Cisto de Ovário – O que é, Sintomas e Tratamentos com medicamentos. Além disso, o Cisto de Ovário são sacos cheios de líquido ou bolsos dentro ou na superfície de um ovário . As mulheres têm dois ovários – cada um sobre o tamanho e a forma de uma amêndoa – localizada em cada lado do útero.
Os ovos (ovos) se desenvolvem e amadurecem nos ovários e são lançados em ciclos mensais durante seus anos de idade fértil. Muitas mulheres têm Cisto de Ovário em algum momento durante suas vidas. A maioria de Cisto de Ovário apresentam pouco ou nenhum desconforto e são inofensivos. A maioria de Cisto de Ovário desaparece sem tratamento em poucos meses.
No entanto, o Cisto de Ovário – especialmente aqueles que se romperam – às vezes produzem sintomas sérios. As melhores maneiras de proteger sua saúde são conhecer os sintomas que podem sinalizar um problema mais significativo e agendar exames pélvicos regulares.
Tipos de Cistos: Alguns tipos de cistos não estão relacionados à função normal do seu ciclo menstrual. Esses cistos incluem:
- Cistos dermoides. Estes cistos podem conter tecido, como cabelo, pele ou dentes, porque eles se formam a partir de células que produzem ovos humanos. Eles raramente são cancerígenos.
- Cystadenomas. Estes cistos se desenvolvem a partir de tecido ovariano e podem ser preenchidos com um líquido aquoso ou um material mucoso.
- Endometriomas. Estes cistos se desenvolvem como resultado da endometriose, uma condição em que células endometriais uterinas crescem fora do útero. Alguns desses tecidos podem atacar o seu ovário e formar um crescimento.
O Cisto de Ovário dermoides e cistoadenomas podem tornar-se grandes, fazendo com que o ovário se afaste da posição habitual na pélvis. Isso aumenta a chance de torção dolorosa do seu ovário, chamado torção ovariana.
Causas de Cisto de Ovário: A maioria de Cisto de Ovário se desenvolve como resultado da função normal do seu ciclo menstrual. Estes são conhecidos como Cisto de Ovário funcionais. Outros tipos de Cisto de Ovário são muito menos comuns.
Cistos Funcionais: Os seus ovários normalmente cultivam estruturas semelhantes a Cisto de Ovário, chamados de folículos a cada mês. Os folículos produzem hormônios, estrogênio e progesterona e liberam um ovo quando você ovula. Às vezes, um folículo mensal normal continua crescendo. Quando isso acontece, é conhecido como um cisto funcional. Existem dois tipos de cistos funcionais:
- Cisto folicular. Em todo o meio do seu ciclo menstrual, um ovo explode em seu folículo e viaja pela trompa de Falópio em busca de esperma e fertilização. Um cisto folicular começa quando algo dá errado e o folículo não rompe ou liberta o ovo. Em vez disso, cresce e se transforma em um cisto.
- Cisto de lúpus de Corpus. Quando um folículo libera seu ovo, o folículo roto começa a produzir grandes quantidades de estrogênio e progesterona para a concepção. Este folículo agora é chamado de corpus lúteo. Às vezes, no entanto, a abertura de escape do ovo se selou e o líquido se acumula dentro do folículo, fazendo com que o corpo lúteo se expanda em um cisto.
O fármaco de fertilidade clomifeno (Clomid, Serophene), que é usado para induzir a ovulação, aumenta o risco de um cisto do lúpus do corpus se desenvolver após a ovulação. Este Cisto de Ovário não impedem ou ameaçam uma gravidez . Os cistos funcionais geralmente são inofensivos, raramente causam dor e, muitas vezes, desaparecem sozinhos dentro de dois ou três ciclos menstruais.
Sintomas de Cisto de Ovário: A maioria de Cisto de Ovário não causa sintomas e se afasta por conta própria. Um cisto ovariano grande pode causar desconforto abdominal. Se um cisto grande pressiona sua bexiga, você pode sentir a necessidade de urinar com mais freqüência porque a capacidade da bexiga é reduzida. Os sinais e sintomas de Cisto de Ovário, se presentes, podem incluir:
- Dor pélvica – uma dor maçante que pode irradiar para a parte inferior das costas e as coxas
- Dor pélvica pouco antes do início do período ou imediatamente antes do final
- Dor pélvica durante a relação sexual (dispareunia)
- Dor durante movimentos intestinais ou pressão em suas entranhas
- Náuseas, vômitos ou sensibilidade ao peito como aquela experimentada durante a gravidez
- Lágrima ou peso no abdômen
- Pressão em sua bexiga que faz com que você urine com mais freqüência ou tenha dificuldade em esvaziar sua bexiga completamente
Quando Consultar um Médico: Procure atendimento médico imediato se você tiver:
- Dor súbita, severa abdominal ou pélvica
- Dor acompanhada de febre ou vômito
Estes sinais e sintomas – ou aqueles de choque, como a pele fria e úmida; respiração rápida; E tonturas ou fraqueza – indicam uma emergência e significam que você precisa ver um médico imediatamente.
Complicações de Cisto de Ovário: Algumas mulheres desenvolvem tipos de cistos menos comuns que podem não produzir sintomas, mas que um médico pode encontrar durante um exame pélvico. As massas de ovário cístico que se desenvolvem após a menopausa podem ser cancerosas (malignas). É por isso que é importante ter exames pélvicos regulares. As complicações não freqüentes associadas ao Cisto de Ovário incluem:
- Torção Ovariana. Os cistos que se tornam grandes podem fazer com que o ovário se afaste da posição habitual na pélvis. Isso aumenta a chance de torção dolorosa do seu ovário, chamado torção ovariana.
- Ruptura. Um cisto que se rompe pode causar dor severa e levar ao sangramento interno.
Testes e Diagnóstico de Cisto de Ovário: Um Cisto de Ovário pode ser encontrado durante um exame pélvico. Se um cisto é suspeitado, os médicos geralmente recomendam novos testes para determinar seu tipo e se você precisa de tratamento. Normalmente, os médicos abordam várias questões para determinar um diagnóstico e ajudar nas decisões de gestão:
- Tamanho. Quão grande é isso?
- Composição. Está cheio de líquido, sólido ou misturado? Os cistos cheios de fluidos não são susceptíveis de serem cancerosos. Aqueles que são sólidos ou misturados – cheios de líquido e sólido – podem exigir uma avaliação adicional para determinar se o câncer está presente.
Para identificar o tipo de cisto, seu médico pode realizar os seguintes testes ou procedimentos:
- Teste de gravidez. Um teste de gravidez positivo pode sugerir que seu cisto é um cisto do lúteo do corpus, que pode se desenvolver quando o folículo quebrou o líquido que liberou o ovo e se enche de líquido.
- Ultra-sonografia pélvica. Neste procedimento, um dispositivo tipo varinha (transdutor) envia e recebe ondas de som de alta freqüência (ultra-som) para criar uma imagem do útero e dos ovários em uma tela de vídeo. O seu médico analisa a imagem para confirmar a presença de um cisto, ajuda a identificar a sua localização e determina se é sólido, cheio de líquido ou misturado.
- Laparoscopia. Usando um laparoscópio – um instrumento fino e iluminado inserido em seu abdômen através de uma pequena incisão – seu médico pode ver seus ovários e remover o cisto do ovário . Este é um procedimento cirúrgico que exigirá que você sofra anestesia.
- Teste de sangue de CA 125. Os níveis sanguíneos de uma proteína chamada antígeno de câncer 125 (CA 125) são muitas vezes elevados em mulheres com câncer de ovário . Se você desenvolver um cisto de ovário que seja parcialmente sólido e que esteja em alto risco de câncer de ovário, seu médico pode testar o nível de CA 125 em seu sangue para determinar se seu cisto pode ser cancerígeno. Os níveis elevados de CA 125 também podem ocorrer em condições não cancerosas, como endometriose, fibromas uterinos e doenças inflamatórias pélvicas.
Tratamentos de Cisto de Ovário: O tratamento depende da sua idade, do tipo e tamanho do seu cisto e dos seus sintomas. O seu médico pode sugerir:
- Espera Atenta. Em muitos casos, você pode esperar e ser reexaminado para ver se o cisto desaparece sozinho dentro de alguns meses. Isso geralmente é uma opção – independentemente da sua idade – se você não tem sintomas e um ultra-som mostra que você tem um pequeno cisto cheio de líquido. O seu médico provavelmente recomendará que você obtenha acompanhamento de ultra-sons pélvicos em intervalos periódicos para ver se seu cisto mudou de tamanho.
- Pílulas Anticoncepcionais. O seu médico pode recomendar pílulas anticoncepcionais para reduzir as hipóteses de novo Cisto de Ovário que se desenvolvem nos futuros ciclos menstruais. Os anticoncepcionais orais oferecem o benefício adicional de reduzir significativamente o risco de câncer de ovário – o risco diminui quanto mais você tome pílulas anticoncepcionais.
- Cirurgia. Seu médico pode sugerir a remoção de um cisto se for grande, não parece um cisto funcional, está crescendo ou persiste através de dois ou três ciclos menstruais. O Cisto de Ovário que causam dor ou outros sintomas podem ser removidos.
Alguns cistos podem ser removidos sem remover o ovário em um procedimento conhecido como cistectomia no ovário. Em algumas circunstâncias, seu médico pode sugerir remover o ovário afetado e deixar o outro intacto em um procedimento conhecido como ooforectomia.
Se uma massa cística é cancerígena, no entanto, seu médico provavelmente irá aconselhar uma histerectomia total mais, removendo ambos os ovários e as trompas de Falópio, bem como o seu útero. Seu médico também recomendará uma cirurgia quando uma massa cística se desenvolver nos ovários após a menopausa.
Prevenção de Cisto de Ovário: Embora não haja nenhuma maneira definitiva de prevenir o crescimento de Cisto de Ovário, os exames pélvicos regulares são uma maneira de ajudar a garantir que as alterações nos seus ovários sejam diagnosticadas o mais cedo possível. Além disso, fique atento às mudanças em seu ciclo mensal, incluindo sintomas que podem acompanhar a menstruação que não são típicos para você ou que persistem ao longo de mais de alguns ciclos. Converse com seu médico sobre as mudanças que o preocupam.