O chá de macela ou marcela é muito consumida pelos povos da América do Sul e que cresce selvagem nos campos e nas proximidades do mar. Existem duas variedades de macela, mas elas compartilham as mesmas propriedades medicinais. Suas flores são os protagonistas de seu aroma agradável, mas intenso e suas propriedades medicinais.
Sua fama se deve ao uso de suas flores em infusões, usadas na medicina popular para diferentes finalidades. Uma simples infusão de macela continua a ser um remédio natural altamente eficaz para muitos tipos de distúrbios gastrointestinais, especialmente quando há inflamação e espasmos.
Para que serve o chá de macela?
Com efeito calmante, analgésico e antibactericida, o chá de macela serve para quem quer se livrar de dores ou dormir melhor. As substâncias presentes nas flores amarelas da planta também são capazes de ajudar na digestão e evitar a azia. Ou seja, ele é ótima para o organismo e com certeza vai te ajudar a viver melhor!
Benefícios do chá de macela para saúde:
1. Ajuda a parar de fumar:
Por diminuir a ansiedade e o estresse o consumo desse chá ajuda quem deseja parar de fumar definitivamente. Apesar disso, o chá de macela não fará nenhum milagre e, sim, ajudará nas crises de abstinência. Por isso é preciso primeiro parar de fumar para que esse chá possa fazer o seu papel e ajudar que o vício não retorne.
2. Controla o apetite:
Quem possui problemas de compulsão alimentar ligada à ansiedade pode utilizar o chá de macela como uma forma de controlar e impedir a obesidade. Além disso, quando ingerido antes ou após as refeições esse chá também pode gerar uma sensação de saciedade.
3. Ajuda a tratar feridas:
O uso tópico, ou seja, feito externamente, também é uma das possibilidades de uso do chá. Nesses casos, a bebida ajuda a cicatrizar os locais machucados e também ajuda a evitar infecções. Essa propriedade tópica está ligada principalmente à sua propriedade adstringente.
4. Age como anti-inflamatório:
Graças à sua propriedade calmante, esse chá de macela também ajuda a diminuir os efeitos de dores inflamatórias em geral, como cólicas e dores de cabeça. Causando um relaxamento no corpo, a pessoa que ingere fica menos focada na dor e os músculos ficam menos tensos, garantindo uma sensação de bem-estar.
5. Combate o chulé:
Isso mesmo. Acredita-se que o chá de macela pode ajudar a tirar o cheiro desagradável dos pés, também conhecido como chulé. A receita para esse fim é a seguinte: preparar uma infusão de 30 g de flores de macela para 1 litro de água, passar o líquido obtido em compressas e aplicar essas compressas no pé de três a quatro vezes por dia.
6. Ajuda na retenção de çiquido:
O inchaço provocado pela retenção de líquidos pode trazer diferentes problemas, inclusive os estéticos, como é o caso da celulite. Além de aumentar a hidratação do corpo, a ingestão do chá de macela também possui propriedades específicas que auxiliam a eliminação do líquido acumulado, tratando a retenção de líquidos.
Chá de macela emagrece?
Ao contrário do que muita gente pensa, o chá de macela não é um emagrecedor veloz e milagroso. O que ocorre é que é um grande aliado no combate à ansiedade, que é um problema que impede muita gente de emagrecer.
Com o relaxamento promovido pelo uso deste chá, será mais fácil encontrar o equilíbrio que você precisa para o seu processo de emagrecimento ser efetivo. Tome uma xícara sem adoçar após as refeições e perceberá que seu gosto forte vai te ajudar a se sentir saciado. Sempre é importante lembrar que não existe um chá ou remédio milagroso.
Para conseguir resultados efetivos e duradouros de emagrecimento, é necessário um conjunto de hábitos saudáveis que incluem uma alimentação balanceada e exercícios físicos que te permitam queimar calorias e aumentar o metabolismo. Além disso, ele também é sempre muito importante lembrar de procurar orientação médica para o processo de emagrecimento.
Como fazer o chá de macela ?
A parte usada para fazer o chá são suas flores secas.
Ingredientes:
– 10 g de flores de macela;
– 1 xícara de água fervente.
Modo de Preparo:
- Adicionar as flores de macela na água fervente.
- Em seguida, deixe repousar por 10 minutos, coar e beber 3 a 4 vezes ao dia.
Efeitos colaterais do chá de macela:
Além disso, não estão descritos efeitos colaterais do chá de macela, todavia, ela não é indicada para durante a gravidez porque estimula a contração uterina e o sangramento vaginal.