Cifose – O que é, Sintomas, Causas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Cifose é uma condição em que a espinha na parte superior das costas tem uma curvatura excessiva. A parte superior das costas, ou região torácica da coluna vertebral, deve ter uma leve curva natural. A coluna vertebral curva naturalmente no pescoço, parte superior das costas e parte inferior das costas para ajudar a absorver o choque e apoiar o peso da cabeça. A Cifose ocorre quando esse arco natural é maior do que o normal.
Se você tem Cifose, você pode ter uma corcunda visível na parte superior das costas. Do lado, a parte superior das costas pode ser visivelmente arredondada ou saliente. Além disso, as pessoas com corcunda parecem estar espreitadelas e têm um arredondamento notável dos ombros. A Cifose pode levar ao excesso de pressão na coluna vertebral, causando dor. Também pode causar dificuldades respiratórias devido à pressão colocada nos pulmões.
Causas da Cifose: A Cifose ocorre quando as vértebras na parte superior das costas se tornam mais em forma de cunha. Esta deformidade pode ser causada por uma variedade de problemas, incluindo:
Osteoporose: Esse distúrbio de desbaste ósseo pode resultar em vértebras esmagadas (fraturas de compressão). A osteoporose é mais comum em adultos mais velhos, particularmente mulheres, e em pessoas que tomaram altas doses de corticosteroides por longos períodos de tempo.
Degeneração de Disco: Os discos suaves e circulares atuam como almofadas entre vértebras da coluna vertebral. Com a idade, esses discos secam e diminuem, o que muitas vezes agrava a Cifose.
Doença de Scheuermann: Também chamada de Cifose de Scheuermann, esta doença geralmente começa durante o surto de crescimento que ocorre antes da puberdade. Os meninos são afetados com mais freqüência do que as meninas. O arredondamento das costas pode piorar à medida que a criança termina de crescer.
Defeitos de Nascença: Se a coluna vertebral de um bebê não se desenvolver corretamente no útero, os ossos da coluna podem não se formar corretamente, causando Cifose.
Síndromes. A Cifose nas crianças também pode ser associada a certas síndromes, como a síndrome de Marfan ou a doença de Prader-Willi.
Tratamentos de Câncer: O câncer na coluna vertebral pode enfraquecer as vértebras e torná-las mais propensas a fraturas de compressão, assim como tratamentos de quimioterapia e câncer de radiação.
A Cifose também pode ser causada por queda. Chamada de Cifose postural, esta condição não envolve deformidades na coluna vertebral. É mais comum em adolescentes.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sintomas da Cifose: Os sintomas mais comuns da Cifose são a aparência de uma postura fraca com uma aparência de corcunda nas costas. Os sintomas podem incluir dor nas costas, fadiga muscular e rigidez nas costas. Na maioria das vezes, esses sintomas permanecem bastante constantes e não se tornam progressivamente pior com o tempo.
Em situações mais graves, o paciente pode notar que seus sintomas pioram com o tempo. A Cifose pode progredir, causando um corcunda mais exagerada. Em casos raros, isso pode levar à compressão da medula espinhal com sintomas neurológicos, incluindo fraqueza, perda de sensação ou perda de controle intestinal e de bexiga.
Casos graves de Cifose torácica também podem limitar a quantidade de espaço no tórax e causar problemas cardíacos e pulmonares levando a dor torácica ou falta de ar com eventual insuficiência cardíaca e / ou cardíaca .
Diagnósticos da Cifose: Para diagnosticar a Cifose o seu médico irá verificar a sua altura e pode pedir-lhe que se incline para a frente da cintura enquanto ele ou ela vê a espinha do lado. Com Cifose, o arredondamento da parte superior das costas pode tornar-se mais óbvio nessa posição. Seu médico também pode realizar um exame neurológico para verificar seus reflexos e força muscular.
Testes de imagem: Dependendo de seus sinais e sintomas, você pode precisar:
Raios X: Os raios X simples são usados para determinar o grau de curvatura e podem detectar deformidades das vértebras, o que ajuda a identificar o tipo de Cifose.
Tomografia Computadorizada: Se for necessário mais detalhes, o seu médico pode solicitar uma tomografia computadorizada – que tira imagens de raios-X de vários ângulos diferentes e depois as combina para formar imagens transversais de estruturas internas.
Ressonância Magnética: Se o seu médico suspeitar de um tumor ou infecção, ele ou ela pode solicitar uma ressonância magnética da coluna vertebral. A ressonância magnética usa ondas de rádio e um ímã muito forte para produzir imagens detalhadas de tecido ósseo e macio.
Tratamentos Para Cifose: Apenas um médico especialista em coluna pode determinar se sua Cifose requer tratamento. A avaliação inclui o seu histórico médico e familiar, um exame físico e neurológico em profundidade e testes de imagem.
O cirurgião ortopedista da coluna vertebral ou neurocirurgião pode ordenar radiografias, tomografia computadorizada e / ou ressonância magnética, para avaliar completamente a Cifose. Se estiverem disponíveis estudos prévios de imagem da Cifose, o especialista em coluna comparará as imagens antigas com as mais recentes.
O estudo de imagem é usado para medir o tamanho ou o ângulo da Cifose. Estudos de imagem anteriores podem dar informações sobre a progressão do tamanho da curva. Além disso, o equilíbrio do seu corpo, a capacidade de se manter em linha reta e os sintomas são indicadores potenciais que o tratamento não cirúrgico ou cirúrgico pode ser recomendado.
Outros testes podem incluir o trabalho de sangue, teste de função pulmonar (medida da capacidade pulmonar) e teste de densidade mineral óssea .