O chá de menta ou chá de hortelã é uma infusão preparada com folhas de menta, eles também conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, enjôo ou vômitos, por exemplo, e também tem efeitos calmantes e expectorantes.
Propriedades:
As folhas de menta são ricas em vitaminas e minerais, portanto, é aconselhável consumir chá, contém:
- Vitamina A, vitamina C;
- Minerais tais como: manganês, magnésio, ferro, cálcio, ácido fólico, potássio;
- Ácidos graxos ômega 3;
Além desses, contém flavonoides, além de outras substâncias como o mentol.
Para que serve o chá de menta:
O chá é ótimo para o tratamento de diversos problemas de saúde, como:
- Congestão nasal ou pulmonar, principalmente em casos de gripe ou resfriado com tosse;
- Dores abdominais, por ter ação anti-espasmódica;
- Má digestão, náusea ou vômito;
- Colesterol alto;
- Dor de cabeça;
- Cólica menstrual;
- Diarreia com sangue;
- Tricomoníase genital;
- Insônia.
Além disso, esta planta medicinal ajuda também a eliminar vermes. A menta pode ser utilizada em outras formas além do chá, como cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleo essencial para a pele ou aromaterapia.
Benefícios do chá de menta para saúde:
1. Alivia dores de cabeça:
Beber o chá de menta ajuda aliviar a dor de cabeça. Também é eficaz contra dores de cabeça causadas por estresse ou uma dieta pobre. Não apenas o chá, mas o aroma do óleo de menta ajuda a tratar uma dor de cabeça. Eles elevam os vasos sanguíneos constritos no cérebro e, assim, promovem relaxamento.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
2. Ajuda na perda de peso:
O chá de menta ajuda na perda de peso. A pesquisa também sugere que o aroma do chá pode ajudá-lo a controlar seu apetite, para que você possa reduzir o excesso de comida e, consequentemente, prevenir a obesidade.
3. Promove o sono:
O chá de menta é livre de cafeína , então as pessoas que sofrem de padrões de sono sensíveis gostam de beber esse chá relaxante antes de dormir. Uma xícara antes de dormir também pode ajudar acabar com a insônia.
4. Reduz o estresse mental:
O chá de menta pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea e a temperatura corporal, permitindo que você relaxe e relaxe e deixe seu estresse acabar.
5. Melhora a saúde do estômago:
Pesquisas conduzidas por muitas universidades sugerem que são usados há milhares de anos para resolver uma série de problemas digestivos e estomacais. Evidências arqueológicas mostram que é usada por 10.000 anos como suplemento dietético.
6. Trata a indigestão:
O chá de menta não é apenas um carminativo, mas também uma substância analgésica, por isso reduz a dor associada a cólicas, inchaço e indigestão. Isto é devido ao seu efeito calmante sobre os intestinos e músculos do trato digestivo.
Além disso, a diarreia, a síndrome do intestino irritável (SII) e a constipação podem ser curadas com este chá, uma vez que traz todo o sistema a níveis ótimos de atividade.
Veja no vídeo abaixo e confira outros os benefícios do chá de menta:
O chá de menta emagrece?
De certa forma, sim. Suas propriedades emagrecedoras já foram estudadas e comprovadas, pois a planta possui substâncias que estimulam o sistema digestivo e seu aroma acalma e melhora a coordenação motora. Outro ponto é que estamos falando de uma bebida diurética, que ajuda na eliminação de toxinas do organismo, fazendo com que você consiga reduzir o inchaço abdominal.
Como fazer o chá de menta?
Ingredientes:
– Folhas de menta;
– Água filtrada;
– Mel ou açúcar para adoçar, rodelas de laranja.
Modo de preparo:
- Triture as folhas de menta para liberar os aromas e coloque em um recipiente.
- Corte a laranja em fatias e coloque junto com a menta.
- Acrescente água filtrada quente e cubra as folhas e a laranja.
- Deixe descansar por pelo menos 30 minutos na geladeira.
- Passe o líquido pelo coador para retirar as folhas.
- Adoce a gosto e sirva gelado.
Efeitos colaterais:
O chá de menta usado da maneira correta não fornece nenhum dano, mas se usado em excesso, podemos sofrer efeitos colaterais bastante graves. Além disso, o chá não deve ser usado durante a gravidez ou amamentação.
Além disso, não pode ser fornecido para crianças, porque tem uma toxicidade muito considerável e o corpo destes não pode assimilar esses compostos. Nos diabéticos, o chá de menta pode causar hipoglicemia, isto é, diminuir excessivamente a glicose no sangue. Além disso, problemas vesiculares e distúrbios do sono podem ocorrer.