Choque Cardiogênico – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, o choque Choque Cardiogênico ocorre quando o coração é danificado gravemente que não consegue fornecer sangue suficiente aos órgãos vitais do corpo. Como resultado da falha do coração para bombear suficientes nutrientes para o corpo, a pressão arterial cai e os órgãos podem começar a falhar.
O Choque Cardiogênico é incomum, mas quando ocorre, é uma emergência médica séria. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, quase ninguém sobreviveu ao Choque Cardiogênico no passado. Hoje, mais de 50% das pessoas que experimentam Choque Cardiogênico sobrevivem. Isto é devido a tratamentos aprimorados e ao reconhecimento mais rápido dos sintomas.
No entanto, a perspectiva ainda é muito fraca se o Choque Cardiogênico for ignorado e não tratado. Você deve entrar em contato com seu médico imediatamente se estiver com algum dos sintomas desta condição.
Causas do Choque Cardiogênico: O Choque Cardiogênico é mais comumente o resultado de um ataque cardíaco. Durante um ataque cardíaco, o fluxo de sangue através das artérias é restrito ou bloqueado completamente. Esta restrição pode levar ao Choque Cardiogênico.
Outras condições que podem causar Choque Cardiogênico incluem:
- Embolia pulmonar (bloqueio repentino de uma artéria no pulmão);
- Tamponamento pericárdico (acumulação de líquido ao redor do coração reduzindo sua capacidade de enchimento);
- Regurgitação valvular súbita (danos nas válvulas que permitem o refluxo do sangue);
- Ruptura da parede do coração (devido ao aumento da pressão);
- Incapacidade do músculo cardíaco para funcionar corretamente (ou em alguns casos);
- Fibrilação ventricular (uma arritmia em que as câmaras inferiores se fibrilam ou tremem);
- Taquicardia ventricular (uma arritmia em que os ventrículos batem muito rápido).
As sobredosagens de drogas também podem afetar a capacidade do seu coração de bombear sangue e pode levar a um Choque Cardiogênico.
Sintomas do Choque Cardiogênico: Os sintomas de Choque Cardiogênico podem aparecer muito rapidamente. Os sintomas podem incluir o seguinte:
- Confusão e ansiedade
- Sudorese e extremidades frias (dedos das mãos e dos pés)
- Batimento cardíaco rápido mas fraco (taquicardia)
- Saída urinária baixa ou ausente (oligúria)
- Fadiga devido à hiperventilação
- Falta de ar repentina
- Coma, se as medidas não forem tomadas a tempo de parar o choque
É vital ligar para uma equipe de urgência medica o quanto antes, se você estiver sofrendo algum desses sintomas. Quanto mais cedo a condição for tratada, melhor será a perspectiva.
Fatores de Risco do Choque Cardiogênico: Fatores de risco para Choque Cardiogênico incluem:
- Histórico prévio de infarto do miocárdio (ataque cardíaco);
- Acúmulo de placa nas artérias coronárias (artérias que fornecem sangue ao coração);
- Doença valvular de longo prazo (doença que afeta as válvulas do coração).
Diagnósticos do Choque Cardiogênico: Se você vê alguém sofrendo de um ataque cardíaco ou acredita que pode estar sofrendo um ataque cardíaco, obter ajuda médica imediatamente. Atenção médica precoce pode prevenir o Choque Cardiogênico e diminuir o dano ao coração. A condição pode ser fatal se não for tratada.
Para diagnosticar o Choque Cardiogênico, seu médico irá completar um exame físico. O exame medirá o pulso e a pressão sanguínea. Seu médico pode solicitar os seguintes testes para confirmar o diagnóstico:
- Medição da Pressão Arterial: Isso mostrará valores baixos na presença de Choque Cardiogênico.
- Exames de Sangue: Testes de sangue podem indicar se houve danos graves ao tecido cardíaco. Eles também podem dizer se houve uma diminuição nos valores de oxigênio. Se o Choque Cardiogênico foi devido a um ataque cardíaco, haverá mais enzimas ligadas ao dano cardíaco e menos oxigênio do que o normal em seu sangue.
- Eletrocardiograma: Este procedimento mostra a atividade elétrica do coração. O teste pode mostrar arritmias (taxas cardíacas irregulares), como taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular. Estes podem ser causa do Choque Cardiogênico. Um Eletrocardiograma também pode mostrar um pulso acelerado.
- Ecocardiografia: Esta imagem ultra-sonográfica da estrutura e atividade do coração fornece uma imagem que mostra o fluxo de sangue. Pode mostrar uma parte imóvel do coração (como em um ataque cardíaco) ou pode apontar para uma anormalidade com uma das válvulas de seu coração.
- Cateter Swan-Ganz: Este é um cateter pulmonar especializado que está inserido no coração para mostrar sua atividade de bombeamento. Isso só deve ser feito por um Intensivo ou Cardiologista treinado.
Tratamentos do Choque Cardiogênico: Para tratar o Choque Cardiogênico, seu médico deve encontrar e tratar a causa do choque. Se o ataque cardíaco é a causa, seu médico pode dar oxigênio e, em seguida, insira um cateter nas artérias que fornecem o músculo cardíaco para remover o bloqueio.
Se uma arritmia é a causa subjacente, seu médico pode tentar corrigir a arritmia com choque elétrico. O choque elétrico também é conhecido como desfibrilação ou cardioversão. O médico também pode fornecer medicamentos e fluidos para melhorar a pressão arterial e aumentar a quantidade de sangue que seu coração bombeia.
Prevenção do Choque Cardiogênico: Prevenir a ocorrência de suas causas raízes é a chave para prevenir o Choque Cardiogênico. Isso inclui hipertensão, tabagismo, obesidade e níveis elevados de colesterol. Se você tem um histórico prévio de ataque cardíaco, seu médico pode prescrever medicamentos que possam ajudar a prevenir o Choque Cardiogênico.
Pessoas com hipertensão ou histórico prévio de ataque cardíaco devem manter sua pressão arterial sob controle e usar medicamentos conforme as instruções de seus médicos. As pessoas obesas devem se exercitar regularmente e tentar perder peso. Pessoas com colesterol elevado devem reduzir a ingestão de gordura em sua dieta. Os fumantes devem tentar parar de fumar.
Mais importante, ligue para a emergência ou visite imediatamente uma sala de emergência se você tiver um ataque cardíaco ou algum dos sintomas associados ao Choque Cardiogênico. Seus médicos podem ajudar a prevenir o Choque Cardiogênico, mas somente se você receber o atendimento médico que você precisa.