A fruta cherimóia é uma fruta pertencente à espécie Annona cherimola que é nativa da América do Sul e Central. Esta fruta é também conhecida como “a árvore do sorvete” devido a sua consistência cremosa e uma mistura de banana, manga, Morango, coco, papaia e sabores de Abacaxi. Assim, é comumente usada em smoothie e sorvetes, adicionada às saladas de fruta ou até usada como um mousse ou recheio de torta.
A parte interna deste fruto começa a ficar marrom conforme amadurece, assim não pode ser armazenado por longo tempo, já que os açúcares do interior começarão a fermentar.
As sementes e casca são não comestíveis, pois são extremamente tóxicas. Esta fruta tem lugar entre as mais saudáveis com sua rica nutrição, particularmente Vitamina C e antioxidantes.
A cherimóia é uma excelente fonte de Vitamina C oferecendo em torno de um quinto do valor recomendado diário. Além destes, é uma fonte boa de carboidratos, Potássio, fibra, várias vitaminas essenciais e minerais, além de ser livre de colesterol e gordura saturada e baixa em sódio. Assim, oferece vários benefícios para saúde.
Valor Nutricional da Cherimoia
- Valor energético 97.0kcal=407
- Carboidratos 25,3g
- Proteínas 1,0g
- Gorduras saturadas 0,1g
- Gorduras poliinsaturadas 0,1g
- Fibra alimentar 2,1g
- Fibras solúveis 0,1g
- Cálcio 22,8mg
- Vitamina C 10,2mg
- Piridoxina B6 0,1mg
- Fósforo 23,4mg
- Manganês 0,2mg
- Magnésio 24,8mg
- Lipídios 0,3g
- Ferro 0,2mg
- Potássio 300,0mg
Beneficio da Cherimóia para saúde
Para Melhorar a Imunidade:
A cherimóia é rica em Vitamina C que desempenha um papel importante em melhorar a função do sistema imunológico. Este nutriente é um antioxidante natural poderoso que ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e elimina os radicais livres nocivos do corpo. Assim, oferece imunidade contra doenças comuns, como resfriado e gripe, assim como previne infecções.
Possui Propriedades Anti-inflamatórias:
A cherimóia tem um alto teor de Vitamina C, um antioxidante poderoso que ajuda a proteger o corpo do dano pelos radicais livres inflamatórios.
Para a Saúde Cardiovar:
A relação bem equilibrada de Sódio e Potássio em cherimóia ajuda em regular os níveis de pressão arterial e freqüência cardíaca.
Além disso, o consumo de cherimóia provou a reduzir o colesterol ruim, LDL, e aumenta o nível do colesterol bom, HDL, no sangue. Desta maneira, melhora o fluxo sanguíneo para o coração, oferecendo proteção contra o ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e hipertensão.
Para Prevenir o Câncer:
O teor rico de antioxidante na cherimóia oferece esta fruta com benefícios anti-câncer. As células cancerosas são formadas devido aos radicais livres produzidos pelo estresse oxidativo. Estes antioxidantes neutralizam o efeito dos radicais livres.
Além disso, a cherimóia contém quantidades significativas de fibra dietética que previne absorção de colesterol no intestino e previne a membrana de muco do cólon de exposição para substâncias tóxicas, reduzindo assim o risco de câncer de cólon e fígado. E também oferece proteção contra o câncer de mama.
Para Saúde Cerebral:
A fruta cherimóia é uma boa fonte de vitaminas B, particularmente Vitamina B6, piridoxina, que controla os níveis de neuro químicos GABA no cérebro. Os níveis adequados GABA acalmam a irritabilidade, depressão e doenças de dor de cabeça.
A Vitamina B6 também protege contra doença de Parkinson assim como alivia o estresse e tensão. 100 gramas da fruta cherimóia contêm em torno de 0.527 mg ou 20% dos níveis diários recomendados da vitamina B6.
Para Osteoporose:
A fruta cherimóia contém Cálcio que é vital para saúde óssea. Desta forma, ajuda na prevenção de osteoporose.
Possui Propriedades Citoprotetoras:
A fruta cherimóia oferece benefícios citoprotetivos para o corpo também. Os extratos de fruta cherimóia melhoram a sobrevivência de células no sistema por diminuir a liberação de lactato desidrogenase, ou LDH do corpo. Os níveis altos de LDH indicam que a célula foi danificada por lesão ou doença.
Uma Grande Fonte de Minerais:
A cherimóia contém quantidades abundantes de Potássio, que é exigida para batimento cardíaco normal e pressão arterial, bem como protege contra hipertensão e derrame. E também apóia o metabolismo e evacuação, por obter suficiente fibra.
Além de Potássio, a cherimóia também contém outros minerais como Magnésio, Sódio, Zinco, e Manganês. Esta fruta é desprovida de gordura saturada e colesterol, e baixa em sódio.
Rica em Antioxidantes:
A cherimóia contém vários antioxidantes polifenólicos, o mais proeminente sendo acetogeninas anonáceas. Compostos de acetogenina são poderosas citotoxinas possuindo propriedades anti-câncer, anti-malária e anti-helmintos. É rica em Vitamina C que atua como um antioxidante natural por proteger contra os radicais livres.
Possui Propriedades Medicinais:
Sendo rica em nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, esta fruta pode ajudar em curar doenças como descalcificações, diabetes, contrações do estômago, constipação, problemas de trânsito intestinal, anemia, hipertensão, cólicas do estômago e outros problemas relacionados.
Manutenção da Saúde da Pele:
Como mencionado antes, a fruta cherimóia tem um teor alto de Vitamina C, que é vital para manutenção da pele saudável e brilhante. Sendo um antioxidante natural, a Vitamina C ajuda em cicatrizar feridas e produção de colágeno, que é necessário para formação da pele.
Os sinais do envelhecimento, como linhas finas, e rugas, assim como pigmentação são um resultado do dano causado pela ação de radicais livres.
A Vitamina C na cherimóia pode combater os radicais livres do corpo, portanto, oferecendo pele saudável e perfeita.
Para o Cabelo:
Assim como a pele, a Vitamina C é também vital para saúde do cabelo e previne o dano por radicais livres que afetam o cabelo também.
Para Tratamento de Piolho:
A fruta verde pode ser desidratada e em pó. Isto pode ser aplicado no cabelo para se livrar de piolhos.
Efeitos colaterais da cherimóia
Apesar dos muitos benefícios da Cherimóia para, existem alguns riscos para a saúde que você deve estar ciente, incluindo as complicações com gravidez, reações alérgicas e possíveis toxicidades.