A cobalamina (ou cianocobalamina), também conhecida como vitamina B12 é um nutriente capaz de deixar a pele ainda mais bonita, melhorar a qualidade do seu sono e proteger o seu organismo contra doenças como o câncer.
Nada mal, né? E talvez você não saiba, mas colocá-la na dieta é mais simples do que parece: tem cianocobalamina em carnes vermelhas, peixes, frango, ovos, leite e queijos, por exemplo.
Caso você seja vegana ou vegetariana, sem problemas, dá pra manipular em farmácias (com a receita de um profissional, claro).
O que é cianocobalamina?
A cianocobalamina ou Cobalamina é uma das vitaminas mais importantes do complexo B, sendo considerada essencial para o bom funcionamento do corpo, independente se há ou não atividades físicas sendo praticas regularmente.
Embora haja essa necessidade fundamental, a cianocobalamina infelizmente hoje é considerada a que mais está em deficit na população mundial e é motivo de preocupação em diversos país do mundo, especialmente na África e até mesmo em países de primeiro mundo como Estados Unidos.
Essa deficiência geral da vitamina se dá especialmente porque ela é encontrada em alimentos mais específicos – falaremos mais deles abaixo – e também porque o nosso estômago precisa ter um bom nível de um ácido capaz de transformar os nutrientes dessa alimentação na cianocobalamina.
Alimentos ricos em cianocobalamina
A cianocobalamina está presente em boas quantidades nos alimentos de origem animal, especialmente nos peixes de águas frias e profundas, como salmão, truta e atum, fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras.
Alimento | Quantidade de Vitamina B12 |
---|---|
Fígado cozido | 100 gramas - 70 mcg |
Atum cozido | 100 gramas - 10 mcg |
Truta cozida | 100 gramas - 7.49 mcg |
Salmão cozido | 100 gramas - 3.26 mcg |
Leite | um copo - 244 g 0.88 mcg |
Ovo | um - unidade 0.44 mcg |
Cianocobalamina para que serve?
A cianocobalamina serve para a formação das células do sangue juntamente com o ácido fólico.
Quando o consumo de alimentos ricos isso ocorre especialmente entre os vegetarianos, deve-se tomar um suplemento alimentar para evitar a anemia perniciosa e outras complicações, como o derrame cerebral e as doenças cardíacas.
Essa prescrição deve ser sempre feita por um médico especialista como o gastroenterologista ou hematologista.
Benefícios da cianocobalamina para saúde
Ela é essencial para tratar a fadiga adrenal, múltiplas funções metabólicas – incluindo produção de enzimas, síntese de DNA e equilíbrio hormonal.
Além de manter o sistema nervoso e cardiovasculares saudáveis. Confira agora quais são os principais benefícios dessa vitamina:
1. Melhora o sono:
Um estudo publicado pelo centro de neuropsiquiatria da Akita University School of Medicine sugere que o cianocobalamina pode auxiliar quem lide com a dificuldade de dormir ou manter o sono.
Além de facilitar a indução de sono (ou seja, ajuda você e dormir), a correta taxa para melhora a estabilidade dele, assim você acorda menos durante a noite.
2. Aumenta a disposição:
Além de estar relacionada à obtenção de energia, a cianocobalamina é um importante componente para a absorção de outros nutrientes, acarretando na anemia.
Para ter mais disposição, é preciso que o corpo tenha acesso a todas as fontes nutricionais e consiga usá-las corretamente.
Por isso, suplementar e pode dar mais disposição e energia para as atividades cotidianas.
3. Fortalece os músculos:
Quem pratica atividades físicas, sejam leves ou intensas, precisa de músculos fortes e condicionados para dar conta do exercício.
A cianocobalamina atua no sistema nervoso fazendo com que a comunicação com os músculos seja mais eficaz.
Ou seja, você irá realizar os movimentos físicos com mais precisão, reduzindo riscos de lesão e melhorando os resultados.
4. Auxilia na memória e concentração:
A ingestão adequada de cobalamina favorece os aspectos mentais relacionados ao raciocínio, memória e concentração, além de reduzir os efeitos danosos do estresse ao cérebro e os riscos de depressão.
4. Melhora a imunidade:
A alimentação e a ingestão nutricionais têm papel essencial na manutenção da imunidade e a cianocobalamina participa da sintetização de substâncias importantes para manter a saúde em dia.
Aumentando a imunidade, os riscos de doenças é reduzido e, quando ocorrem, a recuperação é mais acelerada.
5. Fertilidade masculina:
Para os homens, a cianocobalamina pode melhorar a quantidade de espermatozoides. Entre os fatores que podem dificultar a fertilização está a baixa quantidade ou qualidade do sêmen.
Deficiência ou falta de cianocobalamina
O corpo precisa de cianocobalamina para produzir glóbulos vermelhos, uma deficiência da vitamina reduz o número de células vermelhas na circulação do sangue, resultando em uma condição chamada anemia.
A anemia provoca sintomas que incluem fadiga, desmaios, tonturas, dores de cabeça, pele pálida e falta de ar.
Excesso de cianocobalamina
O excesso dessa vitamina é raro, pois ela é facilmente eliminada do corpo através da urina.
No entanto, deve-se evitar o uso de suplementos de cianocobalamina nos casos de policitemia, Amaurose Congênita de Leber, alergia a cobalto ou a cobalamina ou após cirurgia de colocação de stent em algum vaso sanguíneo do corpo.