O chá de uxi amarelo é usado para infertilidade feminina, ajuda no tratamento de problemas uterinos, como cistos, endometriose e ovários policísticos. A árvore comum na região da Amazônia e pode atingir 30 metros de altura, o uxi amarelo é popularmente conhecida como a planta que trata problemas uterinos.
Dependendo do local onde a planta é identificada, outros nomes podem fazer relação a ela. Entre os principais deles, destacam-se uxi-amarelo, axuá, cumatê, pururu, uxi, uxi-liso, uxi-ordinário, uxi-pucu, uxi-verdadeiro.
Na medicina natural, a parte da planta vinculada aos princípios curativos é a casca.
Benefícios do uxi amarelo:
As propriedades da casca também são amplamente estudadas como combatentes do câncer. Outro benefício do chá da casca da uxi-amarelo se percebe no combate de doenças como a artrite, colesterol alto e diabetes, devido as suas propriedades que ajudam na regularização das funções do organismo.
Muitos estudos apontam que as substâncias químicas em sua composição são úteis no tratamento de distúrbios mais graves, como a AIDS. Em suma, é útil como um auxiliar do coquetel de medicamentos, potencializando os seus resultados.
O uxi-amarelo possui ação antioxidante, capaz de auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce e auxilia na redução da ação mutagênica causada pelo consumo de tabaco.
Pode também ser útil no tratamento de doenças respiratórias, incluindo bronquites, rinites, sinusites e viroses. A casca é composta de bergenina, flavonoides, saponinas e taninos, dentre outras inúmeras substâncias químicas em sua composição.
Receita do chá de uxi amarelo:
A maneira mais fácil de utilizar o uxi-amarelo é por meio do chá. A mistura pode ser bebida tanto quente quanto gelada. O recomendado na maioria dos casos é tomar cerca de uma a duas xícaras por dia, dependendo do tipo de tratamento.
Ingredientes:
– 500 ml de água;
– 25 gramas de casca da árvore triturada em pedaços bem pequenos.
Modo de Preparo:
- Misture a casca com a água e leve ao fogo durante 10 minutos.
- Quando ferver, desligue o fogo e tampe o recipiente por alguns minutos.
- Em caso de qualquer dúvida sobre a quantidade utilizada (seja infusão, extrato seco ou pó), consulte um especialista.
- Apenas um profissional da saúde saberá avaliar as necessidades individuais com cuidado, indicando o melhor tratamento.
Efeitos colaterais do chá de uxi amarelo:
O uso é contraindicado para mulher gestantes e lactantes. Durante os períodos de gestação e amamentação, todos os nutrientes ingeridos pela mãe passam para o bebê. Para evitar a intoxicação pela ingestão de uxi-amarelo, é muito importante seguir a dosagem adequada, que pode variar conforme o modo de ingestão.
No caso do pó, a quantidade máxima ingerida deve ser de 400 mg ao dia. No caso de infusões, a quantidade é de 25 gramas. Em forma de extrato seco, o ideal é consumir 250 mg por dia.