Ciclo 21 – Para que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais. Além disso, o Ciclo 21 é indicado na prevenção da gravidez e para o controle de irregularidades menstruais. Embora os contraceptivos orais (anticoncepcionais ) sejam altamente eficazes, há casos de gravidez em mulheres que utilizam o Ciclo 21 que mesmo assim engravidaram. O ciclo 21 é um contraceptivo oral (previne a gravidez ) combinado, que concilia os componentes etinilestradiol e levonorgestrel. Os anticoncepcionais orais combinados agem por inibição do hormônio que estimula o ovário.
Embora o mecanismo primário dessa ação seja a inibição da ovulação, outras alterações incluem: mudanças no muco cervical (que aumenta a dificuldade de entrada do espermatozoide no útero) e no endométrio (que reduz a probabilidade de adesão do óvulo fecundado na parede uterina). Então, confira Ciclo 21 – Para que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais.
Como Tomar Ciclo 21: Durante o primeiro ciclo de tratamento com o ciclo 21, a consumidora deverá tomar um comprimido de Ciclo 21 diariamente, durante 21 dias consecutivos, iniciando o tratamento no 5º dia do ciclo menstrual. Após este período, deve existir uma pausa de 7 dias. A menstruação deve ocorrer dentro de 3 dias após a administração do último comprimido.
Nos ciclos seguintes, a paciente deve reiniciar a medicação no oitavo dia após ter tomado o último comprimido, este procedimento deverá ser repetido em todos os ciclos seguintes, mesmo que a menstruação esteja em curso. A dose recomendada de Ciclo 21 é de 1 comprimido por dia, de preferência sempre à mesma hora, juntamente com um pouco de líquido caso seja necessário.
A administração dos comprimidos do ciclo 21 deve ser feita seguindo as orientações das setas desenhadas na cartela de Ciclo 21, até que todos os 21 comprimidos tenham sido tomados. Após a toma dos 21 comprimidos da cartela, faça um intervalo ou pausa de 7 dias, sem ingestão de comprimidos. Durante este tempo de pausa, cerca de 2 a 3 dias após a ingestão do último comprimido, deverá ocorrer um sangramento semelhante ao sangramento menstrual. Após o período de descanso, no oitavo dia, deve iniciar uma nova cartela do ciclo 21, repetindo este processo todos os meses.
Como Usar Ciclo 21 Pela Primeira Vez: Primeiro ciclo: durante o primeiro ciclo de tratamento, deve iniciar a toma de Ciclo 21 no 5º dia da menstruação , ou seja, tomar o comprimido indicado com o dia da semana correspondente ao 5º dia de sangramento. Durante os ciclos seguintes, deve iniciar a toma de Ciclo 21 no 8º dia após ter tomado o último comprimido, ou seja, iniciar no 8º dia após ter feito o intervalo ou pausa de 7 dias.
Durante consumo do Ciclo 21, a possibilidade de ocorrência de gravidez aumenta a cada comprimido do Ciclo 21 esquecido durante um ciclo menstrual, ou quando o contraceptivo oral é usado incorretamente. Nestas situações, deve evitar relação sexual ou utilizar adicionalmente métodos contraceptivos não hormonais, como preservativo ou outro método de barreira, nunca utilizando métodos da tabelinha ou da temperatura, pois esses métodos podem falhar, uma vez que os contraceptivos hormonais modificam as variações de temperatura e do muco cervical do ciclo menstrual.
Além disso, a eficácia de Ciclo 21 só atinge seu maior potencial no segundo mês de utilização, sendo imprescindível a utilização de um método auxiliar de contracepção durante o primeiro mês.
Efeitos Colaterais do Ciclo 21: Dentre os principais efeitos colaterais do Ciclo 21 estão:
- Vômitos, náuseas e enjoos
- na região da barriga e nos seios
- Alterações no ciclo menstrual, como ausência de menstruação
- Retenção de líquido
- Acne e aumento das espinhas
- Alterações de humor
- Alterações no desejo sexual
- Dores e cólicas abdominais
Contraindicações do Ciclo 21: O Ciclo 21 é contraindicado no caso de crianças, idosas, histórico de trombose, derrame cerebral, doenças que obstruem os vasos sanguíneos, pressão alta, entre outros. Por isso, o melhor profissional para avaliar se esse é um medicamento indicado para você é o ginecologista.