O chá de mulungu é um remédio natural que oferece uma variedade de benefícios para a saúde. Extraído da árvore mulungu, uma árvore nativa da América do Sul, o mulungu está disponível na forma de suplemento dietético. Como se acredita que a erva possua propriedades sedativas, o mulungu é frequentemente usado como tratamento para a ansiedade.
A árvore de mulungu (Erythrina mulungu) cresce nativamente nas zonas úmidas e tropicais da América do Sul e Centra. Tanto a raiz quanto sua casca têm sido usadas, tradicionalmente, pelos povos indígenas a fim de promover o relaxamento. Entretanto, se você nunca ouviu falar nessa espécie ou no chá de mulungu, não se preocupe.
Propriedades:
Muitas pessoas ainda não conhecem essa planta devido ao fato de que ela aparece em um número limitado de suplementos nutricionais. Logo, o chá de mulungu não tem recebido muita atenção da chamada “grande mídia”.
Recentemente, no entanto, os herbalistas começaram a utilizar e, principalmente, recomendar o seu consumo, pois o chá de mulungu tem o efeito de elevar o humor e propiciar padrões saudáveis de sono.
O chá de mulungu é considerado uma planta holística, à medida que age no corpo e na mente. Na fitoterapia, seus efeitos sedativos são cientificamente reconhecidos, sendo administrado para acalmar pessoas nervosas e, assim, combater certos distúrbios do sistema nervoso, particularmente a insônia e a ansiedade.
Para que serve:
Na medicina alternativa, diz-se que o chá de mulungu ajuda nas seguintes condições:
- Ansiedade;
- Pressão alta;
- Insônia.
O chá de mulungu tem o objetivo de aliviar a dor e apoiar a perda de peso . Acredita-se também que ele atue como um anticonvulsivante e, por sua vez, proteja contra as convulsões epilépticas.
Benefícios do chá de mulungu:
1. Combate a ansiedade:
Vários estudos mostram que o chá de mulungu é promissor no tratamento da ansiedade. Por exemplo, um estudo publicado no Journal of Pharmacy & Pharmacology descobriu que extratos de casca de mulungu ajudaram a diminuir a ansiedade em camundongos, deprimindo o sistema nervoso central.
Além disso, um estudo de 2003 do Boletim Biológico & Farmacêutico descobriu que ratos tratados com extrato de mulungu experimentaram uma diminuição na ansiedade. Diante desse achado, os autores do estudo sugerem que o chá de mulungu pode ajudar a administrar condições como transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de pânico. No entanto, mais pesquisas são necessárias antes que o mulungu possa ser recomendado para o tratamento de condições relacionadas à ansiedade.
2. Combate dores no corpo:
O chá de mulungu pode ajudar a diminuir a dor, de acordo com um estudo de 2003 do Biological & Pharmaceutical Bulletin. Em testes em camundongos, os autores do estudo determinaram que o extrato de mulungu pode agir como um antinociceptivo – uma substância que reduz a sensibilidade do corpo a estímulos dolorosos.
3. Epilepsia:
Chá de mulungu pode ter efeitos anticonvulsivantes, de acordo com um estudo baseado em animais publicado na revista Epilepsy & Behavior em 2012. No estudo, os pesquisadores descobriram que a erisotrina – um composto extraído das flores da planta mulungu – ajudou a inibir as convulsões e também produziu efeitos de ansiedade.
4. Trata problemas emocionais:
possui propriedades antidepressivas e tranquilizantes, sendo utilizada como ajudante no tratamento de problemas como histeria, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão e distúrbio de sono.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
5. Auxilia no tratamento de condições de saúde:
como hepatite, esclerose, pressão alta, cistite (inflamação e infecção na bexiga), insuficiência urinária, gengivite, bronquite asmática, coqueluche (doença do trato respiratório), tosses e dores reumáticas.
6. Combate ao inchaço:
por possuir propriedades diuréticas, o chá de mulungu combate ao inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação de excesso de líquido por meio da urina. Entretanto, é importante não exagerar no consumo e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e sofrer o risco de ter uma desidratação.
7. Ajuda na diminuição da dor:
uma pesquisa do ano de 2013 realizada com ratos indicou que o extrato de mulungu pode diminuir a sensibilidade do corpo aos estímulos dolorosos. Outro estudo, do ano de 2003, divulgado no Biological & Pharmaceutical Bulletin (Boletim Biológico e Farmacêutico, tradução livre) também mostrou que a planta medicinal ajuda a diminuir a dor.
8. Efeito anticonvulsivo:
uma pesquisa feita em 2012 e divulgada na publicação Epilepsy & Behavior (Epilepsia e Comportamente, tradução livre) mostrou que um composto extraído das flores de mulungu pode ajudar a inibir convulsões, além de produzir efeitos moderados de antiansiedade. O experimento foi realizado com animais.
9. Problemas no fígado:
o chá de mulungu possui ação hepatoprotetora, ou seja, é capaz de fornecer proteção ao fígado. Além disso, os seus antioxidantes auxiliam a tonificar e fortalecer os órgãos do corpo, o que inclui o próprio fígado. Isso significa que o chá de mulungu pode ser útil para pessoas que sofrem com problemas hepáticos.
10. Ajuda a parar de fumar:
Se você (ou algum amigo ou membro de sua família) enfrenta esse terrível problema e já não sabe mais o que fazer para se livrar dos malefícios inerentes ao vício do cigarro, temos uma excelente notícia: o chá de mulungu ajuda a parar de fumar!
Chá de mulungu emagrece?
O chá de mulungu Para Emagrecer tem si tornado cada vez mais usado por ajudar muitas pessoas á chegarem ao peso desejado sem nenhuma dificuldade. Confira a receita completa e os benefícios que ele nos oferece.
Se você já tentou de tudo para emagrecer e ainda não conseguiu chegar ao seu objetivo, fique tranquila, pois neste post vamos te ensinar uma receita maravilhosa que vai te ajudar a perder peso com saúde. Muitas pessoas para perder peso realizam dietas severas que prejudicam o organismo e isso não é legal, não é mesmo?
Como tomar?
A parte utilizada do mulungu é a sua casca, que pode ser encontrada na sua forma natural ou em pó. As sementes desta planta não devem ser usadas, uma vez que possuem substâncias tóxicas que podem causar sérios danos ao organismo.
Veja Este Vídeo e Conheça Mais os Benefícios do Chá de Mulungu Para Saúde:
Receita de chá de mulungu:
INGREDIENTES:
– 4 gramas da casca da planta;
– 1 caneca de água fervente.
MODO DE PREPARO:
- Para preparar o chá de mulungu, adicione a casca da planta na caneca de água fervente (o ideal é que esteja levantando bolhinhas devido à fervura);
- Deixe a infusão agir por 15 minutos;
- Beba ainda quente (evite beber por mais de três dias seguidos).
Efeitos colaterais:
Devido à falta de pesquisas, pouco se sabe sobre a segurança do uso a longo prazo ou regular do chá de mulungu. No entanto, há alguma preocupação de que mulungu possa causar sonolência. Além disso, mulungu pode ser prejudicial para pessoas com pressão arterial baixa.
É importante ter em mente que os suplementos não foram testados quanto à segurança e que os suplementos dietéticos não são amplamente regulamentados. Em alguns casos, o produto pode administrar doses diferentes da quantidade especificada para cada erva.
Em outros casos, o produto chá de mulungu pode estar contaminado com outras substâncias, como metais. Além disso, a segurança dos suplementos em gestantes, nutrizes, crianças e pessoas com condições médicas ou em uso de medicamentos ainda não foi estabelecida.