Chia – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais! Além disso, a Chia contem propriedades nutricionais que são bem importante para saúde. No entanto, a Chia (Salvia hispanica L.) é uma planta herbácea da família das lamiáceas, da qual também fazem parte o linho e a sálvia, tanto que é conhecida como “salvia hispânica”. Originária do México, suas sementes já eram utilizadas como alimento pelos povos das civilizações da América Central há muitos séculos. A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes.
Valor Nutricional da Chia:
- Os principais componentes da semente de Chia são:
- Ômega 3 – A semente da Chia é uma das mais ricas fontes conhecidas, tanto animal quanto vegetal.A Chia possui um teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão.
- Cálcio – A Chia Cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca. Foi recentemente descoberto, que ele também ajuda a queimar gordura no organismo.
- Magnésio – Possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes.
- Manganês – E fósforo: três vezes mais do que no espinafre.
- Proteínas – É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa.
A Chia é um ótimo aliado para nosso organismo porque:
- Reduz a fome;
- Melhora a digestão e regula o trânsito intestinal;
- Desintoxica o organismo;
- Reduz a inflamação das células adiposas.
Benefícios da Chia:
Benefícios da Chia Para Combater a Celulite: A Chia ajuda a melhorar o aspecto da celulite, devido a elevada concentração de ômega 3. Estudos têm relacionado o aumento do consumo de ômega 3 com a redução de processos inflamatórios, como o caso da celulite, que é nada mais do que uma inflamação das células adiposas, também conhecidas como adipócitos.
Benefícios da Chia Para Saúde da Pele, Cabelos e Unhas: A Chia melhora o aspecto da pele, cabelos e unhas, devido a vitamina A e B2. Estas vitaminas ajudam a reduzir a acne, o ressecamento da pele e fortificam as unhas.Benefícios da Chia Por Ser Repleta de Antioxidantes: A Chia possui em sua composição a presença do flavonoide kaempferol, além dos ácidos cafeico e clorogênico. Eles são fundamentais para evitar a formação de radicais livres no organismo.
Benefícios da Chia Para Obter Mais Energia: A Chia é calórica e fornecem resistência e um tempo bem duradouro. As fibras presentes na Chia dão mais saciedade e retardando a sensação de fome. Com isso, equilibram o teor de açúcar no sangue, garantindo energia e disposição ao longo do dia.
Benefícios da Chia Na Prevenção de Doenças: Possuem alta concentração de ômega-3, auxiliando na saúde do cérebro. Além do mais, também funciona como anti-inflamatório e ajuda a combater a depressão, diabetes, obesidade e artrite.
Benefícios da Chia Por Ser Rica Em Proteínas: 15% da composição da Chia é proteica, sendo seus aminoácidos, em conjunto, formadores de alto valor biológico. Apenas 28 gramas da semente fornecem 9% da proteína que um adulto demanda, em média.
Benefícios da Chia Por Ser Rica Em Magnésio: 100 gramas de Chia pode conter o mesmo que 200g do mineral presente em nozes ou 1,6 kg de brócolis, por si só considerados alimentos ricos no nutriente.Benefícios da Chia Por Ser Boa Fonte de Ômega 3: A semente da Chia é uma das mais ricas fontes conhecidas (tanto entre as vegetais quanto entre as animais) do ácido alfalinolênico, um dos ácidos graxos classificados como ômega 3.
Benefícios da Chia Para Prevenir Doenças Cardiovasculares: o consumo de Chia é capaz de evitar doenças como infarto, derrame e hipertensão graças as suas grandes quantidades de ômega 3. Esse ácido graxo reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, além de diminuir o colesterol circulante no sangue. Além disso, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial.
Benefícios da Chia Por Ser Boa Fonte de Cálcio: Por ser rica em cálcio, a Chia é uma excelente alternativa para pessoas que têm intolerância à lactose, necessitando de fontes alternativas desse mineral. Porém, alimentos como tofu e gergelim contêm maiores quantidades de cálcio, e vale consumi-los também.
Usos da Chia:
Ela pode ser consumida crua, triturada ou em forma de gel ou na forma de óleo. A semente mantém suas propriedades em todas estas formas de consumo.
Contraindicações da Chia:
Por ser uma semente, a Chia não contém contraindicações, porém desde que consumida dentro da quantidade indicada, que é no máximo de 25 gramas por dia. Ao passar dessa quantidade, pode causar intestino preso por conter uma grande quantidade de fibras em sua fórmula.