Cicloprimogyna é um medicamento destinado à terapia de reposição hormonal (TRH), para alívio dos sintomas associados à menopausa. Também é utilizado para tratamento das alterações do ciclo menstrual. O Cicloprimogyna age também no combate a cistos, fazendo com que o cistos possa ser eliminado na menstruação, ao invés de se proceder com uma cirurgia de extração. Converse com seu médico para obter maiores esclarecimentos sobre a ação do produto e sua utilização.
A terapia de regulação hormonal é algo necessário para muitas mulheres e é por isso que existem diversos medicamentos desenvolvidos para auxiliar nesse processo, como é o caso da Cicloprimogyna.
Indicações:
Cicloprimogyna é indicado para terapia de reposição hormonal (TRH) para o tratamento de sinais e sintomas da deficiência estrogênica, devido à menopausa natural ou hipogonadismo, ooforectomia ou falência ovariana primária em mulheres com útero intacto, controle de irregularidades do ciclo menstrual, tratamento da amenorreia primária e secundária.
Como usar:
Para começar o uso da Cicloprimogyna, você ainda estiver menstruando, deve começar o tratamento com Cicloprimogyna no quinto dia do seu ciclo menstrual, observando que o primeiro dia do seu ciclo menstrual corresponde ao primeiro dia de sangramento menstrual. Siga as recomendação médicas para o início do tratamento, se não estiver menstruando, ou se os ciclos menstruais forem muito irregulares.
A cartela de Cicloprimogyna contém 21 comprimidos, organizadas em sequência numérica e cores. Tome 1 comprimido de Cicloprimogyna diariamente, começando pela drágea (branca) de número 1 marcada abaixo da palavra “Início” e continue ingerindo uma drágea diariamente, seguindo a direção das setas até a ingestão da última drágea (pardo-avermelhada). Completados os 21 dias, faça um intervalo de pausa de 7 dias.
Tome os comprimidos de Cicloprimogyna inteiros, com pequena quantidade de líquido, sem mastigar e de preferência sempre à mesma hora do dia. Durante o intervalo de pausa, alguns dias após a ingestão da última drágea, geralmente ocorre sangramento semelhante à menstruação.
Após este intervalo de 7 dias, reinicie o tratamento com uma nova cartela de Cicloprimogyna, independentemente do sangramento ter cessado ou não.Note que o início de cada nova cartela será feito sempre no mesmo dia da semana que a cartela anterior.
Como funciona:
Cicloprimogyna é composto por dois tipos diferentes de hormônios, que são o levonorgestrel (que é um progestógeno) e o valerato de estradiol, que atuam repondo os hormônios que o organismo deixa de produzir.
O estradiol é um hormônio que atua prevenindo e aliviando os sintomas causados pela menopausa, tal com sensação de calor, irritação, alterações do sono, dores de cabeça, ressecamento vaginal e outros. Já o levonorgestrel atua evitando que ocorra o espessamento da camada interna que reveste o útero.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Contraindicação:
Cicloprimogyna é contraindicado em caso de:
- Gravidez ou amamentação;
- Sangramento vaginal de causa desconhecida;
- Presença ou suspeita de câncer de mama;
- Presença ou suspeita de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais;
- Presença ou história de tumor de fígado (benigno ou maligno);
- Doença grave de fígado;
- História recente de ataque cardíaco e/ou derrame;
- História atual ou anterior de trombose (formação de coágulo sanguíneo) nos vasos sanguíneos das pernas (trombose venosa profunda) ou dos pulmões (embolia pulmonar);
- Níveis muito elevados de um tipo especial de gordura (triglicérides) no sangue;
- Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes de Cicloprimogyna.
Se qualquer uma dessas condições surgir pela primeira vez durante a terapia de reposição hormonal com Cicloprimogyna, descontinue o uso imediatamente e consulte seu médico.
Advertências:
Atenção este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes. Cicloprimogyna não pode ser usado como contraceptivo. Quando necessária, a contracepção deve ser realizada com métodos não-hormonais, com exceção dos métodos de ritmo e da temperatura. Se houver suspeita de ocorrência de Gravidez , a terapia deve ser interrompida, até que essa possibilidade seja excluída (vide item “Gravidez e lactação”).
O que fazer se esquecer de tomar:
Se ocorrer o esquecimento de tomar de uma drágea de Cicloprimogyna, deve-se ingeri-la o quanto antes. Se o atraso for de mais de 24 horas, nenhuma drágea adicional deve ser ingerida. Pode ocorrer sangramento se houver o esquecimento de várias drágeas.
Efeitos colaterais:
As reações adversas decorrentes do uso de cicloprimogyna são as seguintes, de acordo com a sua ocorrência. Reações adversas comuns (que ocorrem entre 1 e 9 pessoas a cada 100):
- Aumento ou elevação do peso corporal;
- Dor de cabeça;
- Dores abdominais;
- Náuseas;
- Erupções cutâneas;
- Coceira;
- Sangramento vaginal, incluindo sangramentos irregulares.
Como tomar:
Para quem ainda menstrua, o início do uso de cicloprimogyna deve ser feito no 5º dia do ciclo menstrual, considerando que o 1º dia do ciclo é aquele em que ocorre a menstruação. No entanto, se não houver mais ciclo menstrual ou se eles estiverem irregulares, é preciso seguir a indicação médica para o início do tratamento. Cada cartela de cicloprimogyna contém 21 drágeas, sendo que 11 são brancas e 10 pardo-avermelhadas, que estão em sequência numérica, começando pelo número 1 que é a drágea com a marcação de início.
Então, deve-se tomar apenas uma drágea por dia, segundo as setas e números até completar os 21 dias, fazendo um intervalo de 7 dias e recomeçando uma nova cartela em seguida. Sempre siga a orientação do médico a respeito dos horários, posologia e duração do tratamento. Cicloprimogyna não deve ser partido, aberto ou mastigado.