O chá de melissa é o outro nome dado ao conhecido chá de erva cidreira, com propriedades únicas, é capaz de garantir uma melhor qualidade de vida. Para você sem nenhum esforço. Por isso, conheça quais são as vantagens de ingerir esse chá, como prepará-lo e quando ingeri-lo. Assim como a maioria dos remédios que vêm da natureza, possui propriedades importantes e que podem ajudar a tratar diferentes sintomas e enfermidades.
Propriedades do chá de melissa:
A melissa, também conhecida por erva-cidreira, é uma planta de sabor e aroma similares ao do limão, sendo bastante confundida com o Capim-limão. Além disso, as principais propriedades da melissa estão em sua ação digestiva, sedativa, calmante e antioxidante.
Para que serve do chá de melissa?
Cada xícara de chá de melissa contém uma grande variedade de ingredientes psicoativos que interagem de forma natural e segura com a química do cérebro para produzir seus efeitos. A ação calmante vem do ácido rosmarínico, que suporta o aumento dos níveis de GABA (mecanismo natural do cérebro para acalmar as células nervosas em excesso), inibindo a transaminase GABA.
Terpenos na planta geram efeitos calmantes anti-inflamatórios que estabilizam o tecido cerebral agitado. Além disso, o composto Eugenol é um analgésico que pode anestesiar os músculos irritados ou tensos. Os taninos podem combater infecções bacterianas e vírus, ajudando a manter a saúde das estruturas e processos neurais.
Um dos efeitos mais notáveis é sua interação com os receptores nicotínicos e muscarínicos. Além disso, essa ação torna o cérebro mais suscetível aos efeitos da acetilcolina. Este neurotransmissor alimenta o tecido cerebral e melhora a comunicação global. O crescimento de estruturas neurais é encorajado e a sensibilidade sensorial é aguçada.
Além disso, acalma o trato digestivo, trata distúrbios do sono, impulsiona o sistema imunológico, desintoxica o corpo, diminui a febre, elimina a ansiedade, alivia os sintomas menstruais, entre outros e pele.
Benefícios do chá de melissa:
1. Calmante estomacal:
Outro uso popular é o de acalmar o estômago. Se você sofre regularmente de indigestão, excesso de flatulência, constipação, doença de refluxo ácido, cólicas ou inchaço, tomar uma xícara relaxante deste chá todos os dias pode potencializar sua digestão e garantir a absorção de nutrientes adequados.
2. Alivia a insônia:
O chá de melissa combinado com valeriana pode ajudar a aliviar a inquietação e distúrbios do sono como a insônia. Pesquisadores descobriram que as crianças que tomaram uma dose combinada tiveram uma melhora de 70% a 80% nos sintomas. Tanto os pesquisadores quanto os pais consideraram a melissa um tratamento bom ou muito bom. Porém, mais pesquisas são necessárias para validar essas descobertas.
3. Inflamação:
As inflamações têm muitas origens, variando de artrite e distúrbios articulares a indigestão, reações alérgicas e dores de cabeça. Além disso, a melissa possui vários compostos anti-inflamatórios comprovados que podem reduzir ou eliminar rapidamente essas condições, quando usada regularmente.
4. Ajuda no tratamento de herpes:
O chá de melissa tem sido comumente associado em estudos a uma redução do vírus de herpes. Além disso, os flavonoides e compostos fenólicos presentes são os principais responsáveis por essa diminuição do vírus. Seu uso pode ser feito topicamente, mas o impulso do sistema imunológico obtido com a ingestão do chá também pode ajudar a amenizar esta doença sexualmente transmissível.
5. Combate a insônia:
Exatamente devido às suas propriedades calmantes esse chá ajuda a combater a insônia de maneira muito mais eficiente. Além disso, como a insônia muitas vezes é causada por elevados níveis de estresse e ansiedade, ao provocar o abrandamento temporário dessas condições o resultado é que a noite de sono possui uma qualidade muito melhor e é menos difícil conseguir pegar no sono.
Receita do chá de melissa:
1. Chá de melissa com mel:
INGREDIENTES:
- 02 colheres de chá de folhas frescas de erva-cidreira (1 colher de chá de folhas secas de melissa).
- 02 xícaras de água filtrada.
- 01 colher de chá de mel ou açúcar, a gosto.
MODO DE PREPARO:
- Leve a água para ferverem uma panela pequena.
- Além disso, coloque as folhas de melissa em uma caneca e despeje água fervente sobre elas.
- Deixe o chá em infusão por 5-10 minutos, dependendo da intensidade desejada.
- Além disso, adicione açúcar ou mel, se desejar.
Efeitos colaterais:
Usando o chá de melissa em combinação com medicamentos específicos e sedativos não é aconselhável. Além disso, como já possui propriedades sedativas, usá-lo com medicamentos sedativos pode ter consequências adversas. Além disso, embora permaneça discutível se ele interage com agentes anti-retrovirais ou não, é melhor que pacientes com HIV submetidos a essa terapia se abstenham de usar a erva.