Chás diuréticos para inchaço e retenção de líquidos são simples de fazer e leva poucos ingredientes, ele não só é uma ótima escolha natural para o tratamento de infecções do trato urinário como também é um diurético para inchaço e retenção de líquidos.
Esses chás diuréticos ajudar também a limpar o trato urinário, promovendo o fluxo de urina, esses chás têm um leve efeito diurético e que podem aumentar a ingestão de água.
Tomando corretamente pode aumentar a produção de urina, além de possui a capacidade de estimular o corpo a eliminar a retenção de líquidos e ajudar na contração, por exemplo, no caso da salsa, dente de leão, cavalinha e chá de hibisco.
Ao fazer os chás diuréticos recomendamos a supervisão do médico que está orientando o tratamento, para garantir que nenhuma planta afeta o efeito dos remédios receitados, como antibióticos.
Como os chás diuréticos funciona?
Os chás diuréticos para inchaço e retenção de líquido possui a capacidade do rim de reabsorver sódio, aumentando assim a perda de sódio e, consequentemente, de água na urina.
Além disso, os chás também podem bloquear a troca de sódio por potássio, resultando neste caso é a excreção de ambos os constituintes, embora mais do primeiro do que do último.
Chás diuréticos para inchaço e retenção de líquidos
Veja a seguir, algumas opções de chás diuréticos para ajudar a combater o inchaço e a retenção de líquidos são:
1. Chá de salsinha
O chá de salsinha é um dos melhores chás diuréticos para ajudar na retenção de líquidos e, de fato, a planta é capaz de aumentar a quantidade de urina produzida.
Além disso, a salsinha contém flavonoides esses compostos são capazes de se ligar aos receptores de adenosina A1, diminuindo a ação dessa substância e aumentando a produção de urina.
Ingredientes
– 250 ml de água;
– 1/4 de limão;
– 15 g de salsinha fresca com talos;
Modo de preparo
- Primeiramente lave e pique as salsinha, e depois, junte a salsinha na água e deixar repousar por 5 a 10 minutos.
- Em seguida, coe e deixar amornar e beber várias vezes ao dia.
Atenção: Gravidas não devem consumir o chá de salsinha, e nem pessoas que estejam fazendo tratamento com anticoagulantes ou outros diuréticos.
2. Chá de hibisco
O chá de hibisco aumenta a quantidade de urina produzida, e tem um efeito semelhante a alguns diuréticos sintéticos produzidos em laboratório, como a furosemida e a hidroclorotiazida.
Ingredientes
– 2 colheres cheias de flores hibisco seco;
– 1 litro de água em início de fervura.
Modo de preparo
- Primeiramente, adicione o hibisco na água quente e deixar repousar por 10 minutos, devidamente tampado.
- Em seguida, coe e beba ao longo do dia.
3. Chá verde
O chá verde esta entre os chás diuréticos para inchaço e retenção de líquidos pois ele é rico em cafeína, esta substância com poder diurético natural.
O ideal é tomar este chá até 3 xícaras por dia pode aumentar a produção de urina e ajudar a eliminar o excesso de líquidos acumulados no organismo.
Ingredientes
– 1 colher de folhas de chá verde;
– 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
- Para fazer este chá coloque as folhas de chá verde numa xícara e depois colocar a água, deixando repousar entre 3 e 5 minutos.
- Em seguida, após coar, deixar amornar e beber até 3 vezes por dia.
- Dependendo do tempo que o chá fica repousando, maior será a quantidade de cafeína, no entanto, maior será o sabor amargo.
4. Chá de tília
A tília é uma planta medicinal que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, como o ácido clorogênico e o ácido cafeico, garantindo sua ação diurética, promovendo o aumento da produção de urina e favorecendo a eliminação do excesso de líquidos no organismo.
Ingredientes
– 1/2 colher de flores ou folhas secas de tília;
– 200 mL de água.
Modo de preparo
- Coloque a água para ferver e desligar o fogo quando começar a borbulhar.
- Depois disso, acrescente as flores e folhas de tília, e tampe depois deixe repousar por 5 minutos, coe e beber 2 a 4 xícaras por dia.
Atenção: O consumo do chá de tília não é recomendado para pessoas com problemas cardíacos, crianças com menos de 4 anos de idade, mulheres grávidas ou em período de amamentação.
5. Chá de urtiga
O chá de urtiga pode ajudar a aumentar a produção de urina, promovendo assim a excreção de água e sal do corpo.
Dessa forma isso pode ajudar a reduzir o inchaço, a retenção de água e o ganho de peso. Além disso, os efeitos diuréticos do chá de urtiga também podem ser úteis no tratamento de infecções do trato urinário
Ingredientes
– 1-2 colheres de chá de urtiga ( pré-embalado em saquinhos)
– 1 xicara de 260ml de água fervente.
Modo de preparo
- Primeiramente adicione as folhas secas de urtiga na água fervente, e deixe em infusão por 3-5 minutos, depois coe e aproveite.
6. Chá de funcho
O funcho é uma planta utilizada para tratar problemas da bexiga e até pressão alta, devido ao seu efeito diurético, que aumenta a produção de urina e elimina o excesso de líquidos no organismo.
Ingredientes
– 1 xícara de água
– 1 colher de sementes de funcho;
Modo de preparo
- Para esta receita junte as sementes de funcho na água fervente numa xícara e deixar repousar por 5 a 10 minutos, e depois, coar e beber até 3 vezes por dia.
Esta chá diurético é bastante segura que pode ser usada em adultos e crianças, porém no caso das grávidas e lactantes, devido à falta de estudos, é recomendado utilizar o chá apenas sob orientação do obstetra.
7. Chá de cavalinha
O chá de cavalinha chá diurético natural muito utilizado na medicina tradicional e pode ser comparado com o do remédio hidroclorotiazida, que é um diurético produzido em laboratório.
Ingredientes
– 1 colher de cavalinha;
– 250 ml de água fervente.
Modo de preparo
- Coloque a cavalinha na xícara com água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos.
- Em seguida, coe e deixar amornar e beber 3 vezes por dia.
8. Chá de hortelã-pimenta
O hortelã-pimenta é outro chá diurético para inchaço e retenção de líquidos ele pode prevenir ou pelo menos reduzir o inchaço causado pela retenção de água.
Além disso, os benefícios do chá de hortelã-pimenta também auxiliam na digestão devido às suas propriedades anti-inflamatórias, por isso é uma vitória em quase todas as frentes.
Ingredientes
– 1 colher de mel orgânico;
– 15-20 folhas de hortelã;
– Suco de ½ limão;
– 300 ml de água;
Modo de preparo
- Primeiramente ferva a água e em seguida, adicione 15-20 folhas de hortelã fresca e desligue o fogo.
- Em seguida, mantenha-os em infusão por cerca de 10 minutos, até que o chá fique perfumado.
- Logo após coe as folhas de hortelã e sirva quente com uma colher de chá de mel e suco de limão.
9. Chá verde com limão
Ingredientes
– 1 L de água;
– 1 colher de folhas de chá verde;
– 2 limões;
Modo de preparo
- Primeiramente ferva 500ml de água e adicione as folhas de chá verde, e depois mexa suavemente e deixe em infusão por 5 minutos.
- Em seguida, coe e coloque na geladeira, logo a seguir, lave e esprema os limões.
- Acrescente os outros 500ml de água e volte a misturar, e conserve na geladeira, sirva o chá verde misturado com limão e gelo.
10. Chá de canela
O chá de canela possui ações antioxidantes, que removem as toxinas do organismo, esta especiaria possui uma substância diurética, que ajuda no funcionamento do intestino.
Ingredientes
– 2 unidades de pau de canela;
– 2 xícaras de água;
Modo de preparo
- Para fazer este chá coloque duas xícaras de água em uma panela, e depois acrescente a canela em pau para ferver durante cinco minutos;
- Depois, deixe amornar e retire a canela em pau e beba.
11. Chá de gengibre
O chá diurético que levam gengibre são também ótimos aliados pra quem tem problemas com retenção de líquidos e deseja emagrecer.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Ingredientes
– 3 cascas do abacaxi picadas;
– 10 g gengibre ;
– 5 folhas de hortelã;
– 1 Xicara de água;
Modo de preparo
- Em primeiro lugar coloque as cascas do abacaxi, o gengibre e as folhas de hortelã na água e leve ao fogo por uns 15 minutinhos, até ferver.
- Em seguida coe e se preferir, você pode colocar um pouco de açúcar (opcional).
12. Chá de cominho
O cominho é uma planta bastante utilizada na medicina ayurvédica na Índia, isso porque ela pode tratar distúrbios digestivos, dores de cabeça e enjoos matinais.
No entanto, o cominho também é bastante usado como chá diurético principalmente para diminuir o inchaço e retenção de líquido.
Ingredientes
– 1 colher de folhas de secas de cominho ou sementes;
– 200 ml de água fervente;
Modo de preparo
- Basta adicionar as folhas secas de cominho ou 1 colher de chá das sementes em 200 ml de água fervente, com o fogo já desligado.
- Em seguida, abafe e deixe descansando por 10 minutos, e depois é só coar e beber.
13. Chá de alecrim
O chá de alecrim possui ação diurética, e ajuda a reduzir a retenção de líquido, além de melhorar o funcionamento intestinal.
No entanto, ele é somente um coadjuvante do processo de emagrecimento, quando em conjunto com outras estratégias para essa finalidade.
Ingredientes
– 1 colher de alecrim;
– 1 xicara de água fervente;
Modo de preparo
- Para fazer o chá de alecrim adicione o alecrim na água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos, devidamente tapado.
- Logo a seguir coe, e deixe amornar e tomar, sem adoçar, de 3 a 4 vezes por dia.
14. Chá de casca de abacaxi
O chá da casca do abacaxi é um ótimo aliado para diminuir o inchaço e retenção de líquidos pois ele possui a ação diurética e é rica em vitamina C.
Ingredientes
– 3 casca de abacaxi picadas;
– 500ml de água;
Modo de preparo
- Para esta receita ferva os 500ml de água com a casca de abacaxi, deixe tampado por 5 minutos e depois pode consumir.
15. Chá de erva doce
O chá de erva doce é um chá que se destaca quando o assunto é combate à retenção de líquidos porque essa planta tem propriedades diuréticas, favorecendo ainda mais a eliminação dos líquidos em excesso e a redução do inchaço.
Além disso, a erva-doce é uma planta com propriedades diuréticas e carminativas, ou seja, que ajudam a reduzir a produção de gases intestinais. Além de ser um calmante que ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse.
Ingredientes
– 1 colher de sementes erva-doce;
– 1 xícara de Água.
Modo de preparo
- Para preparar este chá diurético use uma colher de sementes erva-doce para cada xícara de água, e leve ao fogo.
- Em seguida, deixe ferver por cinco minutos e logo após beba.
16. Chá de hibisco com canela
O Chá de hibisco com canela é um aliado muito forte para ajudar a emagrecer, pois este chá diurético ajuda na retenção de líquidos, a desinchar o corpo, e aumenta o metabolismo, favorecendo a queima da gordura. Além de ajudar na digestão, por ter canela em sua composição.
Ingredientes
– 1 colher de hibisco seco;
– 1 pau de canela;
– 1L de água fervente;
Modo de preparo
- Em um litro de água fervente adicione as folhas secas de hibisco e o pau de canela, depois deixar repousar durante 10 minutos.
- Logo após, coe antes de beber.
- Além disso, este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, meia hora antes das principais refeições.
17. Chá de feno grego
O chá de feno-grego juntamente com alcachofra pode ajudar na perda de peso, pois ajuda a saciar o apetite e a soltar o intestino.
Além disso, este chá é rico em fibras, ajuda a aumentar o metabolismo, favorecendo assim a queima da gordura, além de auxiliar na retenção de líquidos, e desincha o corpo.
Ingredientes
– 1/2 colher de chá de sementes de feno grego em pó;
– 1 colher de folhas secas de alcachofra;
– 150 ml de água fervente;
Modo de preparo
- Em uma xícara de chá colocar as sementes em pó, a pitada de pimenta e as folhas secas de alcachofra e adicionar 150 ml de água fervente.
- Em seguida, deixar repousar 10 minutos minutos e coar.
- O ideal é tomar este chá 3 vezes por dia, entre as refeições.
18. Chá de gengibre com abacaxi
O chá de gengibre com abacaxi é ótimo diurético ideal para as pessoas que desejam emagrecer, pois este chá ajuda a acelerar o metabolismo, estimulando o gasto de energia, além de promover a saciedade e contribuir para o bom funcionamento do intestino, já que é rico em fibras.
Ingredientes
– Casca de ½ abacaxi;
– Casca de 1 laranja;
– 1 colher de sopa de gengibre em pó;
– 1 litro de água.
Modo de preparo
- Em uma panela, adicionar água, a casca de abacaxi e de laranja, e a colher de gengibre em pó e depois levar ao fogo para ferver durante 5 a 10 minutos, coar e beber.
- Beba este chá ao longo do dia, entre as refeições.
19. Chá mate com limão
O chá mate com limão também é um chá diurético que aumenta a sensação de saciedade e facilita o emagrecimento, esta bebida acelera o metabolismo e a queima de gordura. Além de possui ação diurética, ajudando a diminuir o inchaço.
Ingredientes
– 1 colher de folhas torradas de chá mate;
– Suco de ½ limão ;
– 150 ml de água fervente.
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, em uma xícara coloque as folhas do chá mate e a água fervente. Depois tampe e deixe repousar entre 5 a 10 minutos.
- Logo após, coe e adicionar o suco de limão e beber.
20. Chá de abacaxi com cravo
Este chá diurético de abacaxi com cravo-da-índia, ajuda desinchar, melhora a digestão e na cicatrização. Além disso, se consumir o chá com frequência, também vai se sentir mais disposto.
Ingredientes
– 5 Cravos da Índia;
– 1/2 casca de abacaxi;
– Mel ou açúcar a gosto ( opcional);
– 3 folhas de hortelã;
Modo de preparo
- Para fazer esta receita lave bem a casca do abacaxi, em uma panela coloque todos os ingredientes, ligue o fogo e deixe ferver.
- Logo após, desligue o fogo e deixe a mistura descansar tampado.
Cuidados ao usar os chás diuréticos
A ingestão de qualquer tipo de chá diurético deve ser feita sempre sob a orientação de um fitoterapeuta ou profissional médico com conhecimento em plantas medicinais.
Idealmente, as pessoas que já estão usando diuréticos sintéticos, como furosemida, hidroclorotiazida ou espironolactona, não devem usar diuréticos secundários
Além disso, as Pessoas com problemas renais, doenças cardíacas ou pressão arterial baixa também devem evitá-lo.
No caso dos chás diuréticos, também é muito importante não tomá-los por mais de 7 dias, principalmente sem orientação especializada, pois alguns podem aumentar a excreção de minerais importantes na urina, o que pode causar desequilíbrio no corpo.