Os Cistos de Ovários são sacos cheios de líquido que se desenvolvem nos ovários, os órgãos reprodutivos femininos que produzem ovos. As mulheres podem desenvolver cistos ovarianos funcionais como uma parte normal do seu ciclo menstrual, como os ovários preparam ovos para ser lançado nas trompas de Falópio. Embora a maioria destes cistos são completamente benignos, alguns cistos podem ser malignos, ou seja, pode se tornar um perigo para a saúde.
Causas do Cisto de Ovário: Cada mês, durante o ciclo menstrual, um folículo cresce (em que o ovo está desenvolvendo) no ovário. A maioria dos meses, um óvulo é liberado do folículo, o que é chamado de ovulação. Se o folículo falha para quebrar e libertar um ovo, o fluido permanece no folículo e forma um cisto, o que é chamado de quisto folicular.
Outro tipo de cisto, chamado de cisto do corpo lúteo, ocorre após um ovo foi lançado a partir de um folículo. Este tipo de cisto contém frequentemente uma pequena quantidade de sangue. Os cistos ovarianos são mais comuns nos anos em idade reprodutiva desde a puberdade até a menopausa . A condição é menos comum após a menopausa.
Tomando medicamentos de fertilidade pode causar uma condição na qual múltiplos grandes quistos nos ovários são formados, o que é chamada síndroma de hiperestimulação ovárica. Geralmente, os cistos desaparecer após uma mulher de período ou depois de uma gravidez. Cistos ovarianos funcionais são tumores do ovário ou quistos devido a hormona – condições relacionadas, tais como ovário policístico.
Os Sintomas do Cisto de Ovário: A maioria dos cistos são funcionais e pequenos e não produzem sintomas. Alguns cistos podem causar uma dor maçante ou afiada no abdômen durante certas atividades, tais como urinar, defecar ou realizar o ato sexual. Cistos que sangram ou ruptura (burst) pode causar sérios problemas que requerem tratamento imediato.
Um cisto de ovário é mais susceptível de causar dor, se:
- Torna-se grande
- sangra
- Se quebra
- Interfere com o fornecimento de sangue para o ovário
- Ele bate durante a relação sexual
- Ele é torcido ou provoca torção das trompas de Falópio
Os sintomas de Cisto de Ovário podem incluir:
- Distensão ou inchaço
- Dor durante a defecação
- dor pélvica logo após início ou no final do período menstrual
- Dor com a relação sexual ou dor pélvica durante o movimento
- dor pélvica constante e surdos
- súbita dor pélvica grave, muitas vezes acompanhada de náuseas e vômitos, que pode ser um sinal de torção do ovário ou torção em sua corrente sanguínea ou ruptura de um cisto com hemorragia interna
- Mudanças nos períodos menstruais são pouco frequentes com cistos foliculares e são mais comuns com cistos corpo lúteo. Ele pode ter spotting ou sangramento com alguns cistos.Exames e Testes: Seu médico pode descobrir um cisto durante um exame pélvico ou quando você fazer um ultra-som por outra razão. O ultra-som pode ser feito para diagnosticar um cisto. Seu provedor pode precisar examiná-lo novamente em seis a oito semanas para verificar se ele desapareceu.
Outros exames de imagem que pode ser feito quando necessário incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- CT
- estudos de fluxo de Doppler
- Ressonância magnética
Você pode fazer as seguintes exames de sangue:
- Teste CA125 de olhar para um possível câncer se você tiver atingido a menopausa ou já passou ou tem um ultra-som anormal
- Os níveis hormonais (tais como LH , FSH , estradiol e testosterona )
- Teste de gravidez (HCG soro)
Tratamento do Cisto de Ovário: Cistos de ovários funcionais geralmente não necessitam de tratamento. Geralmente desaparecem após 8 a 12 semanas espontaneamente. Se você tem cistos frequentes, o seu médico pode prescrever pílulas anticoncepcionais (contraceptivos orais). Estes medicamentos podem reduzir o risco de novos cistos ovarianos. Estes comprimidos não reduzem o tamanho dos cistos existentes.
Você pode precisar de cirurgia para remover o cisto ou o ovário, a fim de verificar que o câncer de ovário. A cirurgia provavelmente será obrigado a:
- Cistos ovarianos complexos que não vão embora
- Cistos que estão causando sintomas que não desaparecem
- Cistos ovarianos simples que são superior a 10 centímetros
- As mulheres que estão perto da menopausa ou que estão na pós-menopausa
Os tipos de cirurgia para cistos de ovários incluem:
- Laparotomia exploradora
- A laparoscopia pélvico para remover o cisto ou o ovário
- Você pode precisar de outros tratamentos se você tem síndrome do ovário policístico ou outras condições que podem causar cistos.em mulheres que ainda estão tendo períodos menstruais são mais propensos a desaparecer. Um cisto complexo em uma mulher pós-menopausa tem um maior risco de câncer. O câncer é muito improvável se um cisto simples.
Complicações: Complicações tem a ver com a condição que está a causar cistos e pode ocorrer com cistos que:
- Sangrar.
- Mostrar sinais de mudanças que podem ser cancerígenos.
- Torção presente, dependendo do tamanho do cisto. Cistos maiores apresentam um risco maior
Consultar seu Médico se:
- Você tem sintomas de um cisto no ovário,
- Você tem dor severa,
- Você tem o sangramento que não é normal para você,
Chame seu médico se os seguintes sintomas estão presentes na maioria dos dias por pelo menos 2 semanas:
- Encher-se rapidamente quando comer,
- perder o apetite,
- Perder peso sem esforço,
Prevenção: Se você não está tentando engravidar e desenvolve cistos funcionais, muitas vezes eles podem ser evitados tomando medicamentos hormonais (como pílulas anticoncepcionais). Estas drogas que evitam o crescimento de folículos.