendoim, é capaz de proteger o baço órgão responsável por produzir, controlar e armazenar células sanguíneas , de animais com anemia.
Vale ressaltar que a anemia ferropriva traz consigo uma diminuição na produção de glóbulos vermelhos, que atuam no transporte de oxigênio no organismo.
Outro ponto importante é que enquanto quem tem ausência de ferro se beneficia com o alimento, pessoas que já possuem altas doses do nutriente em seu corpo e não o eliminam com facilidade podem sofrer com o excesso do mineral.
A condição é chamada de hemocromatose, causa vômitos, diarreia, lesões intestinais, fadiga, sores nas articulações, mudança na libido, alterações na cor da pele e doenças no fígado. Em casos mais graves a doença causa cirrose, insuficiência cardíaca, diabetes e problemas endocrinológicos.
Para Prisão de Ventre:
Suas propriedades anticancerígenas e seu alto teor de fibras combinados com a sua baixa quantidade de gorduras auxiliam na prevenção de problemas de saúde como o câncer colorretal e a prisão de ventre.
Para Controlar Taxa de Açúcar no Sangue:
O Chá de Jiló contribui com o controle da absorção de glicose devido às suas fibras e ao seu baixo número de carboidratos. Isso evita picos e quedas bruscas na taxa de açúcar do sangue, o que é especialmente perigoso para as pessoas que possuem diabetes.
No Emagrecimento:
O Chá de Jiló possui um baixo teor calórico, sendo excelente para quem deseja emagrecer. Além disso, ele representa 90% de sua composição de líquidos, e e uma boa quantidade de fibras o alimento promove a sensação de saciedade ao organismo.
Isso significa que ao incluir o Jiló nas refeições, fica mais fácil controlar o apetite, o que é um passo importante para o emagrecimento. No entanto, comer o fruto uma vez ou outra não é suficiente para obter essas vantagens. Para isso, é necessário consumir o alimento com frequência de uma a duas vezes por semana.
Para Digestão:
O Chá de Jiló provoca uma maior secreção de sucos digestivos, auxiliando a digestão dos demais alimentos. Esse fruto tem também propriedades favoráveis para o fígado, devendo, para surtir o efeito benéfico desejado, ser consumido em refeições sem adição de óleo ou gorduras.
Para pressão:
O jiló também auxilia a saúde do coração por ser fonte de vitamina B1 – ou tiamina – um nutriente que é necessário para o funcionamento apropriado do coração.
Além disso, o fruto traz o potássio em sua composição, que atua na regulação da pressão sanguínea a também ajuda em relação à função cardíaca.
Receita do chá de Jiló com Abacaxi
O Chá de Jiló com abacaxi é uma excelente opção natural para quem deseja reduzir as taxas do colesterol “ruim” (LDL) e emagrecer. É rico em vitaminas A, Vitamina B e Vitamina C, além de minerais como o cálcio e magnésio.
INGREDIENTES:
- 9 jilós;
- Cascas de 1 abacaxi;
- 1 litro de água.
MODO DE PREPARO:
- Descasque o abacaxi, separe as cascas e coloque-as de molho pelo período de 15 minutos.
- Depois lave bem as cascas da fruta e reserve.
- Corte os 9 jilós em quatro partes e, posteriormente, junte as cascas do abacaxi com os jilós cortados mais 1 litro de água e deixe ferver por 15 minutos.
- Coe e guarde o chá na geladeira por até 48 horas.
- Para dar um gostinho a mais, você pode adoçar a gosto e acrescentar folhas de hortelã.
- Este chá pode ser consumido quente ou gelado, dependendo da sua preferência.