Cistite – Causas, Sintomas e Tratamentos que poucos sabem. Além disso, a Cistite ou infecção urinária é uma inflamação que ocorre na bexiga. Mais comumente em mulheres no período fértil, a Cistite pode ocorrer de maneira repetida. Apesar da Cistite ser mais comum em mulheres, também pode ocorrer em indivíduos do sexo masculino.
Quando a Cistite ocorre em homens, mesmo sendo menos frequente a Cistite tem início, em geral, com uma infecção na uretra que se estende à próstata e posteriormente à bexiga. Neste caso, a infecção urinária pode ser ocasionada ainda por um cateter ou um instrumento utilizado durante um ato cirúrgico.
Causas da Cistite: A Cistite são geralmente causadas por bactérias que sobem nas via urinárias, sendo assim, algumas situações podem ser favoráveis ao seu desenvolvimento, tais como :
- Má higienização das partes íntimas (pode haver contaminação pelas bactérias das fezes).
- Relações sexuais.
- Má formações do aparelho urinário.
- Cálculos urinários (litíase urinária).
- Diabetes (tipo I ou II).
- Sondas urinárias como um cateter. Em razão dos cateteres frequentemente utilizados em ambiente hospitalar, é elevado o número de pessoas acometidas por Cistite em hospitais.
- Gravidez (pode haver compressão do feto sobre a bexiga, o que impede o esvaziamento total desta).
- Constipação (prisão de ventre).
- Menopausa (entre os 50 e 60 anos, o risco de desenvolver cistites recidivantes é relativamente alto), a queda de hormônios neste período reduz o nível de proteção da bexiga. Além disso, há uma alteração do pH vaginal na menopausa, o que favorece a entrada da Escherichia coli (bactéria). Um pH básico ou ácido evita a entrada de bactérias indesejáveis na vagina.
- Herpes genital.
Sintomas da Cistite: Os sintomas da Cistite geralmente incluem:
- Um desejo forte e persistente de urinar;
- Sensação de queimação (ardência) ao urinar;
- Urinar em pequenas quantidades e frequentemente;
- Sangue na urina (hematúria);
- Urina turva ou com cheiro forte;
- Desconforto na região pélvica;
- Sensação de pressão no abdômen inferior;
- Febre baixa, inferior a 38 ºC (mais do que isso pode significar uma pielonefrite, situação grave em que as bactérias atingiram os rins);
Em crianças pequenas, fazer xixi na calça pode ser um sinal de uma infecção do trato urinário (ITU). Enurese noturna por si só não é susceptível de ser associada a uma UTI.
No entanto, muitas mulheres podem apresentar Cistite com nenhum ou mesmo com poucos sintomas.
Tratamentos da Cistite: Na maioria dos casos, a Cistite pode ser curada em poucos dias. O primeiro método a ser usado, são os antibióticos, tudo vai depender do quanto de bactérias estão presentes na urina. Os sintomas da Cistite melhoram em poucos dias, de dois a três dias, mas há chances de tomar remédio por mais um tempo.
Prevenir a Cistite: Em muitos casos a Cistite não é evitável. No entanto, as seguintes medidas podem ajudar a se prevenir da Cistite:
- Faça uma boa higiene após a relação sexual, especialmente as mulheres.
- Tente usar sabonetes neutros, não os perfumados, em torno dos genitais.
- Quando você urinar tente certificar-se de ter esvaziado a bexiga completamente.
- Se você sentir que precisa urinar, vá imediatamente, não adie.
- Evite roupas íntimas e calças apertadas.
- Use calcinha de algodão.
- Limpe de frente para trás.
- Ao ter relações sexuais certifique-se que o órgão sexual está lubrificado, se necessário, use lubrificante.
- Esvazie a bexiga o mais rapidamente possível após a relação sexual.
- Se você usar um cateter, pergunte ao seu médico ou a um enfermeiro como evitar machucados quando você tem de trocá-lo.