O chá de tanchagem ( Plantago Lanceolata ) é uma planta herbácea perene da família Plantaginaceae muito comum em toda a Europa e Norte da África. Ela cresce praticamente em todos os lugares entre prados, campos, colinas e até mesmo nas rachaduras no meio das calçadas.
O nome “tanchagem” deriva do termo latino ” Planta” devido à forma das folhas que se assemelham à sola do pé, mas também devido ao uso feito pelos viajantes. Eles costumavam aplicar folhas frescas diretamente sobre a pele danificada do caminho ou usá-la como um antídoto para picadas de cobra e escorpião.
Propriedades:
O Chá já era apreciado desde os tempos antigos. Na Idade Média, foi usado para tratar queimaduras, úlceras, inflamações oculares, passagens nasais e mordidas de cães e também para parar o sangramento e tratar feridas.
O chá de tanchagem ganhou a maior reputação e é provavelmente mais conhecido por suas propriedades de cicatrização de feridas. O efeito adstringente, antibacteriano e anti-inflamatório do chá faz com que seja útil no tratamento de pequenas feridas, cortes e arranhões.
Pode ser aplicado diretamente na pele danificada, a fim de interromper o sangramento, acelerar a cicatrização, parar a coceira e aliviar a dor. Considera-se útil no tratamento de picadas de cobras e insetos e urticária. Além disso, a erva tem sido usada para tratar eczema, psoríase e queimaduras de primeiro grau.
Além disso, o chá de tanchagem tem propriedades adstringente, antibacteriana, redutora de irritação, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, desintoxicante, cicatrizante, depurativa, descongestionante, digestiva, diurética, sedativa, laxativa e tônica
Benefícios do chá de tanchagem:
1. Ajuda a prevenir o câncer:
A natureza anti-inflamatória deste chá é bem conhecida. Isso permite que ele funcione como um agente anti-cancerígeno e anti-tumores também. Ele diminui e reprime o crescimento de células cancerígenas e tumores, sendo assim bastante eficiente em aliviar e prevenir a propagação desta condição maligna.
2. Bom para o sistema digestivo:
Beber uma xícara de o chá de tanchagem para aliviar a inflamação incomodando sua barriga. Ele também ajuda a melhorar o fogo digestivo e até mesmo combater problemas de constipação de maneira saudável. Uma cura eficaz para diarreia, este chá é um remédio eficaz para úlceras gástricas, úlceras intestinais, dispepsia e disenteria.
3. Ajuda a lidar com problemas pós-parto:
Estudos sugerem que o chá de tanchagem pode ser usado para recuperação pós-parto mais rápida. Enquanto a natureza estica ajuda no controle do sangramento, esta erva também é conhecida por ajudar na eliminação da placenta. É conhecido por ter impactos positivos no controle das cãibras associadas à recuperação pós-parto. Também ajuda a tonificar o útero após o nascimento da criança.
4. Diurético natural:
O chá de tanchagem é uma cura natural para condições inflamatórias que afetam a bexiga e os rins. Sendo um diurético natural e um demulcente, permite a micção frequente, eliminando assim as toxinas dos rins e bexigas. Também é eficaz em aliviar as condições de edema em vários problemas de saúde. Ele também pode ser usado como uma cura eficaz para molhar a cama em bebês.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
5. Ajuda a aliviar a caspa:
O chá de tanchagem tem sido apontada como um remédio eficaz para caspa e couro cabeludo escamoso desde tempos imemoriais. As propriedades anti-sépticas e antibacterianas desta erva protegem o seu couro cabeludo contra infecções e oferecem alívio da caspa.
6. Trata acne e rosácea:
Condições inflamatórias da pele, como acne e rosácea, obtêm benefícios da aplicação tópica do chá de tanchagem. Além de aliviar a inflamação e prevenir a região de infecções, esta erva também evita a formação de cicatrizes, induzindo uma cicatrização mais rápida e a regeneração das células da pele.
7. Trata gripes e resfriados:
O chá de tanchagem tem propriedades expectorantes. Isto significa que promove a remoção de muco a partir da traqueia e brônquios, abrindo as vias aéreas e melhorar o bem-estar do paciente sofre de catarro brônquica, bronquite crônica, tosse, sinusite, constipações, ou outras doenças catarral .
8. Trata picadas de inseto:
O chá de tanchagem, por sua ação anti-inflamatória e antimicrobiana, são efetivamente usadas externamente na pele para tratar feridas, picadas de insetos e picadas de animais. Podem ser aplicados localmente por ataduras, após uma lavagem cuidadosa em água fervida na picada. Além de aliviar a dor e matar os germes, o chá agirá sobre a ferida, bloqueando o sangramento e acelerando a cura, graças à sua ação curativa.
9. Ajuda a tratar conjuntivite:
Também por causa das suas propriedades anti-inflamatórias e anti-microbianos, o chá de tanchagem é muito útil para as doenças dos olhos, tais como conjuntivite, pálpebra e inflamação dos olhos também alérgica.
10. Ajuda a tratar problemas na cavidade oral:
O chá de tanchagem também é extremamente útil para resolver a inflamação da cavidade oral e das vias aéreas superiores. Suas propriedades são reforçadas através da combinação da tanchagem com as folhas de malva, usá-los em conjunto para a preparação de um chá de ervas quente, a ser utilizado para fazer a lavagem que terá a capacidade para aliviar a inflamação causada por gengivite, periodontite, dor de garganta e faringite.
Chá de tanchagem ajuda a emagrecer:
O chá de tanchagem também pode ser utilizado em processos e dietas de emagrecimento. Além disso, a planta tem grande efeito diurético, o que já foi provado em laboratório. Ao eliminar a água do corpo pela urina, há a redução do inchaço do organismo.
Isso não quer dizer, entretanto, que a perda do inchaço seja suficiente para a pessoa emagrecer. Esses processos sempre devem ser acompanhados de dieta alimentar apropriada e, claro, exercícios físicos recomendados por médicos, como caminhadas.
Como usar a tanchagem?
Para gargarejar, a tanchagem deve passar por um processo de fervura que dure pelo menos 15 minutos, a proporção aproximada seria de 60 gr. de folhas em um litro de água, quando está pronto as folhas são removidas e o líquido é usado para as gargarejos.
Para beber em infusões, a proporção seria de aproximadamente 30 gr. de folhas em um litro de água, deixe ferver por cerca de 10 minutos, retire as folhas e reserve para ingerir até 4 xícaras por dia.
Como fazer o chá de tanchagem?
Ingredientes:
– 1 xícara de folhas de tanchagem frescas.
– 2 xícaras de água
– Tigela à prova de calor com tampa de encaixe
Modo de preparo:
- Lave bem as folhas de tanchagem e mantenha-as em uma tigela com tampa.
- Ferva a água e despeje sobre as folhas na tigela, cubra com a tampa e deixe em infusão até que a tigela esteja fria ao toque.
- Coe o chá e guarde na geladeira por até duas semanas.
- Beba 1-2 xícaras por dia para controlar a diarreia ou aliviar os sintomas do resfriado e da febre.
- Você pode beber simples ou adicionar mel a gosto.
Efeitos Colaterais:
As pessoas que estão usando qualquer tipo de insulina precisam saber que o chá de tanchagem pode reduzir o açúcar no sangue e evitar o consumo de banana-da-terra. Mulheres grávidas e lactantes devem sempre consultar seu médico antes de tomar qualquer tipo de remédio herbal.