O chá de sene é feito das folhas da planta Cassia Sene. Esta planta prospera em áreas tropicais, embora algumas possam crescer em climas mais temperados.
Feito a partir das folhas da erva Sene, também chamado de Cassia senna, o chá de sene é um remédio que é comumente usado para aliviar a constipação. A planta de flor amarela de onde provêm as folhas é nativa de áreas tropicais, como a China e a Índia. O Sene normalmente cresce no deserto. Existem mais de 250 espécies de Cassia diferentes, mas as variedades mais populares são Cassia angustifolia e Cassia accutifolia, que são exportadas para todo o mundo.
Em vários países, o sene é usado há muitos anos para ajudar a aliviar certas condições de saúde, como problemas de pele, indigestão e doenças respiratórias. Hoje, a forma de chá desta erva está crescendo em popularidade devido ao seu efeito contra a prisão de ventre e potencial para impulsionar o processo de remoção de resíduos no corpo – no entanto, esses supostos benefícios deve realmente ser tomadas com um grão de sal.
Em termos de sabor, o chá de sene é descrito como ligeiramente doce, mas com um forte tom amargo. Também não é muito aromático. Para torná-lo mais palatável, o chá de sene é às vezes misturado com chá verde ou adoçado com mel.
Origem:
A planta de sene é uma planta nativa do norte da África, atualmente cultivada na China e na Índia em larga escala. A planta sene é amplamente utilizada na medicina herbal. Na China antiga, as folhas e a planta, em geral, eram usadas como laxantes. É encontrado como um ingrediente em vários produtos laxantes vendidos como um amaciante de fezes e para estimular a contração do músculo intestinal e do movimento do intestino.
Este arbusto pode ser encontrado em várias partes do norte da África, Oriente Médio e Ásia. Ele é considerado um poderoso laxante devido à presença de compostos chamados antraquinonas. As folhas de sene foram usadas como um laxante à base de plantas na Medicina Tradicional Chinesa.
Hoje, as folhas da planta sene são usadas para preparar o chá para tratar a constipação e desintoxicar o corpo.
Propriedades:
As folhas e frutos da planta sene são usados para fazer ervas medicinais e chás para tratar várias doenças e condições, incluindo constipação, síndrome do intestino irritável , obesidade e hemorroidas.
O fruto é mais suave do que as folhas de sene, médicos alertam contra o uso das folhas a longo prazo, mas não existem tais avisos para o fruto. O chá de sene é mais conhecido por seus efeitos laxativos porque contém compostos chamados sennosides. Estes compostos irritam o revestimento do intestino que dá à erva as suas capacidades laxativas.
O Sene é também conhecida por vários nomes comuns, incluindo Alexandria senna, Cássia senna, Cassia Angustifolia e Casse.
Para que serve:
O chá de sene é mais comumente usado para constipação ocasional. Alguns proponentes sugerem que beber o chá também pode promover desintoxicação e perda de peso, mas não é considerado uma maneira segura de perder peso ou reduzir a gordura corporal. Às vezes é usado para síndrome do intestino irritável e inchaço.
Além disso, o sene tem sido usado para limpeza do cólon antes de ser submetido à colonoscopia (um tipo de procedimento médico amplamente usado na triagem de câncer de cólon) quando usado em conjunto com outros agentes.
Benefícios do chá de sene:
1. Anti-parasitário:
Certos compostos encontrados no chá de sene, como os senosídeos, possuem efeito antiparasitário. Ao erradicar vermes intestinais e outros parasitas intestinais, este chá pode ajudar a garantir que você obtenha o máximo de nutrientes possível de suas refeições.
2. Trata a indigestão:
Se você está sofrendo de constipação, inchaço, cólicas ou indigestão, o chá de sene pode ajudar, promovendo o fluxo normal de alimentos e resíduos através de suas entranhas.
3. Anti-inflamatório:
Tradicionalmente, o chá de sene tem sido usado para uma ampla variedade de condições inflamatórias, incluindo dores de cabeça, febres e inflamação de articulações e tecidos.
4. Funciona como diurético:
Este chá especial é também conhecido como diurético, o que significa que estimula a micção. Isso pode liberar o excesso de sais, gorduras, toxinas e água do corpo. O Sene muitas vezes pode resultar em desidratação, por isso certifique-se de que você está bem hidratado.
5. Cuidados com a pele:
O chá de sene devido à presença de tanino, resina e óleos essenciais, é usado para tratar feridas e queimaduras. Suas propriedades anti-bacterianas também são úteis no combate à acne e outros alimentos da pele.
Benefícios do chá de sene para perda de peso:
O chá de sene pode ajudar a eliminar o excesso de toxinas e resíduos do corpo, o que promove a perda de peso. No entanto, muito do peso que é “perdido” é o peso de líquidos. Assim, consumir o chá também deve ser combinado com restrições alimentares e exercício para ter um efeito completo.
1. Trata Hemorroidas:
O Sene ajuda a reduzir o inchaço e a cicatrização rápida das fissuras anais e outras hemorroidas, devido aos seus efeitos laxativos.
2. Cuidado capilar e cor:
Aplicando sene ao seu cabelo vai garantir um cabelo mais forte, mais grosso e volumoso. Ele também atua como um marca-texto natural de cabelo, o que dá à loiro cinza a cor dourada.
3. Câncer de cólon:
Os antioxidantes presentes nas folhas de sene ajudam a reduzir a ocorrência de doenças crônicas no organismo, neutralizando os radicais livres antes que possam causar estresse oxidativo, doenças crônicas e até mesmo câncer, especialmente câncer de cólon.
4. Tratamento de vermes intestinais:
Descobriu-se que as propriedades laxativas do sene são úteis no tratamento de vermes no estômago e no cólon.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
5. Funciona como laxante:
A rica fonte de senoides encontrados neste chá estimula o movimento peristáltico e desintoxicação rápida através de seu efeito laxante. Isso ajuda a curar a constipação. Sene é aprovado como um laxante sem receita médica.
Veja no Vídeo a seguir Outros Benefícios do Chá de Sene:
Perguntas frequentes sobre o chá de sene:
1. É seguro beber chá de sene diariamente?
Não. Os laxantes, como o chá de sene, podem danificar a função das paredes intestinais se forem tomados por longos períodos de tempo. Como resultado, isso pode diminuir a capacidade de seus músculos se contraírem por conta própria, piorando ainda mais o seu processo digestivo.
2. Posso tomar chá de sene durante a amamentação?
O chá de sene é parcialmente absorvido pelo intestino e, portanto, não é recomendado durante a amamentação ou durante a gravidez.
3. O que faz o chá de sene?
O chá de sene funciona alisando os músculos à medida que o alimento digerido passa pelos intestinos. Isto é graças a compostos orgânicos chamados glicosídeos encontrados na planta. Como resultado, o volume das fezes é aumentado e removido do cólon.
4. O chá é seguro?
Embora seja aprovado como um laxante sem prescrição, lembre-se de que o chá de sene ainda pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diarreia e reações alérgicas.
5. Como o sene funciona?
No Sene contém glicosídeos, que são um grupo de compostos orgânicos que são comumente encontrados em plantas. Esses compostos funcionam como um laxante ao suavizar os músculos à medida que o alimento digerido se move pelos intestinos. Isso ajuda a aumentar o volume das fezes e a transfere para fora do cólon. O processo é causado pela cadeia de ácidos graxos que promove a digestão, a fermentação e a conversão com sucesso dos glicosídeos em um agente purgativo.
Receitas de chá de sene:
1. Sene com gengibre e canela:
INGREDIENTES:
– ½ colher de sopa de folhas secas de sene;
– Canela em pau;
– 150 ml de água;
– Gengibre descascado – a porção pode ser equivalente a um ou dois dentes de alho.
MODO DE PREPARO
- Ferva a água.
- Adicione o gengibre e a canela e ferva por mais 30 segundos.
- Tire do fogo e acrescente as folhas de sene.
- Deixe descansar por 5 minutos, mexa e serva-se.
2. Sene com mel:
INGREDIENTES:
– 1/4 colher de chá de folhas secas de Sene;
– 2 xícaras de água (filtrada);
– 1/2 colher de chá de mel ou açúcar.
MODO DE PREPARO
- Leve a água para ferver em uma panela pequena.
- Adicione as folhas de sene, cubra a panela e deixe em infusão por 8 a 10 minutos.
- Coe a mistura em uma xícara de chá ou jarro maior se você estiver fazendo uma porção maior.
- Adicione mel ou açúcar, se desejar, e divirta-se!
3. Sene com hibisco
INGREDIENTES:
– ½ colher de sopa de folhas secas de sene;
– 1 colher de sopa de folhas hibisco.
– 150 ml de água.
MODO DE PREPARO
- Esquente a água, deixando ferver por 2 minutos, desligue o fogo, acrescente as folhas secas do sene e do hibisco, misture, cubra e deixe abafar por 5 minutos.
- Espere amornar e sirva.
- Se quiser melhorar o sabor pode colocar um pau de canela.
- Um pouco de canela em pó também pode servir.
Efeitos colaterais:
Enquanto o chá de sene parece ser eficaz como um tratamento de constipação a curto prazo, não deve ser usado a longo prazo. Recomendamos que ele não seja usado a longo prazo devido aos riscos potenciais.
O uso de Sene a longo prazo pode causar dependência laxativa e dano hepático.
1. Complicações eletrolíticas:
O uso regular de chá de sene pode causar alterações no equilíbrio químico do corpo, tipicamente na forma de níveis mais baixos de eletrólitos, particularmente o potássio, que pode colocar em risco a vida em níveis extremamente baixos.
2. Sangue mais fino e saúde do coração:
O chá de sene também tem qualidades de afinamento do sangue, por isso, se você já está tomando medicação anticoagulante, beber este chá pode causar complicações.
3. Grávidas e lactantes:
Mulheres grávidas e lactantes são aconselhadas a evitar o consumo de chá de sene, pois afeta diretamente o intestino.
4. Toxicidade hepática:
O consumo prolongado de chá de sene também pode causar toxicidade hepática.
O chá de sene pode causar diversos efeitos colaterais imediatos. Esses incluem:
- Cólicas abdominais leves;
- Diarreia grave, especialmente com uso prolongado;
- Náusea;
- Desmaio, que muitas vezes pode acontecer como resultado de diarreia que leva à perda de água.
Conclusão:
Embora esta planta tenha inúmeros benefícios à saúde, algumas precauções devem ser tomadas ao usar esta planta para fins de tratamento.
Ele nunca deve ser usado por períodos mais longos do que o necessário sem a opinião de um profissional de saúde, pois pode causar danos permanentes ao revestimento intestinal. Também pode alterar significativamente a absorção e eficácia de outros medicamentos administrados ao mesmo tempo.
Quando tudo se resume a isso, a moderação é fundamental; use-o ocasionalmente e você poderá desfrutar de todos os seus benefícios sem os possíveis efeitos adversos.