Choque Hemorrágico – O que é, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, o Choque Hemorrágico é caracterizado por perda significativa de sangue. As pessoas que sofrem ferimentos que envolvem sangramento pesado podem entrar em Choque Hemorrágico se o sangramento não for interrompido imediatamente.
O choque hipovolêmico é caracterizado pela falha do sistema circulatório em manter um volume adequado de sangue aos órgãos vitais. Consequentemente, a pressão arterial se torna demasiada baixa para manter a pessoa viva.Sintomas
É uma condição de perigo de vida que requer tratamento imediato e intensivo. Pode ser causado por uma hemorragia grave, uma perda excessiva de líquido do organismo (vômitos e diarreias intensas) ou um consumo insuficiente de líquidos.
O choque pode evoluir em 3 estágios: pré-choque, choque, e disfunção de órgãos. A progressão pode culminar em falência múltipla de órgãos e morte. Por isso a importância de estar atento aos sinais característicos e encaminhar a pessoa imediatamente ao hospital para reverter o quadro.
Causas do Choque Hemorrágico: Quando ocorre grande sangramento, não há fluxo sanguíneo suficiente para os órgãos em seu corpo. O sangue transporta oxigênio e outras substâncias essenciais aos seus órgãos e tecidos. Quando ocorre grande sangramento, essas substâncias são perdidas mais rapidamente do que podem ser substituídas e os órgãos do corpo começam a desligar.
À medida que seu coração se fecha e deixa de circular uma quantidade adequada de sangue através do corpo, ocorrem sintomas de choque. A pressão arterial despenca e há uma queda maciça na temperatura corporal, que pode ser fatal.
As Causas Mais Conhecidas do Choque Hemorrágico:
- Hemorragias (interna ou externa);
- Traumas;
- Queimaduras graves;
- Desordens gastrointestinais severas: vômitos e/ou diarreia intensas;
- Perfuração da parede intestinal;
- Inflamações severas: pleurite, peritonite;
- Doença renal grave;
- Infecções graves;
- Inflamação do pâncreas: pancreatite;
- Intoxicação com diuréticos ou drogas vasodilatadoras.
Sintomas do Choque Hemorrágico: Todos os sintomas do Choque Hemorrágico são fatais e devem ser tratados como uma emergência médica. Os sintomas do Choque Hemorrágico podem não aparecer imediatamente.
Os Sintomas Incluem:
- ansiedade
- Lábios e unhas azuis
- Baixa ou nenhuma saída de urina
- Transtorno excessivo (excessivo)
- Respiração superficial
- tontura
- confusão
- dor no peito
- perda de consciência
- pressão sanguínea baixa
- Frequência cardíaca rápida
- Pulso fraco
- Hemorragia externa (sangramento) será visível. Os sintomas do sangramento interno, no entanto, podem ser difíceis de reconhecer até aparecerem sintomas de choque.
Sinais de Hemorragia Interna Incluem:
- dor abdominal
- sangue nas fezes
- sangue na urina
- Sangramento vaginal (pesado, geralmente fora da menstruação normal)
- Vomitando sangue
- dor no peito
- Inchaço abdominal
Procure atendimento médico imediatamente se tiver algum sinal de hemorragia ou de Choque Hemorrágico. Peça a alguém que o leve ao hospital ou ligue para o 192. NÃO dirija ao hospital por conta própria se estiver sangrando profusamente ou se tiver sintomas de choque.
Tratamentos do Choque Hemorrágico: Muitas vezes, não há aviso Choque Hemorrágico. Por isso não há como ele ser tratado, por ocorrer de forma inesperada. Os sintomas tendem a surgir apenas quando você já está sofrendo choque. Um exame físico pode revelar sinais de choque, como baixa pressão arterial e batimentos cardíacos rápidos. Alguém em estado de choque também pode ser menos sensível quando perguntas feitas por um médico da sala de emergência.
Enquanto o sangramento pesado é imediatamente reconhecível, o sangramento interno às vezes não é encontrado até que alguém mostre sinais de Choque Hemorrágico. O choque requer atenção imediata, então o tratamento pode começar antes do diagnóstico. Se o motivo do choque não é óbvio ou é interno, vários testes podem ser usados para diagnosticar a causa, incluindo:
- raios X
- exames de sangue
- Ultra-som
- Tomografia computadorizada (TC)
- Ressonância magnética (ressonância magnética)
Seu médico pode solicitar um exame completo de contagem de sangue após abordar o local do sangramento. Esses resultados permitirão saber se uma transfusão de sangue é necessária. Seu médico também pode pedir uma transfusão de sangue sem fazer um teste completo de contagem de sangue se houver uma grande quantidade de perda de sangue por lesão.
Uma transfusão de sangue é dada pela transferência de sangue do doador para o corpo usando uma IV. Você pode receber medicamentos, como dopamina, para aumentar a pressão arterial.