Cisto de Bartholin – O que é, Sintomas e Tratamentos com Antibiótico. Além disso, o Cisto de Bartholin ou glândulas de Bartholin (BAHR-toe-linz) estão localizadas em cada lado da abertura vaginal. Estas glândulas secretam fluidos que ajudam a lubrificar a vagina. Às vezes, as aberturas destas glândulas ficam obstruídas, fazendo com que o fluido respalde na glândula. O resultado é um inchaço relativamente indolor chamado Cisto de Bartholin. Se o fluido dentro do cisto se infectar, você pode desenvolver uma coleção de pus cercada por tecido inflamado (abscesso).
O cisto ou abcesso de Bartholin é comum. O tratamento do Cisto de Bartholin depende do tamanho do cisto, do doloroso que é o cisto e se o cisto está infectado. Às vezes, o tratamento em casa é tudo o que você precisa. Em outros casos, a drenagem cirúrgica do Cisto de Bartholin é necessária. Se ocorrer uma infecção, os antibióticos podem ser úteis para tratar o Cisto de Bartholin infectado.
Causas de Cisto de Bartholin: Os especialistas acreditam que a causa de um Cisto de Bartholin é um backup do fluido. O líquido pode se acumular quando a abertura da glândula (duto) fica obstruída, talvez causada por infecção ou lesão. Um Cisto de Bartholin pode se infectar, formando um abscesso. Uma série de bactérias podem causar a infecção, incluindo Escherichia coli (E. coli) e bactérias que causam infecções sexualmente transmissíveis, como gonorréia e clamídia.
Sintomas de Cisto de Bartholin: Se você tiver um pequeno Cisto de Bartholin não infectado, talvez você não perceba. Se o cisto crescer, você pode sentir um nódulo ou massa perto de sua abertura vaginal. Embora um cisto geralmente seja indolor, pode ser suave. Uma infecção completa de um Cisto de Bartholin pode ocorrer em questão de dias. Se o cisto se tornar infectado, você pode experimentar:
- Um nódulo macio e doloroso perto da abertura vaginal
- Desconforto ao caminhar ou sentar-se
- Dor durante a relação sexual
- Febre
Um cisto ou abscesso de Bartholin normalmente ocorre em apenas um lado da abertura vaginal.
Quando Consultar um Médico: Ligue para o seu médico se você tiver um nódulo doloroso perto da abertura da vagina que não melhora após dois ou três dias de autocuidado – por exemplo, embebendo a área em água morna (banho de assento). Se a dor é grave, faça uma consulta com o seu médico imediatamente. Também ligue para o seu médico prontamente se encontrar um novo nódulo perto da sua abertura vaginal e tiver mais de 40 anos. Embora seja raro, tal nódulo pode ser um sinal de um problema mais grave, como o câncer.
Complicações de Cisto de Bartholin: Um cisto ou abcesso de Bartholin pode recurrir e novamente requer tratamento.
Preparando-se para sua Consulta: Sua primeira consulta provavelmente será com seu provedor de cuidados primários ou com um médico especializado em condições que afetem mulheres (ginecologista). Para se preparar para sua consulta:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Anote seus sintomas, incluindo aqueles que parecem não relacionados com sua condição.
- Faça uma lista de quaisquer medicamentos, vitaminas ou suplementos que você toma juntamente com as dosagens.
- Pegue um caderno ou bloco de notas com você para anotar informações durante sua visita.
- Prepare perguntas para perguntar ao seu médico, listando as questões mais importantes primeiro para ter certeza de as cobrir.
Para um Cisto de Bartholin, algumas questões básicas a serem feitas incluem:
- O que é provável que cause meus sintomas?
- Que tipo de testes eu poderia precisar?
- Será que o cisto vai sozinho, ou vou precisar de tratamento?
- Quanto tempo devo aguardar após o tratamento antes de fazer sexo?
- Quais medidas de autocuidado podem ajudar a aliviar meus sintomas?
- O cisto voltará novamente?
- Você tem algum material impresso ou folhetos que eu possa levar para casa comigo? Quais websites você recomenda?
Não hesite em fazer outras perguntas durante a sua consulta, tal como ocorrem com você.
O que Esperar do seu Médico: Algumas questões potenciais que seu médico pode perguntar incluem:
- Há quanto tempo você teve sintomas?
- Quão graves são os seus sintomas?
- Você sente dor durante o sexo?
- Você sente dor durante atividades diárias normais?
- Alguma coisa melhora os sintomas?
- Alguma coisa piora seus sintomas?
Testes e Diagnóstico de Cisto de Bartholin: Para diagnosticar um Cisto de Bartholin, o seu médico pode:
- Faça perguntas sobre seu histórico médico
- Realizar um exame pélvico
- Pegue uma amostra de secreções de sua vagina ou colo do útero para testar uma infecção sexualmente transmissível
- Recomende um teste da massa (biópsia) para verificar se há células cancerosas se for pós-menopausa ou superior a 40
Se o câncer é uma preocupação, seu médico pode encaminhá-lo para um ginecologista especializado em cânceres do sistema reprodutivo feminino.
Tratamentos de Cisto de Bartholin: Muitas vezes, um Cisto de Bartholin não requer nenhum tratamento – especialmente se o cisto não causar sinais ou sintomas. Quando necessário, o tratamento depende do tamanho do cisto, do seu nível de desconforto e da infecção, o que pode resultar em abscesso. As opções de tratamento que seu médico pode recomendar incluem:
- Banhos Sitz: A imersão em uma banheira cheia com alguns centímetros de água quente (banho de assento) várias vezes por dia durante três ou quatro dias pode ajudar um pequeno cisto infectado a se romper e escorrer por conta própria.
- Saneamento Cirúrgico: Você pode precisar de cirurgia para drenar um cisto infectado ou muito grande. A drenagem de um cisto pode ser feita com anestesia local ou sedação.
Para o procedimento, seu médico faz uma pequena incisão no cisto, permite drenar e, em seguida, coloca um pequeno tubo de borracha (cateter) na incisão. O cateter permanece no lugar por até seis semanas para manter a incisão aberta e permitir a drenagem completa.
- Antibióticos: Seu médico pode prescrever um antibiótico se seu cisto estiver infectado ou se o teste revelar que você tem uma infecção sexualmente transmissível. Mas, se o abscesso for drenado corretamente, talvez você não precise de antibióticos.
- Marsupialização: Se os cistos se repetem ou incomodam, um procedimento de marsupialização (mahr-soo-pee-ul-ih-ZAY-shun) pode ajudar. O seu médico coloca os pontos de cada lado de uma incisão de drenagem para criar uma abertura permanente com menos de 1/4 polegadas (cerca de 6 milímetros) de comprimento. Um cateter inserido pode ser colocado para promover a drenagem durante alguns dias após o procedimento e ajudar a prevenir a recorrência.
Raramente, para cistos persistentes que não são efetivamente tratados pelos procedimentos acima, seu médico pode recomendar a cirurgia para remover a glândula de Bartholin. A remoção cirúrgica geralmente é realizada em um hospital sob anestesia geral. A remoção cirúrgica da glândula apresenta maior risco de hemorragia ou complicações após o procedimento.