O chá de semente de sucupira já era muito conhecido pelos povos indígenas, que costumavam a utilizar sempre para fins medicinais e tratamentos de saúde. Ele possui propriedades antibióticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, tônica, estimulante, antirreumáticas e anticarcinogênicas.
Os frutos do gênero Pterodon, conhecidos como “ sucupira ” , são comercializados em feiras populares e são utilizados na medicina tradicional onde são ingeridos em pequenas quantidades e em intervalos regulares para o tratamento de reumatismo, dor de garganta e distúrbios respiratórios (bronquite e amigdalite),
Para que serve o chá de sucupira?
Este chá pode ser eficaz para tratar dores ósseas, hérnia de disco, bicos de papagaio e dores de artrites, artrose e osteoartrite. Outras condições médicas e doenças que ajuda a tratar é a gota, reumatismo e diabetes.
O chá de semente de sucupira pode ser um aliado também para curar gastrite, aftas, amigdalites, dermatoses, asma, sífilis, dores espasmódicas, vermes intestinais, hemorragias, ácido úrico, blenorragia, inflamações no útero e ovários e outros casos.
Além disso, estudos também apontam a presença de antioxidantes, que combatem os radicais livres, e a ação broncodilatadora da árvore. Investiga-se, ainda, a ação deste chá no tratamento de casos de doenças parasitárias, como a Doença de Chagas.
Como fazer o chá de semente de sucupira?
Ingredientes:
– 1 litro de água;
– 5 semente de sucupira.
Modo de preparo:
- Quebre as sementes em um pilão ou alicate de corte em quatro partes até que a resina saia de dentro das sementes;
- Em seguida, coloque um litro de água para ferver numa panela e quando ferver coloque as sementes e deixe por 2 minutos ligados;
- Passado esse tempo, desligue, tampe e deixe esfriar antes de beber.