Os benefícios do chá de tulsi oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo, é uma bebida quente saborosa ou bebida gelada. É feito de folhas e flores da tulsi reverenciada ou planta de Manjericão. Também conhecida como Chá de Tulsi, a popular infusão de ervas originou-se na Índia há milhares de anos e é conhecida pelas suas propriedades antioxidantes e adapto gênicas que promovem o bem-estar e a longevidade.
Há muito mais do que apenas santidade ao manjericão sagrado. Tulsi ou manjericão merece um lugar especial em seu jardim por seus benefícios saudáveis. É por isso que alguns mastigam suas folhas, queimam seu óleo para um efeito calmante e também o adicionam a postes, molhos e saladas.
Mas você conhece a maneira mais comum e eficaz de tirar o melhor proveito do manjericão? Através do Chá de Tulsi ou chá de manjericão. Por que o Chá de Tulsi é considerado valioso? O que exatamente faz o seu corpo? Como você faz este chá? Você só saberá as respostas se continuar lendo!
O que é o Chá de Tulsi?
Tulsi é o nome sânscrito do manjericão sagrado (Ocimum sanctum). Diferentes partes da planta (folhas, caules, raízes, flores e sementes) têm sido usadas para curar distúrbios respiratórios, digestivos, dérmicos, inflamatórios e oftalmológicos.
Além disso, como as partes cruas da planta não são muito palatáveis e apreciadas por muitos, a maneira simples de assimilar a bondade do manjericão é acrescentando-a aos alimentos que comemos ou bebemos. Uma tal preparação que é menos feita e ainda tem o maior valor medicinal é o Chá de Tulsi.
O Chá de Tulsi é feito por fermentação das folhas de tulsi em água. Além disso, esta infusão é excepcionalmente saudável e tem sido uma parte importante do Ayurveda por milhares de anos. Tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias, antioxidantes, estimulantes e que aliviam o estresse e é a melhor escolha de bebida para os interessados em cura natural.Isso nos leva à próxima pergunta.
Propriedades Terapêuticas do Benefícios do Chá de Tulsi?
Todo o crédito vai para a complexa composição bioquímica dessas plantas do gênero Ocimeno. além disso, A planta contém eugenol, ácido ursólico e carvacrol, juntamente com apigenina, luteolina, orientia, vicentina e outros flavonoides. Terpenos como linalol, lima trol e cariofileno, compostos como ácido rosmarínea, estragol, ácido propanoico, apigenina, marcitina, isotretinoína, orientia e vicentina, várias saponinas, triterpenoides e taninos estão presentes em diferentes partes das plantas de Ocimeno.
Quando você ferve as folhas de tulsi (hastes e sementes às vezes delgadas) na água, a maioria desses fitoquímicos são levados para a água, tornando-se uma mistura rica e terapêutica – a mais pura que você pode conseguir! Não é bom demais para ser verdade? Felizmente, é verdade, e temos enormes pesquisas apoiando os benefícios concedidos pelo manjericão sagrado. Você não gostaria de saber o que eles são em detalhes? Role para baixo, então!
Benefícios do Chá de Tulsi Atua Como um Antimicrobiano Potente:
O Chá de Tulsi possui alta atividade antibacteriana ( Staphylococcus, Bacillus, Pseudomonas, Víbrio ), antifúngico ( Candida ), antimicótico, antiviral e antimicrobiano, devido aos altos níveis de flavonoides, terpenoides e ácidos fenólicos, como o ácido linoleico.
Além disso, os Benefícios do Chá de Tulsi pode aliviar infecções bacterianas, fúngicas e virais nos sistemas respiratório, digestivo, dentário, dérmico, nervoso e urinário. Também pode reduzir a inflamação em várias partes do corpo causadas por esses patógenos.
Benefícios do Chá de Tulsi Alivia o Estresse, Ansiedade e Insônia:
Um dos transtornos ocupacionais mais comuns e prevalentes é o estresse mental. Pode ser acompanhada por depressão, ansiedade e insônia (insônia). A medicação nesses casos também é genérica e de origem esteroide, o que faz mais mal do que bem. Os Benefícios do Chá de Tulsi Contem flavonoides (como o eugenol) que podem acalmá-lo, funcionam como antidepressivos e desencadeiam a produção de neurotransmissores que podem reduzir a ansiedade e o estresse.
Fazer o Chá de Tulsi uma parte de sua dieta pode ajudá-lo a administrar seu ritmo circadiano, regularizar seu ciclo de sono, aumentar sua memória e cognição, e também evitar desordens neurodegenerativas induzidas pelo envelhecimento, como a doença de Alzheimer.
Benefícios do Chá de Tulsi Protege seu Coração e Regula a Pressão Arterial:
O ácido ursólico e os derivados presentes nas folhas de tulsi mostraram propriedades cardio protetoras. Os fitoquímicos deste chá reduzem os radicais livres no sangue, impedem o acúmulo de derivados do colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos (aterosclerose) e promovem a circulação livre de problemas, regulando a pressão sanguínea. Minerais como potássio e cálcio que protegem o coração do infarto do miocárdio, ataques isquêmicos e estresse químico e oxidativo.
Benefícios do Chá de Tulsi Para Tratar Questões Respiratórias:
Ayurveda descreve manjericão sagrado como a erva que cura problemas respiratórios, como asma, bronquite e pneumonia, juntamente com resfriado comum e tosse. Devido aos fitoquímicos anti-inflamatórios como eugenol, canfeno e liciníneo, este chá funciona como um excelente expectorante. Liberta a fleuma e o muco gerados como resultado da infecção microbiana. Os Benefícios do Chá de Tulsi ajuda a manter uma boa saúde respiratória e evita que o resfriado comum se agrave em doenças respiratórias complexas.
Benefícios do Chá de Tulsi Ajuda na Digestão e Perda de Peso:
Os Benefícios do Chá de Tulsi pode estimular a produção de sucos gástricos para que o alimento ingerido seja digerido completa e rapidamente. Também possui propriedades anti-ulcerogênicas, ou seja, inibe a secreção indesejável de pepsina e a peroxidação lipídica e aumenta a produção de mucina gástrica e células mucosas na defesa. Os Benefícios do Chá de Tulsi ira resultar na redução dos níveis de colesterol devido à sua ação hipo lipidêmica.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Uma vez que permite a rápida digestão e assimilação dos carboidratos e proteínas ingeridos, os lipídios e gorduras se decompõem lentamente – reduzindo assim as dores da fome e deixando-o com a barriga cheia. Além disso, beber o Chá de Tulsi após as refeições evita a DRGE e os riscos associados de azia. Indiretamente, a demora na assimilação lipídica sem a sua peroxidação causa perda de peso e diminui os níveis séricos de colesterol e triglicérides.
Benefícios do Chá de Tulsi Tem Propriedades Anti-inflamatórias:
Componentes de folhas de tulsi, ácido clorídrico, ácido linolênico, civossimavatine, isothymonine e eugenol, têm efeitos anti-inflamatórios potentes. Inibem a ativação e a produção de compostos pró-inflamatórios como a ciclooxigenase-1 em seu organismo. Tendo os Benefícios do Chá de Tulsi pode prevenir e efetivamente curar desordens inflamatórias como artrite reumatoide, diabetes tipo 2, asma, doença do intestino irritável, perda de memória (devido à inflamação dos neurônios), cirrose hepática, úlceras gástricas, hipersensibilidade, sinusite, enxaqueca, periodontite, amigdalite aguda (amígdalas inflamadas) e conjuntivite.
Benefícios do Chá de Tulsi é um Excelente Suplemento Antidiabético e Anepiticêmico:
Os Benefícios do Chá de Tulsi ira reduzir os níveis de glicose no sangue, estimular a secreção de insulina do pâncreas e aumentar a sensibilidade à insulina nos tecidos circundantes. Preparar o chá regularmente com algumas folhas de tulsi torna a insulina mais disponível no plasma, de modo que a glicose no sangue seja rapidamente absorvida e metabolizada.
Previne o acúmulo e a peroxidação da glicose sanguínea e a formação de radicais livres tóxicos e assegura que nenhum dos órgãos vitais como o fígado, os rins e o pâncreas sejam afetados pelo estresse químico e pela inflamação.
Benefícios do Chá de Tulsi Ajuda a Acelerar a Cicatrização de Feridas:
O manjericão sagrado é uma daquelas ervas cujas folhas e extratos de outras partes são aplicadas para curar feridas. A aplicação tópica de uma pasta feita de folhas de tulsi ou uma preparação de Chá de Tulsi espessa e concentrada dessas folhas acelerará a contração da ferida, secando e descascando. Os flavonoides e terpenos das folhas de tulsi possuem propriedades antioxidantes, que aumentam a atividade das enzimas antioxidantes – superóxido dismutase (SOD) e catalase – nas partes feridas do corpo. A ação de tais enzimas nas feridas crônicas, profundas e anormais ajuda na sua cura rápida.
Benefícios do Chá de Tulsi é um Analgésico Natural e Antipirético:
A dor acompanha necessariamente todas as feridas. Gerenciar a dor no caso de lesões profundas sem interferir na cicatrização de feridas é um dos maiores desafios. Em tais casos, os Benefícios do Chá de Tulsi atua como mágica. O pineno, o limoneno, o linalol, o carvacrol, o eugenol e os derivados relacionados são responsáveis por dar ao chá de tulsi a propriedade interoceptiva ou analgésica. É tão potente quanto um analgésico sintético.
Ayurveda e medicina antiga mencionam tulsi para ter propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Estas propriedades, juntamente com os efeitos anti-inflamatórios, tornam um antipirético eficaz. Administrar Chá de Tulsi a pessoas com febre reduzirá a temperatura do corpo, estimulará a resposta imunológica desencadeada e reduzirá a gravidade da infecção patogênica, se houver, como no caso de malária, dengue ou vírus da gripe.
Benefícios do Chá de Tulsi Ajuda a Cura Infecções Oculares:
A inflamação do olho é causada devido a infecções bacterianas (por exemplo, Estreptococos, Pseudomonas ), fúngicas (por exemplo, Fusarium, Aspergillus) e virais ( vírus Herpes simplex) ou lesões oculares devido a produtos químicos, fragmentos pontiagudos, sucos de plantas ou condições como glaucoma e conjuntivite.
Além disso, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e curativas, o Chá de Tulsi suporta a ação de medicação oftálmica administrada na forma de gotas ou suspensões de olho e auxilia na rápida recuperação.
Todos esses benefícios provam o que é um chá de manjericão. Não é? Você não gostaria de saber como fazer o Chá de Tulsi e experimentar esses benefícios em primeira mão? Aqui vai você, então!
Como Fazer Chá de Tulsi – um Método Simples:
Existem muitas variantes de Chá de Tulsi, cada uma com receitas elaboradas. Além disso, mas vou compartilhar a maneira mais fácil e rápida de fazer isso. Você pode personalizar este chá básico com aditivos de sua escolha e torná-lo mais forte e saboroso.
Ingredientes:
- 1 pequena panela ou bule;
- Água: 3 xícaras;
- Tulsi ou folhas de manjericão: 10-15, ralado;
- 1 pequena fatia de limão ou suco de limão: 1 colher de chá (opcional);
- gengibre: ½ colher de chá picado (opcional);
- Sementes de cardamomo verde: ½ colher de chá;
- Além disso, mel ou adoçante ou açúcar.
Modo de Preparo:
- Além disso, em uma panela ou bule, deixe ferver a água;
- Adicione as folhas de tulsi picadas, o gengibre e as sementes de cardamomo (se desejar) e deixe o conteúdo ferver por 7 a 10 minutos;
- Além disso, coe o conteúdo em uma xícara de chá com mel, açúcar ou adoçante comum;
- Sirva quente depois de adicionar um pouco de suco de limão;
- Além disso, essa é a maneira mais simples de fazer um chá;
- Cada gole é como uma explosão de oxigênio puro;
- Além disso, e parabéns pelo pontapé inicial do regime de desintoxicação mais barato!
Efeitos Colaterais do Chá de Tulsi:
Não há evidências suficientes e quase nenhuma que demonstre os efeitos colaterais do Chá de Tulsi. Quaisquer que sejam os seus inconvenientes, é devido à folha de tulsi e não específica a esta preparação de chá.
Tem Propriedades de Antifernalidade: Uma das principais desvantagens associadas ao manjericão e seus extratos é que ele interfere na fertilidade. No entanto, esse efeito é mais pronunciado em homens do que em mulheres. Também não há muito escrito ou dito sobre o quão seguro é o Chá de Tulsi para mulheres grávidas e amamentando. Além disso, é melhor fazê-lo apenas sob rigorosa supervisão médica.
Pode Agir Como um Diluente de Sangue: O Chá de Tulsi reduz a hipertensão, pelo qual pode modificar a composição e propriedades físicas do seu sangue, como a sua espessura. Além disso, se você está para a cirurgia, você pode ser solicitado a parar de tomar este chá porque pode atrasar o processo de coagulação do sangue, o que poderia ser letal.